Neste sábado (16) no Sambódromo do Anhembi, o público pode acompanhar um duelo acirrado pela pole. Pascal Wehrlein derrotou Stoffel Vandoorne na última batalha da classificação, o alemão conseguiu superar o adversário por uma diferença de apenas 2 milésimos.
Wehrlein fatura a sua segunda pole do ano, já que abriu a temporada no e-Prix do México com uma excelente performance.
Jean-Éric Vergne foi o terceiro piloto, após enfrentar o companheiro de equipe, tentando uma chance de estar na briga pela pole. Mitch Evans vai começar a prova deste sábado ocupando a quarta posição, seguido por Sam Bird da McLaren.
Entre os brasileiros, Lucas di Grassi ficou com a décima quinta posição, enquanto Sérgio Sette Câmara ficou apenas com o décimo nono lugar.
O e-Prix de São Paulo terá início às 14h (pelo horário de Brasília).
Saiba como foi a classificação da Fórmula E em São Paulo
Quando a sessão iniciou, a temperatura na pista estava na casa dos 31°C, com 45°C no ambiente.
Com poucos segundos de atividade, a sessão foi encaminhada para a bandeira vermelha, por conta de um balão que caiu dentro da pista. Após a rápida remoção a atividade foi restabelecida.
Qualifying STARTS… and then immediately STOPS 🔴
The session is red-flagged due to debris on the track!#SaoPauloEPrix pic.twitter.com/Ms6e1hC59t
— Formula E (@FIAFormulaE) March 16, 2024
GRUPO A
The fight for the @JuliusBaer Pole Position is ON ⚡️
Here are your Qualifying groups for the #SaoPauloEPrix 👊
— Formula E (@FIAFormulaE) March 16, 2024
Neste primeiro Grupo estavam os dois brasileiros do grid, Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara, buscando a oportunidade de ficar entre os quatro primeiros colocados, para avançar para a próxima fase da classificação.
Os primeiros tempos estavam na casa dos 1m14s. No entanto, Nick Cassidy registrou 1m13s878, para ocupar a primeira posição. O piloto da Jaguar estava acompanhado pelo companheiro de equipe, mas na sequência Stoffel Vandoorne anotou 1m13s970, seguido por Jean-Éric Vergne, empurrando Mitch Evans para a quarta posição.
Os pilotos realizavam uma breve pausa nos boxes, antes de retornar ao traçado.
Com o cronômetro zerado, Vergne, Vandoorne, Evans e Müller avançaram para a próxima fase da classificação. Di Grassi ficou com o oitavo lugar, seguido por Sette Câmara.
The outcome of Group A's Qualifying session, featuring a shock upset!
For the first time in SEVEN races, @NickCassidy_ will NOT progress to the Duels! ❌#SaoPauloEPrix pic.twitter.com/Tu5ldEVBxa
— Formula E (@FIAFormulaE) March 16, 2024
GRUPO B
Neste grupo estava a dupla da McLaren e Maserati.
Da Costa começou a atividade na liderança, registrando 1m13s801. Sacha Fenestraz era o segundo colocado, separado por 0s116 do bom português.
Antes da breve pausa nos boxes, Pascal Wehrlein assumiu a primeira posição, com o tempo de 1m13s728, superando o seu companheiro de equipe. Dennis estava representando a Andretti na terceira posição, enquanto Sacha Fenestraz foi empurrado para o quarto lugar. Jake Hughes que aparecia entre os quatro primeiros colocados, ficou com o sexto lugar.
Nos últimos três minutos os competidores foram devolvidos para o traçado. Max Günther ficou com a primeira posição, cravando 1m13s516, seguido por Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara e Sam Bird.
O piloto da McLaren foi o único a melhorar a volta depois que o cronômetro zerou.
Nico Müller tocou no muro de contenção, mas como o carro não apresentou danos, conseguiu retornar aos boxes.
Quarter-Final 2: Vergne
Despite @nico_mueller being unable to participate in the session, @JeanEricVergne is still required to set a lap time.
This is the moment that cost the @abtmotorsport driver his spot in the Duels.#SaoPauloEPrix pic.twitter.com/9ySwOT3JoZ
— Formula E (@FIAFormulaE) March 16, 2024
QUARTAS DE FINAL
Will @svandoorne secure back-to-back @juliusbaer Pole Positions in São Paulo? 👀
He faces last year's winner @mitchevans_ in the Duels!#SaoPauloEPrix pic.twitter.com/70cylYhkpF
— Formula E (@FIAFormulaE) March 16, 2024
Neste início dos duelos, a primeira batalha foi travada entre Mitch Evans e Stoffel Vandoorne. Evans cravou 1m13s184, mas na sequência o belga cravou 1m13s028, avançando obtendo um lugar na semifinal.
Müller e Vergne estavam no próximo duelo, embora o piloto da ABT não tenha entrado na pista por danificou a suspensão dianteira na primeira parte da classificação. Sem precisar se esforçar muito, o francês completou o giro pelo traçado paulista.
Mortara e Wehrlein se enfrentaram no terceiro duelo. O alemão obteve 1m12s846, superando o piloto da Mahindra.
Bird e Günther estiveram no duelo final. O piloto da Maserati tinha vantagem na maior parte da volta. O piloto da McLaren obteve 1m13s208, mas Günther estabeleceu 1m12s881.
Quarter-Final 4: Günther 🆚 Bird
Günther takes the final spot in the Semi-Finals with a three-tenth advantage over the @McLarenFE driver.#SaoPauloEPrix pic.twitter.com/L9Zi4GJWk9
— Formula E (@FIAFormulaE) March 16, 2024
SEMIFINAL
A primeira batalha da semifinal foi travada entre Vandoorne e Vergne. O belga performou melhor na pista e com a marca de 1m12s566, superou o companheiro de equipe para participar da briga pela pole.
In the all @ds_penske_fe Semi-Final, it is @svandoorne who will head on to the Finals for a chance to defend his @juliusbaer Pole Position! 💪#SaoPauloEPrix pic.twitter.com/2o5MM6QHYG
— Formula E (@FIAFormulaE) March 16, 2024
Günther e Wehrlein entraram na pista mais uma vez. Passando próximo dos muros, o piloto Maserati obteve 1m13s041, mas foi o piloto da Porsche que conseguiu espaço na classificação com 1m12s764.
POLE
A pole ficou nas mãos de Pascal Wehrlein que registrou 1m12s789, mas a batalha foi muito apertada até a linha de chegada, pois o belga obteve 1m12s791, separados por apenas dois milésimos.