Nesta sexta-feira (14) a FIA publicou uma alteração para o requerimento da superlicença. A mudança poderá permitir a entrada de Andrea Kimi Antonelli de forma antecipada na categoria.
No último mês a FIA recebeu um pedido para considerar uma mudança na regra, para permitir que a superlicença fosse emitida para pilotos com menos de 18 anos. Depois da estreia de Max Verstappen na Fórmula 1 aos 17 anos com a Toro Rosso (agora Racing Bulls) em 2015, a FIA tem usado uma regra impedindo que menores de 18 anos possam ingressar na categoria.
Agora o texto muda, permitindo que uma avaliação possa ser realizada: “A critério exclusivo da FIA, um piloto que tenha demonstrado recente e consistente habilidade e maturidade excepcionais em competições de carros de fórmula de monologares pode receber uma superlicença com 17 anos de idade.”
No entanto, o artigo 13.1.32 mantêm: “O piloto deve ter pelo menos 18 anos no início do evento de sua primeira competição de F1”.
A Mercedes segue no imbróglio para colocar Kimi Antonelli na Fórmula 1. O piloto de 17 anos saltou da FRECA direto para a Fórmula 2 e está na sua primeira temporada no campeonato de base que antecede a F1. O italiano conta com os pontos de superlicença necessários para solicitar a superlicença, mas não poderia fazer o pedido com a regra anterior.
Antonelli é cotado para assumir o lugar de Lewis Hamilton, quando o inglês deixar a equipe no final do ano para guiar pela Ferrari.
A Mercedes informou que não havia buscado uma mudança na regra para Antonelli, gerando uma especulação sobre quem teria realizado o pedido na FIA para alterar os regulamentos. Acredita-se que a Williams esteja envolvida na solicitação, a equipe que hoje é gerida por James Vowles, vindo do time alemão.
Embora a Williams tenha acertado um novo contrato com Alexander Albon, Logan Sargeant que foi uma aporta da equipe não está correspondendo com a performance esperada. A equipe poderia até mesmo substituir Sargeant com a temporada em andamento, colocando Kimi Antonelli ao lado de Alexander Albon para avaliá-lo pelas próximas etapas.
Antonelli completará 18 anos no dia 25 de agosto, quando o GP da Holanda será disputado, marcando o retorno da categoria após a pausa provocada pelas férias.
Atualmente o piloto italiano é o sexto colocado no campeonato, contando com 48 pontos, contra os 80 conquistados por Paul Aron, atual líder do campeonato.