Durante uma temporada desafiadora, a Aston Martin tenta se ajeitar para o próximo ano. Adrian Newey acredita que o time conta com as “melhores instalações da F1” e que os novos regulamentos proporcionarão uma maior flexibilidade para a inovação.
Foram apenas dois meses com a Aston Martin, avaliando e conhecendo mais de perto toda a estrutura da equipe. Adrian Newey optou por deixar a Red Bull, após mais de 20 anos trabalhando com o time austríaco.
Em busca de um novo desafio, Newey se comprometeu com a equipe britânica, interessado em todas as melhorias realizadas nos últimos meses.
“Quando você entra para uma nova equipe é sempre difícil saber como será a experiência. Toda vez que entrei em um novo time, cada uma foi muito diferente. A primeira coisa que posso dizer sobre a equipe é que todos foram muito receptivos, o que é ótimo. Isso nem sempre acontece quando começo em uma nova equipe.”
“Esta é uma equipe que cresceu muito em número de funcionários em um período muito curto. Temos ótimas instalações, as pessoas são entusiasmadas e dedicadas, e é nosso trabalho começar e fazer tudo funcionar perfeitamente. A F1 é sobre pessoas: sim, há muita tecnologia, mas são as pessoas que impulsionam as coisas.”
Foi Lawrence Stroll que buscou Newey para compor o time, enquanto a Aston Martin passava por uma série de melhorias internas.
“A visão de Lawrence criou uma ótima instalação – a melhor instalação da F1 – mas é importante que agora otimizemos como a utilizamos. Novamente, este é um esporte para pessoas”, acrescentou Newey.
“Minha equipe anterior tinha um dos piores túneis de vento da F1 e operava em uma série de prédios comuns em um parque industrial, mas conseguiu fazer com que todos trabalhassem juntos e desenvolveu um ótimo grupo de pessoas.”
“Temos muitas pessoas talentosas — e também algumas áreas que precisam ser fortalecidas com números maiores — e precisamos fazer com que todos trabalhem melhor juntos, usando essas ferramentas e desenvolvendo nossas habilidades.”
No próximo ano os times de Fórmula 1 vão encarar uma nova mudança de regulamento, que impactará principalmente os motores, mas os carros também passarão por ajustes. Esse é mais um momento que as equipes podem surpreender se acertarem o conceito e for possível manter a sua linha de desenvolvimento.
“Meus pensamentos sobre as regulamentações de 2026 são semelhantes as minhas considerações sobre a grande mudança na regulamentação para 2022: inicialmente, pensei que as regulamentações eram tão prescritivas que não restava muito aqui [para um designer], mas você começa a se aprofundar nos detalhes e percebe que há mais flexibilidade para inovação e abordagens diferentes do que parece à primeira vista”, disse ele.
“Vimos isso no início de 2022, com as equipes tomando rumos bem diferentes. Agora, é claro, quatro temporadas depois, elas convergiram em grande parte, mas inicialmente não era o caso. A variação entre as equipes é ótima. É um pouco chato se os carros parecem idênticos e a única maneira de diferenciá-los é pela pintura.”
“Acredito que há uma grande probabilidade de que em 2026 veremos algo semelhante a 2022. Há bastante flexibilidade nos regulamentos e tenho certeza de que as pessoas encontrarão soluções diferentes. Algumas delas serão abandonadas nos primeiros dois ou três anos, à medida que as equipes começarem a convergir.”
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