Felix Rosenqvist não perdeu tempo se aclimatando à sua nova equipe na Meyer Shank Racing, mostrando sua velocidade ao liderar o primeiro treino livre da temporada 2024 da NTT INDYCAR SERIES nas ruas de São Petersburgo na sexta-feira.
Rosenqvist, que fez a mudança para a MSR durante a entressafra após três temporadas na Arrow McLaren, liderou o pelotão de 27 carros com uma volta superior de 1 minuto e 0,3390 segundos na Honda No. 60 da AutoNation/SiriusXM, percorrendo as 14 curvas do circuito rodoviário temporário de 2,9 quilômetros. Sua performance foi quase meio segundo mais rápida que a de seu rival mais próximo, Pato O’Ward, que ficou em segundo lugar com 1 minuto e 0,8112 segundos no Chevrolet Arrow McLaren No. 5.
“Eu fiquei um pouco surpreso”, disse Rosenqvist. “Desde o início, tive uma boa sensação com os pneus primários Firestone. Isso me deu confiança, algo que tenho sentido durante os testes de pré-temporada. Depois, com os pneus alternativos Firestone, conseguimos avançar mais um pouco.”
O carro está ótimo. Estamos nos primeiros dias, mas já melhoramos em relação ao último. Pude dar à equipe uma boa ideia do que gosto, e acredito que estamos alinhados com o que tínhamos anteriormente. Estou muito satisfeito e espero que possamos continuar assim
Rosenqvist e O’Ward lideraram oito pilotos com voltas abaixo de 1 minuto e 1 segundo em uma sessão de 75 minutos, que terminou com os 18 primeiros separados por apenas um segundo. Os cinco primeiros pilotos representam equipes diferentes, destacando a natureza altamente competitiva da série.
Marcus Armstrong ficou em terceiro lugar geral com 1 minuto e 0,8182 segundos no No. 11 Ridgeline Lubricants Chip Ganassi Racing Honda. Armstrong, que foi o Novato do Ano da NTT INDYCAR SERIES em 2023, apesar de competir apenas em eventos de estrada e rua, está competindo em todas as corridas deste ano.
O bicampeão da série, Will Power, ficou em quarto lugar com 1 minuto e 0,8409 segundos no No. 12 da Verizon Business Team Penske Chevrolet. Power, que venceu esta corrida em 2010 e 2014, está determinado a encerrar uma sequência de 27 corridas sem vitória, que remonta a junho de 2022.
Rinus VeeKay completou os cinco primeiros com 1 minuto e 0,8848 segundos no Chevrolet No. 21 da Ed Carpenter Racing.
O atual campeão da série, Alex Palou, ficou em nono lugar com 1 minuto e 1,0200 segundos na DHL Chip Ganassi Racing Honda No. 10. O vencedor de São Petersburgo em 2023, Marcus Ericsson, ficou em 17º lugar com 1 minuto e 1,3071 segundos no No. 28 Delaware Life Honda da Andretti Global, equipe à qual Ericsson se juntou nesta temporada após quatro anos na Chip Ganassi Racing.
A sessão transcorreu sem grandes incidentes, com apenas duas bandeiras vermelhas acionadas devido a carros ultrapassando as zonas de travagem e sendo forçados a contornar as áreas de escape.
O próximo treino está marcado para sábado às 9h35 ET, seguido pela qualificação para o prêmio NTT P1 às 14h (transmissão ao vivo pelo Peacock, Rede de Rádio INDYCAR). A cobertura ao vivo da corrida de 100 voltas terá início ao meio-dia ET de domingo na NBC, Peacock, Universo e na INDYCAR Radio Network.