ColunistasDestaquesFórmula 1Fórmula EPostWEC

WEC divulga calendário da temporada 2025 e chama atenção pelo conflito de datas com F1 e Fórmula E

O WEC em 2025 ainda lidará com o conflito de datas entre as 6 Horas de São Paulo e o e-Prix de Berlim na reta final do campeonato da Fórmula E

Nesta sexta-feira (14) o Mundial de Endurance da FIA, o WEC teve o calendário da temporada 2025 publicado. A divulgação acontece às vésperas da disputa da 92ª edição das 24 Horas de Le Mans. A próxima temporada do campeonato de endurance contará com oito eventos, um deles acontecendo novamente em São Paulo.

Porém, o que chama a atenção na divulgação deste calendário é o conflito de datas entre as 24 Horas de Le Mans de 2025 e o GP do Canadá de 2025, ambas as provas estão programadas para acontecer no fim de semana do dia 14 e 15 de junho. O conflito não acontecia desde 2016. Embora nenhum piloto da F1 dispute o mundial de endurance, Ferrari, McLaren, Alpine e Aston Martin estão envolvidas com a competição.

Outro conflito de datas que acaba chamando a atenção, é a escolha da realização das 6 Horas de São Paulo em um mesmo fim de semana em que a Fórmula E disputará a 14ª e a 15ª rodada do seu calendário. Vários pilotos da categoria elétrica estão no WEC e justamente na reta final do campeonato precisaram fazer uma escolha: qual prova vão disputar nesta ocasião, desfalcando o trio no WEC ou a sua equipe na Fórmula E – conforme a situação do campeonato.

Neste ano os pilotos da Fórmula E já tinham reclamado desses conflitos e do quanto isso acaba atrapalhando e prejudicando o seu desenvolvimento nas competições. Com o conflito de datas em 2024, Sébastien Buemi, Robin Frijns, Nico Müller e Nyck de Vries foram para as 6 Horas de Spa, enquanto Edoardo Mortara, Jean-Eric Vergne, Stoffel Vandoorne e Norman Nato disputaram o e-Prix de Berlim.

A temporada do WEC começará mais uma vez no Catar, com os 1812 km sendo disputados. A prova acontece uma semana depois do prólogo ser realizado no mesmo circuito.

A segunda prova será disputada na Itália, com a visita para as 6 Horas de Ímola no dia 20 de abril. A corrida em Spa-Francorchamps na Bélgica será a terceira rodada, no dia 10 de maio.

Na sequência será disputada as 24 Horas de Le Mans, França, prova icônica não apenas do calendário, mas do automobilismo.

O WEC visitará o Brasil pelo segundo ano consecutivo no dia 13 de julho. Depois a categoria passa por uma pausa que vai durar até meados de setembro, quando a corrida no Circuito das Américas marca a passagem pelos Estados Unidos no dia 7 de setembro. Ainda neste mesmo mês ocorre as 6 Horas de Fuji, no Japão, programada para o dia 28, bem no final do mês.

O Bahrein será o palco de encerramento da temporada, com a prova no dia 8 de novembro.

O calendário de 2024 e 2025 vão passar pelas mesmas pistas, em um esquema de datas bem semelhante.

A Fórmula 1, Fórmula E e WEC são campeonatos regidos pela FIA e chama a atenção no conflito de datas. O GP de Jeddan de 2025 será realizado no mesmo dia das 6 Horas de Ímola. O GP de Monza em 7 de setembro, acontece durante as 6 Horas no Circuito das Américas, enquanto a final no Bahrein, conflita com as atividades do GP de São Paulo no dia 7, 8 e 9 de novembro.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo