ColunistasDestaquesIndyPost

McLaren terá pinturas comemorativas na Indy 500 para celebrar a Tríplice Coroa

O time vai relevar as pinturas nesta sexta-feira (14). Os quatro carros vão receber novas pinturas comemorando esse feito durante o seu 60º aniversário

A contagem regressiva para a Indy 500 começou, a McLaren por sua vez confirmou que terá layouts especiais em seus carros para disputar uma das provas mais icônicas do automobilismo. Três carros vão remeter as vitórias individuais na Tríplice Coroa enquanto o quarto carro refletirá uma conquista coletiva.

As pinturas que remetem a Tríplice Coroa do Automobilismo (GP de Mônaco, 24 Horas de Le Mans e Indy 500) serão reveladas nesta sexta-feira (14) durante o GP de Long Beach, em evento aberto ao público na Lifestyle Expo. Além disso, esse é o ano que a McLaren está celebrando o seu aniversário de 60 anos, então é um momento especial para a equipe.

A McLaren foi fundada por Bruce Mclaren em 1963, o piloto competia na famosa Tasman Series. A estreia da McLaren nos GPs de Fórmula 1 só aconteceu em 1966 no GP de Mônaco. O fundador faleceu em 1970 em trágico acidente, mas o seu nome perpetuou na história.

É interessante mencionar que a McLaren tinha um pé nos Estados Unidos e outro na Europa, a equipe viu uma oportunidade de expansão no esporte. Entre os anos 60 a McLaren se preparou para se tornar uma potência na Indy nos anos 70. A vitória obtida pela McLaren em Indianápolis foi conquistada por Johnny Rutherford em 1974, o piloto saiu da 25ª posição para vencer a prova.

A McLaren deixou a Indy no início da década de 80 e só retornou à categoria em 2017, para disputar as 500 Milhas de Indianápolis com Fernando Alonso, em um acordo estabelecido com a Andretti. O time começou a estudar a possibilidade de retornar à Indy e as coisas fluíram depois dessa prova, em 2020 a McLaren se uniu a Schmidt-Peterson Motorsport, assumindo a propriedade majoritária da equipe em 2021 e seguiu expandindo o seu trabalho na categoria.

Os carros dos três pilotos titulares representação cada conquista da equipe, Pato O’Ward correrá com um carro totalmente preto, para lembrar o layout do carro vencedor de Le Mans. O tributo é para relembrar a vitória em 1995, com o trio formado por JJ Lehto, Yannick Dalmas e Masanori Sekiya, com o F1 GTR na primeira tentativa que a McLaren teve ao disputar a prova.

O carro nº 6 guiado por Felix Rosenqvist, a McLaren revelou que eles vão utilizar uma representação da icônica pintura do MP4/2, carro que Alain Prost conquistou a vitória no GP de Mônaco de 1984.

Enquanto o carro nº 7 de Alexander Rossi correrá com a pintura Papaya, remetendo ao M16C/D de Johnny Rutherford.

Tony Kanaan também guiará um dos carros da McLaren, sendo o última Indy 500. O piloto brasileiro a bordo do nº 66 terá a pintura inspirada nessa conquista coletiva da Tríplice Coroa. A pintura usada por Tony não será revelada antes do Teste Aberto em abril.

A McLaren ainda planeja outras celebrações que serão reveladas ao longo do mês de maio para as outras categorias que a McLaren participa, também como forma de celebrar a Tríplice Coroa.

“Estamos orgulhosos de ter conquistado a prestigiada Tríplice Coroa do automobilismo como construtor. Em nosso 60º aniversário, estamos iluminando o legado da equipe que Bruce McLaren construiu e o papel que isso desempenha em alimentar nossas ambições para o futuro da equipe”, afirmou Zak Brown.

“Como fã de longa data da McLaren, lembro-me com carinho de assistir à dramática vitória de Alain Prost em Mônaco em 1984 e o momento incrível quando a equipe conquistou Le Mans em sua estreia. Enquanto isso, a primeira vitória de Johnny Rutherford na Indy 500 em papaya é um dos momentos mais importantes da história da McLaren . Mal posso esperar para ver nossa formação de quatro carros repleta de estrelas voando com as cores de nossas vitórias na Tríplice Coroa na Indy 500 deste ano.”

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo