Para 2023 a Pirelli optou pela introdução de um sexto pneu, o composto adicional ajudará em composições mais equilibradas para o Campeonato. No entanto, esse novo pneu que será usado pela F1 em 2023 é um composto duro.
A Pirelli realizou uma modificação em seus pneus para 2023, movidos pela reclamação dos pilotos que estavam lidando com a subviragem – a perda de aderência no eixo dianteiro do carro. Mas a fornecedora de pneus aproveitou o momento para realizar algumas correções nos compostos.
O pneu C1 usado em 2022, agora será identificado como C0 e deve ser usado poucas vezes ao longo do ano, adotado apenas para pistas em que existe uma alta degradação ou exigência extrema dos compostos. A Pirelli então introduziu um novo C1 na gama, este pneu duro é um pouco mais macio que o anterior, ficando mais próximo do pneu C2.
A gama de pneus para 2023 ficará desta forma:
Composto 0: o pneu C1 do ano passado passou a ser o C0 de 2023. Este é o pneu mais duro da gama que será utilizado em circuitos que exigem mais energia dos pneus. O composto C0 foi projetado para ter mais resistência ao calor e forças extremas, ideal para stints mais longos, mas que acabam custando o desempenho máximo;
Composto 1: este novo pneu é intermediário entre o C0 e o C2. A ideia é reduzir a diferença de desempenho entre os pneus que formavam a gama do ano passado;
Composto 2: o pneu C2 ainda é um composto duro, mas é ideal para circuitos mais velozes, quentes e abrasivos. Geralmente é o pneu escolhido em composições mais conservadoras e pode dar uma base em circuitos novos no calendário;
Composto 3: é um pneu versátil e que pode ser usado como o composto mais duro de uma seleção, mas também opera como médio em outras escolhas. A Pirelli ainda pode usa-lo como pneu macio, se os outros dois compostos anteriores forem escalados para o fim de semana. Fornece durabilidade e desempenho;
Composto 4: este pneu é escalado para circuitos que não exigem muito dos pneus, mas que o aquecimento precisa ser atingido rapidamente, para que o piloto possa contar com o desempenho máximo o mais rápido possível. É um dos pneus mais usado ao longo do Campeonato;
Composto 5: são os pneus mais macios da gama, usados em circuitos com baixa exigência dos compostos e que a degradação é baixa. Porém, o composto fornece mais aderência mecênica. São uma opção em circuitos de rua e também com asfalto liso.
A Pirelli já anunciou as escolhas de pneus para as três provas do início da temporada. O novo pneu C1 entra em ação no GP do Bahrein e será combinado com o C2 e C3, enquanto a combinação C2, C3 e C4 foram escolhidas para as corridas na Arábia Saudita e Austrália.