Max Verstappen conquista a sua segunda pole da temporada 2025, repetindo o desempenho no GP do Japão. O neerlandês, que conta com duas vitórias neste traçado, faturou a marca de 1m27s294, para superar Oscar Piastri por apenas 0s010.
Os treinos livres indicavam que o duelo entre Verstappen e a dupla da McLaren seria acirrado. No entanto, Lando Norris facilitou o trabalho do adversário, pois bateu no início do Q3, deixando que o duelo fosse travado apenas com o seu companheiro de equipe.
Piastri que fechou uma volta rápida antes da bandeira vermelha provocada por Norris, conseguiu a oportunidade de abrir uma segundo giro rápido. O australiano então dividirá a primeira fila com Verstappen nesta prova.
George Russell, que tem marcado os seus adversários de forma costante, ficou com a terceira posição com a Mercedes. A dobradinha da equipe alemã foi quebrada, pois Charles Leclerc se encaixou na quarta posição, superado Andrea Kimi Antonelli. A dupla da Ferrari apresentou uma performance discreta ao longo de toda a atividade, avançando para o Q3 no fio da navalha.
Carlos Sainz foi a surpresa da classificação, após um início complicado, o espanhol faturou o sexto lugar com a Williams, separado por 0s870 do líder. Lewis Hamilton foi o sétimo colocado com a Ferrari, seguido por Yuki Tsunoda na oitava posição. Pierre Gasly conseguiu chegar com a Alpine no Q3, para celebrar a nona posição.
Lando Norris deve começar a corrida da décima posição, se a McLaren não precisar substituir alguma peça por uma de outra configuração. O competidor britânico ainda tem a chance de fazer uma corrida de recuperação, mas as coisas ficam mais acirradas, já que a briga direta com Verstappen pelo campeonato destaca a diferença entre os competidores.
A Fórmula 1 retorna às 14h (pelo horário de Brasília) neste domingo, para o duelo do GP da Arábia Saudita e o encerramento desta rodada tripla.
Saiba como foi a Classificação
O TL3, realizado antes da classificação, permitiu que as equipes realizassem os últimos ajustes. A McLaren voltou a mostrar a sua força, se encaminhando para a classificação como os favoritos para obter a pole na Arábia Saudita.
Quando os carros foram liberados para a pista, a noite já tinha caído, mas a temperatura do asfalto ainda estava alta, na casa dos 38 °C, com 29 °C no ambiente.
Q1
Assim que o pit-lane viabilizou a liberação dos carros para a pista, a dupla da Haas, Sauber, Williams e Alpine se lançaram para o traçado. Esteban Ocon abriu a tabela de tempos com a marca de 1m29s924, mas rapidamente o francês foi superado.
Lando Norris assumiu a liderança com o tempo de 1m28s026, em uma diferença grandiosa de 0s526 para Charles Leclerc. Oscar Piastri vem apresentando um bom ritmo, superou o companheiro de equipe por 1m28s019. Max Verstappen faturou a terceira posição com a marca de 1m28s148, acompanhado por George Russell com 1m28s282. Yuki Tsunoda impressionou ao ficar próximo de Verstappen, pois ocupava a quinta posição com o tempo de 1m28s424, superando a batida que ele lidou no TL3.
Restando cerca de sete minutos para o final, estavam na zona de eliminação: Doohan, Lawson, Gasly, Ocon e Bortoleto. Com o quinto giro do pneu macio, Norris atingiu a marca de 1m27s805, roubando a primeira posição.
A Alpine se atrapalhou para enviar Doohan novamente ao traçado, pois a manta términca do pneu ficou agarrada no pneu dianteiro direito. O mecânico precisou auxiliar o piloto que já se encaminhava para a faixa rápida do pit-lane.
Com o cronômetro zerado, Lewis Hamilton saltou para a nona posição, fugindo do flerte com a eliminação. Gabriel Bortoleto cometeu um erro no início da sua volta rápida e foi eliminado, ficando apenas com a vigésima posição. O fim de semana do brasileiro não tem se desenhado com várias complicações, incluindo o fato do competidor não ter andado no TL2, por conta do vazamento de combustível apresentado. O chassi precisou ser trocado e montaram um novo carro para que Bortoleto retornasse para a pista.
Max Verstappen comes across a spinning Gabriel Bortoleto at the end of Q1 😬#F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/N4MLX6Ok8k
— Formula 1 (@F1) April 19, 2025
Verstappen foi surpreendido com o erro de Bortoleto, quase atingindo o piloto brasileiro.
❌ELIMINADOS NO Q1❌
16) Lance Stroll – 1m28s645📸
17) Jack Doohan – 1m28s739
18) Nico Hülkenberg – 1m28s782
19) Esteban Ocon – 1m29s092
20) Gabriel Bortoleto – 1m29s462#F1 #F1noBP #SaudiArabianGP 🇸🇦 pic.twitter.com/qeh2o2CEnR— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) April 19, 2025
Q2
No início da segunda parte da classificação, a Williams fez as honras de abrir a tabela de tempos com Alexander Albon que anotou 1m28s581. O tailandês tinha em seu carro um jogo de pneus macios usados, antes de ter a oportunidade de trabalhar com um jogo novo. A equipe de Grove usou a mesma tática com Carlos Sainz, cravando 1m28s309 na sua primeira volta rápida.
Com a Red Bull e McLaren pelo traçado, Max Verstappen assumiu a liderança com a marca de 1m27s529, mas Norris mostrou o mesmo desempenho forte para anotar 1m27s481, após se aproveitar um pouco do vácuo do companheiro de equipe – com pneus macios novos. Piastri foi então empurrado para a terceira posição, separado por 0s209 do líder.
Estavam na zona de eliminação, os dez primeiros eram: Albon, Bearman, Hadjar, Alonso e Lawson. A Red Bull realizava uma inspeção no carro de Verstappen, pela forma como o piloto holandês atacou uma das zebras do circuito. Lawson passou pela eliminação da sua volta rápida, por extravasar os limites de pista, aguardando uma nova chance para tentar avançar para o Q3.
Albon aproveitou a pista livre para cravar 1m28s109 para ocupar a sexta posição, tentando fugir da eliminação.
Com exceção de Norris, todos os outros pilotos retornaram para a pista, buscando melhorar os seus tempos. Yuki Tsunoda flertou com a eliminação, mas conseguiu faturar o sétimo lugar, seguindo para o Q3, assim como o seu companheiro de equipe.
Albon se segurou entre os dez primeiros colocados, até o final do Q3, mas com Tsunoda avançando, o piloto tailandês foi empurrado para a décima primeira posição.
Os dois pilotos da Racing Bulls ficaram limitados a participação no Q2.
❌ELIMINADOS NO Q2❌
11) Alexander Albon – 1m28s109📹
12) Liam Lawson – 1m28s191
13) Fernando Alonso – 1m28s303
14) Isack Hadjar – 1m28s418
15) Oliver Bearman – 1m28s648#F1 #F1noBP #SaudiArabianGP 🇸🇦
pic.twitter.com/V5qWZIe06M— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) April 19, 2025
Q3
Iniciando o Q3, uma parte do grid precisou trabalhar com os pneus macios usados – sendo o caso de Antonelli, Leclerc, Sainz, Tsunoda, Gasly e Hamilton. O restante aproveitou os pneus macios novos desde o início da classificação.
Apenas Oscar Piastri tinha registrado tempo (1m27s560), quando Norris bateu na curva 5 ao atacar a zebra. Norris acertou a barreira de proteção do circuito, danificando a suspensão do lado esquerdo, provocando imediatamente a paralisação da sessão.
This is the moment that cost Lando Norris a chance at pole position tonight 😮🔽#F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/QvzYSUYrha
— Formula 1 (@F1) April 19, 2025
O conômetro foi travado quando restavam 8m32s, para que os pilotos buscassem as suas voltas rápidas. Aqueles que contavam com pneus macios no começo da sessão, foram liberados para a pista com esses compostos.
Verstappen conseguiu superar Piastri com o tempo de 1m27s559 – apenas 1 milésimo mais rápido que o piloto da McLaren.
Com uma combinação de setor roxo, amarelo e verde, George Russell superou Verstappen com o tempo de 1m27s407. Em sua segunda volta rápida, Piastri cravou 1m27s304, superando o britânico em 0s103. No entanto, o neerlandês ainda estava pelo traçado, para fechar uma excelente volta na casa de 1m27s294. Russell então precisou se contentar com a terceira posição.
Leclerc ficou com o quarto lugar, seguido por Antonelli e Sainz. Hamilton se estabeleceu na sétima posição, com Tsunoda em oitavo. Gasly foi o nono colocado, enquanto Norris apareceu apenas na décima posição por conta da batida protagonizada no início o Q3.
A tantalising grid is set! 👊
Here’s how the field will line up for tomorrow’s Saudi Arabian Grand Prix 👇#F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/SHGqzSMob6
— Formula 1 (@F1) April 19, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.