Blog
Tendência

Principais fatos e números da lista de inscritos do FIA WEC 2024

WEC se prepara para um ano cheio de estreias e expectativas

O Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) está prestes a entrar em uma temporada épica em 2024, com uma lista de inscritos que quebra recordes e promete emocionar os fãs de corridas ao redor do mundo.

Com um total de 37 inscrições representando oito nações diferentes, incluindo potências automobilísticas como Itália, França, Grã-Bretanha e Alemanha, Brasil e Argentina não, a competição contará com uma impressionante variedade de carros e pilotos.

A grande notícia é o recorde de 14 fabricantes participando em ambas as categorias, Hypercar e a nova LMGT3, marcando um marco na história do FIA WEC. Nomes conhecidos da Fórmula 1, como Valentino Rossi, sete vezes Campeão do Mundo de MotoGP, e o recém-coroado campeão LMP2, Robert Kubica, estão entre os pilotos que irão agitar a competição.

Esta temporada também marca a expansão para oito rodadas, incluindo a tão aguardada adição de São Paulo, no Brasil, proporcionando um retorno emocionante do FIA WEC à América do Sul. Além disso, novas etapas em Doha (Qatar) e Imola (Itália), juntamente com o retorno ao COTA no Texas, EUA, fazem parte do itinerário que abrangerá cinco regiões distintas.

A grande novidade para 2024 é a introdução da nova categoria LMGT3, substituindo a antiga classe GTE Am. Com 18 inscrições em seu ano inaugural, a LMGT3 promete trazer ainda mais diversidade e competitividade à série, baseada na plataforma técnica GT3 existente da FIA.

Preparando-se para uma temporada repleta de ação e emoção, a FIA WEC 2024 conta com a chegada aguardada de hipercarros de fabricantes como Alpine, BMW, Lamborghini e Isotta Fraschini, consolidando ainda mais a posição do campeonato como a principal série de corridas de resistência do mundo.

Clique AQUI para ver a lista de inscrições de 2024.

Fatos e números para a temporada 2024:

  • Trinta e sete inscrições representando oito nações: Itália (9); França (6); Grã-Bretanha (6); Alemanha (6); Bélgica (4); Japão (3); EUA (2) e Lituânia (1);
  • Dezenove entradas no Hypercar; 18 em LMGT3;
  • 2024 vê a tão esperada chegada dos hipercarros da Alpine, BMW, Lamborghini e Isotta Fraschini;
  • Total de 14 marcas de automóveis representadas em todas as categorias: Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Isotta Fraschini, Lamborghini, Lexus, McLaren, Peugeot, Porsche e Toyota;
  • A nova classe LMGT3 – substituindo a antiga categoria GTE Am – terá um total de 18 inscrições em seu primeiro ano;

Hypercars

  • A Ferrari aumenta sua presença na classe superior do WEC ao adicionar um terceiro Ferrari 499P Hypercar (número 83 da AF Corse). Listado para dirigir este carro está o ex-astro da F1, Robert Kubica;
  • Os atuais campeões mundiais Toyota Gazoo Racing defenderão seu título de hypercar com dois Toyota GR010 Hybrids. Nyck De Vries substituirá Jose Maria Lopez no carro de n.º.: 7, já Lopez passará para GT3 para competir na entrada da equipe Akkodis ASP com o Lexus RC F GT3;
  • A Porsche Penske Motorsport continua sua campanha no WEC com dois Porsche 963 Hypercars. A única mudança de piloto foi Matt Campbell, que substitui Dane Cameron no Porsche 963 de n.º.: 5;
  • A Alpine transfere seus esforços do LMP2 para o Hypercar em 2024 com o novo A424. Sua linha completa de pilotos inclui o ex-piloto de Fórmula 1 Mick Schumacher e Ferdinand Habsburg, que muda para a categoria principal do WEC da LMP2;
  • A Cadillac Racing retorna com um favorito dos fãs: o Cadillac V-Series.R. A equipe listou dois pilotos Earl Bamber e Alex Lynn ex-Fórmula E;
  • A Peugeot TotalEnergies apresenta dois hipercarros híbridos Peugeot 9X8 enquanto o fabricante francês embarca na terceira temporada do WEC. O ex-campeão mundial de Fórmula E, Stoffel Vandoorne, se junta à equipe como piloto em tempo integral;
  • Três outros Porsche 963 Hypercars aparecem na lista, incluindo um reforço de dois carros da Hertz Team JOTA, além de um Porsche Proton Competition inscrito;
  • A BMW M Team WRT entra na briga com dois de seus carros BMW M Hybrid V8 que competiram na IMSA nesta temporada. Dries Vanthoor foi nomeado para dirigir o carro de n.º.: 15, com Sheldon Van Der Linde nomeado no carro irmão n.º.: 20;
  • A Lamborghini faz a sua tão esperada entrada na classe Hypercar do WEC com o Lamborghini SC63 e Mirko Bortolotti como o único piloto confirmado até agora;
  • Isotta Fraschini inscrito, as inscrições do Isotta Tipo 6-C completam a lista de inscritos do Hypercar 2024, com Alejandro Garcia e Jean-Karl Vernay nomeados como dois dos pilotos;

LMGT3

  • A nova classe LMGT3 será composta por 18 inscrições na temporada inaugural;
  • Nove marcas globais: Aston Martin (2); BMW (2); Corveta (2); Ferrari (2); Ford (2); Lexus (2); Lamborghini Huracán (2); McLaren (2) e Porsche (2);
  • A equipe WRT (BMW M4 GT3) entra na briga do LMGT3 com o sete vezes campeão mundial de MotoGP Valentino Rossi nomeado para pilotar o n.º.: 46. O brasileiro Augusto Farfus foi listado no carro irmão n.º.: 31;
  • A potência britânica McLaren se une aos especialistas em resistência United Autosports para fazer a estreia no LMGT3 com um par de McLaren 720S GT3 Evos;
  • Os especialistas em GT Akkodis ASP Team entram no WEC com duas inscrições Lexus RCF, com Jose Maria Lopez e Kelvin Van Der Linde nomeados para dirigir em cada um dos carros;
  • Iron Lynx e Iron Dames retornam ao campeonato, desta vez com um Lamborghini Huracan GT3 Evo2;
  • A equipe GTE Am de grande sucesso TF Sport se alinha com os campeões Corvette Racing de 2023 para 2024 para rodar um par de carros Corvette Z06 GT3.R;
  • Retorno de várias equipes conhecidas, como AF Corse, que foi renomeada como Vista AF Corse para 2024 (Ferrari 296 GT3), Heart of Racing Team e D’Station Racing (Aston Martin Vantage GT3), Proton Competition (Ford Mustang GT3) e Manthey PureRXRacing /Manthey EMA (Porsche 911 GT3 Rs);

Fonte: Twitter – FIA WEC
Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo