A Mercedes está discutindo os próximos passos para a carreira de Andrea Kimi Antonelli, piloto que atualmente está disputando a FRECA. Com 17 anos, o italiano tem se destacado nas categorias de base e faz parte da academia da Mercedes desde 2019.
Antonelli atualmente lidera o campeonato da Fórmula Regional Europeia by Alpine (FRECA) com a Prema, restando quatro rodadas para o encerramento da temporada. O piloto foi campeão da Fórmula 4 italiana e alemã em 2022 com a Prema. Além de ter conquistado o título no Campeonato de Fórmula Reginal do Oriente Médio em 2023.
As informações que circularam em Monza, apontam que a Mercedes está verificando a possibilidade de Antonelli saltar da FRECA para a Fórmula 2, realizando a sua primeira temporada na categoria de base que dá acesso à Fórmula 1. O italiano disputaria a temporada com a Prema, time que atualmente conta com Frederik Vesti (postulante ao título de 2023) e Oliver Bearman.
Antonelli guiaria um carro completamente diferente daqueles que ele teve contato até o momento. A Fórmula 3 dá uma boa base para os pilotos, mas o italiano teria a oportunidade de começar na categoria, no mesmo momento que a F2 está trocando os seus carros e contará com um novo equipamento.
LEIA MAIS: Fórmula 2 revela novo carro que será usado a partir de 2024
“Acho que todos esperamos que Andrea possa ter uma grande carreira. Mas há sempre o risco de que, se criarmos um grande hype em torno de um jovem piloto, ele não fique em para fazer nada. Ele está na FRECA, dominou a F4 no ano passado de forma sólida. Ele venceu esses campeonatos e venceu no kart, e está liderando o campeonato da FRECA”, comentou Toto Wolff sobre a carreira do piloto italiano aos jornalistas em Monza.
“Vemos como ele está na FRECA, então vamos decidir o que fazer junto com o pai do Kimi, o que fazemos no próximo ano? E em que direção seguir? Mas estou feliz que tenha um italiano na base em uma grande carreira”, seguiu.
Por conta do sucesso de Antonelli na F4, logo depois do kart, alguns questionam o motivo para o piloto não ter ingressado na Fórmula 3, como acontecer com Olliver Bearman. Após faturar os títulos de 2021 no Campeonato alemão e italiano de F4, o britânico disputou a Fórmula 3 da FIA em 2022, conquistando o 3° lugar e automaticamente foi promovido para a F2 em 2023.
No entanto, deram uma oportunidade para Antonelli correr na FRECA, testando e se preparando um pouco mais, antes de entrar nas categorias de acesso da Fórmula 1. Por ser muito jovem, também é avaliado a questão de ter uma ascensão rápida nas categorias de base.
Antonelli ainda tem tempo para se preparar e chegar na Fórmula 1, a Mercedes contará com os serviços de Lewis Hamilton e George Russell ao menos até 2025, após o time alemão renovar o contrato com os seus dois titulares. Se o italiano correr em 2024 na F2 e for campeão, ele não poderá disputar mais uma temporada da categoria de base.
LEIA MAIS: Mercedes confirma a renovação dos contratos de Lewis Hamilton e George Russell. Dupla segue até 2025
Campeão da GP3 em 2017 e Campeão da F2 em 2018, George Russell disputou três temporadas com a Williams, antes de ser promovido para a Mercedes em 2022, assumindo o lugar de Valtteri Bottas. Então mesmo que Antonelli dê um passo grande para a F2 no próximo ano, a Mercedes até possa arrumar uma vaga para ele na F1 em outra equipe, preparando o italiano para em um futuro assumir um assento na equipe principal. Também é necessário lembrar que Frederik Vesti faz parte da academia da Mercedes e como postulante ao título de 2022, também está em busca de uma oportunidade na F1.
Ainda fazem parte da Academia de Pilotos da Mercedes, Paul Aron (Fórmula 3), piloto que também deve estar na próxima temporada da Fórmula 2, por ter encerrado a temporada 2023 do campeonato ocupando a terceira posição, depois de disputar o título com o brasileiro Gabriel Bortoleto.