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Oscar Piastri aproveita deslize de Max Verstappen para vencer o GP da Arábia Saudita

Com grande resultado, Piastri encerra a rodada tripla assumindo a liderança do campeonato

Oscar Piastri encerra a sua participação nesta rodada tripla faturando a terceira vitória da temporada 2025. O australiano largou da segunda posição, mas no duelo tavado com Max Verstappen logo depois da largada, viu o neerlandês extravasar os limites de pista e com a vantagem ganha, o piloto lidou com uma punição.

Desta forma, a corrida passou para o cenário estratégico, uma corrida difícil para Piastri, mas que fez o piloto requerer a calma e conseguir a ultrapassagem na rodada de pit-stops. Depois de assumir a liderança, foi o australiano que ditou o ritmo da prova e conseguiu conduzir os outros competidores até o final, com uma vantagem de mais de 2s8 segundos para Verstappen.

O piloto da Red Bull tem tentado extrair o maximo do equipamento, para não deixar a dupla da McLaren escapar do visual.

Contando com uma boa estratégia, Charles Leclerc encerrou a passagem pela Arábia Saudita com um pódio, faturando a terceira posição com a Ferrari. Por conta da aposta do time italiano, o monegasco conseguiu ultrapassar George Russell e evitar uma ultrapassagem por Lando Norris.

O piloto britânico da McLaren, saiu da décima posição para o quarto lugar. Norris se beneficiou com o abandono de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly, enquanto no restante da prova ele fez as ultrapassagens que eram necessárias para escalar o grid. A estratégia de começar a corrida com os pneus duros e permanecer mais tempo em pista até os médios. Com esse jogo de pneus, Norris conseguiu a ultrapassagem em Russell, mas não conseguiu duelar com Leclerc pelo pódio.

George Russell foi o quinto colocado, com Andrea Kimi Antonelli que faturou a sexta posição. Lewis Hamilton enfrentou uma corrida difícil, ficando apenas com a sétima posição. A dupla da Williams fecha a rodada com os dois carros no top-10, por conta da oitava posição obtida por Carlos Sainz e o 9° lugar de Alexander Albon. Isack Hajdar encaixou o carro da Racing Bulls na 10ª posição, faturando o último ponto em jogo.

Agora a Fórmula 1 enfrenta uma pausa de quinze dias, até o GP de Miami, onde a categoria terá que cruzar o oceano para a primeira visita à América neste ano.

Saiba como foi o GP da Arábia Saudita

Na classificação, Lando Norris bateu no Q3 e com isso ficou limitado para começar a corrida ocupando a décima posição. O piloto britânico que está em disputa pelo título com Max Verstappen e Oscar Piastri facilitou as coisas para os adversários. O neerlandês faturou a pole, superando o australiano que conseguiu encaixar o carro da McLaren na segunda posição.

Uma das grandes surpresas da classificação foi Carlos Sainz que faturou a 6ª posição para a largada com a Williams. Por outro lado, Gabriel Bortoleto ficou apenas com o 20° lugar, por conta de um erro em sua última volta rápida do Q1, mas a situação da Sauber não é boa, pois Nico Hülkenberg foi apenas o 18° colocado.

Inicialmente a Pirelli acreditava em uma corrida com duas paradas, após a mudança na gama de pneus para a prova deste ano – que é um passo mais macia. No entanto, ao longo do fim de semana foi observada a baixa degradação dos compostos, desta forma é possível que as equipes façam apenas uma parada, por ser a escolha mais rápida – além de ser mais fácil de evitar erros.

Antes dos pilotos receberem a liberação para o início da disputa do GP da Arábia Saudita, a temperatura na pista estava na casa dos 37 °C, com 29 °C no ambiente.

Apenas Lando Norris, Isack Hadjar, Lance Stroll e Hülkenberg começaram a corrida usando pneus duros, enquanto o restante do pelotão apostou em pneus médios. A McLaren montou uma estratégia diferente para Norris, para que ele consiga galgar posições ao longo da prova.

Assim que as luzes vermelhas se apagaram permitindo o início da prova, Max Verstappen dividiram a primeira curva, com o piloto neerlandês espalhando na primeira curva e mantendo a dianteira. Na sequência, Yuki Tsunoda e Pierre Gasly bateram forte entre as curvas 4 e 5, provocando imediatamente a entrada do Safety Car. O piloto francês fechou o competidor da Red Bull, seu carro espalhou para o muro danificando a traseira do equipamento.

O japonês conseguiu levar o carro aos boxes para passar por uma inspeção, no entanto, ficou atestado que ele não poderia seguir na prova.

Jack Doohan, Esteban Ocon e Gabriel Bortoleto foram aos boxes com a corrida neutralizada para instalar um novo jogo de pneus duros. Para fazer uso daquela estratégia que permite os pilotos ficarem mais tempo na pista e herdar algumas posições. Mas restava saber se as suas equipes arriscariam a possibilidade de completar a corrida com apenas essa troca de pneus.

O ritmo normal da prova foi retomado no início do quarto giro. Os comissários analisavam a primeira largada, por conta do incidente entre Piastri e Verstappen, que tinha registrado o corte do holandês na primeira curva.

Na relargada, Verstappen manteve a ponta e tentou deixar Piastri para lidar com Russell. Como o britânico não conseguiu a ultrapassagem no piloto da McLaren, a corrida seguiu dessa forma. Verstappen recebeu cinco segundos por conta da vantagem obtida no início da corrida, por conta do corte na curva, que permitiu ele quebrar o duelo com Piastri.

Os pilotos estavam presos no trenzinho do DRS, mas os duelos eram acirrados. Norris era apenas o oitavo colocado, sem conseguir avançar no grid, apesar de pressionar Carlos Sainz pela sétima posição. O espanhol foi superado por Lewis Hamilton na largada, mas também era outro piloto que não conseguia progredir pelo grid.

Durante o sexto giro, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Russell, Leclerc, Antonelli, Hamilton, Sainz, Norris, Albon e Hadjar. No giro seguinte, fazendo o uso do DRS, Norris conseguiu a ultrapassagem no piloto da Williams, dessa forma o piloto poderia iniciar a aproximação em Hamilton.

No início do nono giro, Piastri tinha se aproximado substancialmente de Verstappen, para buscar a ultrapassagem. O piloto da McLaren fazia o possível para usar o DRS, para manter a perseguição. A guerra entre eles persistiu, por conta da dificuldade para fazer a manobra de ultrapassagem.

Chegando na décima terceira volta, Norris fez a ultrapassagem em Hamilton, mas o piloto da Ferrari conseguiu retomar a posição, dando trabalho para o piloto da McLaren. O duelo entre os competidores ficou mais intenso, pois Lando conseguia a ultrapassagem na última curva do circuito, mas o piloto da Ferrari recuperava a posição na primeira curva – quando a próxima volta era iniciada.

Iniciando a volta 15, Norris foi mais esperto e para evitar mais uma briga desnecessária com Hamilton, concluiu a ultrapassagem na primeira curva do circuito, evitando assim o bote. Com isso o piloto da McLaren foi embora, para iniciar a aproximação em Andrea Kimi Antonelli.

A corrida seguiu e com 17 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Russell, Leclerc, Antonelli, Norris, Hamilton, Sainz, Albon e Hadjar. Bortoleto permanecia no final o grid, separado por mais de 2 segundos de Esteban Ocon.

Duas voltas depois, Norris avançou para o 5° lugar, com a ultrapassagem no piloto da Mercedes. Foi neste momento que Bearman foi chamado aos boxes para instalar o jogo de pneus duros.

Na sequência, a McLaren optou por já realizar a parada obrigatória de Piastri. A troca do australiano não foi perfeita, por conta do problema com o pneu traseiro esquerdo. Antonelli e Fernando Alonso também fizeram as suas trocas de pneus.

Por conta da movimentação intensa nos boxes, Russell e Lawson se lançaram aos boxes na volta 21, enquanto Verstappen liderava a corrida com folga.

Enquanto Piastri não queria perder tempo com Hamilton, o piloto fez a ultrapassagem no competidor da Ferrari, para assumir a quarta posição. Neste momento Verstappen estava nos boxes, para cumprir a punição e a parada obrigatória. O piloto da Red Bull foi devolvido para a pista na quinta posição, logo atrás de Hamilton.

Leclerc assumiu a liderança da corrida, seguido por Norris que contava com pneus duros e estenderia provavelmente a sua permanência na pista, talvez até mesmo esperando uma nova ação do Safety Car.

No giro 25 acontecia um duelo no final do pelotão, com Bortoleto fechando Alonso. O toque rodada com roda entre eles, assustou o piloto da Aston Martin, por conta da falta de espaço e a proximidade dos muros de contenção. Alonso até devolveu a posição para Bortoleto, por extravasar os limites de pista, mas na sequência concluiu a ultrapassagem no piloto brasileiro, que seguia com os pneus duros depois daquela parada no começo da prova.

O brasileiro começou a ficar pela pista, depois da ultrapassagem de Bearman. Com isso o piloto da Sauber retornou para a última posição. Na outra extremidade do grid, Leclerc continuava com as suas voltas rápidas, comandando a corrida com mais de 3 segundos de diferença para Norris.

Chegando no trigésimo giro, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Verstappen, Russell, Leclerc, Antonelli, Hadjar, Hamilton, Stroll e Sainz. Neste momento, Norris, Hadjar e Stroll ainda estavam com os pneus do início da corrida, assim como Nico Hülkenberg que ocupava a décima segunda posição. Leclerc abandonou o direito de liderar a corrida, para cumprir a parada obrigatória e contar com pneus mais novos para perseguir Russell. O monegasco foi devolvido para a pista com 3s8 de diferença para o britânico da Mercedes.

Por outro lado, Norris precisaria se manter mais tempo em pista, para fazer poucas voltas com os pneus médios. Alexander Albon foi sua vez entrou na zona de pontuação, ocupando o 10° lugar com a ultrapassagem em Stroll, repetindo a manobra do seu companheiro de equipe para cima do canadense.

Com a corrida chegando no giro 34, Norris então instalou os pneus de faixa amarela, assim como Hülk que retornava no final dos boxes. Hadjar então abandonou a 8ª posição para fazer a sua troca de pneus e retornar no 10° lugar.

Chegando na volta 36, os dez primeiros eram: Piastri, Verstappen, Russell, Leclerc, Norris, Antonelli, Hamilton, Sainz, Albon e Hadjar. Leclerc reduziu a distância para Russell em 1 segundo, para conseguir duelar mais diretamente com o britânico pelo pódio. A briga era viabilizada por conta da diferença de pneus duros entre os adversários.

Duas voltas depois, Leclerc conseguiu a ultrapassagem. Enquanto Norris começou a aproximação em Russell. Foi neste momento que Liam Lawson recebeu 10 segundos de punição, por deixar a pista e ganhado vantagem – em decorrência do duelo travado com Doohan.

Russell perdeu a quarta posição para Norris. O piloto da McLaren precisava acelerar, pois infelizmente era investigado por cruzar a linha de saída do pit-lane.

Com menos de dez voltas para o final, estavam com pneus médios, Norris, Hadjar, Hülk e Stroll.

No final, a direção de prova concluiu que não precisava de nenhuma outra investigação para Norris, deixando a corrida seguir o seu curso.

Restando duas voltas para o final, Norris tentava fazer aquela aproximação em Leclerc, para ao menos contar com uma tentativa de ultrapassagem, mas o piloto da McLaren e Ferrari estavam virando muito perto. Sainz mantinha Albon no seu DRS, para evitar uma manobra de Hadjar para cima dos pilotos da Williams, pois dessa forma eles contaria com a 8ª e 9ª posição, garantindo mais pontos.

Piastri cruzou a linha de chagada com mais de 2s6 de vantagem para Verstappen. Leclerc completou o pódio, pois Norris não conseguiu fazer a última ultrapassagem que era esperada. Após o resultado, o australiano deixa a rodada tripla como líder do campeonato.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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