A Alpine almejava um quarto lugar no Campeonato de Construtores, talvez até mesmo brigar por um terceiro lugar em 2023, mas a equipe perdeu um pouco de terreno no grid. A atual sexta colocada no Campeonato de Construtores somou apenas 8 pontos em três corridas que foram disputadas.
Melbourne poderia trazer um resultado diferente para a equipe, mas Pierre Gasly e Esteban Ocon se tocaram naquela segunda relargada caótica, os pilotos abandonaram a prova e não capitalizaram pontos.
Atualmente a equipe planeja fornecer atualizações ao A523 com a tentativa de reduzir o gap de cerca de 0s6 por volta para brigar junto à Aston Martin, Ferrari e Mercedes. Segundo Otmar Szafnauer, o chefe de equipe da Alpine acredita que com os novos pacotes de atualização que serão introduzidos nas próximas corridas, a Alpine terá uma performance melhor.
“Também temos um grande desenvolvimento para Baku e um pequeno para a semana seguinte em Miami, então continuaremos trazendo atualizações. O mais importante é que todas funcionem quando instalarmos no carro como no nosso simulador. Isso não foi um problema no ano passado e se também não for este ano e pudermos trazer esses pacotes durante a temporada, poderemos competir com os outros ao nosso redor”, afirmou Szafnauer.
A grande questão neste momento é que após o GP da Austrália, por conta da batida dos pilotos da Alpine, o time precisou perder um certo tempo para reconstruir o carro, atrasando a produção das novas peças que vão compor o novo pacote aerodinâmico.
“É muito difícil dizer o que os outros farão. Se olharmos para trás, nós desenvolvemos um ritmo bastante bom no ano passado, se conseguirmos manter isso também neste ano, então podemos nos aproximar durante o ano, mas é difícil afirmar com antecedência. Depende deles também. Eu sei o que traremos, eu não sei o que eles trarão.”
A Alpine tem um plano para o desenvolvimento do carro e por mais que agora pareça que as coisas não estão indo bem, o time espera se recuperar, com apenas três corridas realizadas de um calendário com 23 provas, tempo não seria um problema. Porém, o time também tem esse histórico de flutuar no campeonato e por mais que eles estejam mirando um resultado melhor todas as equipes nesse início de temporada vão investir em atualizações, buscando uma melhor performance.
“Sim, estou confiante [no plano de desenvolvimento]. Acho que a equipe definitivamente mostrou em 2022 que provavelmente era melhor em termos de desenvolvimento ao longo do ano, então há um bom entendimento e correlação entre as atualizações e o que estão trazendo para a pista. É apenas uma questão de tempo até vermos novas peças chegando para o carro”, disse Gasly, otimista com o desenvolvimento do carro da equipe.
Pierre Gasly que deixou a AlphaTauri e está disputando o seu primeiro ano com a Alpine, ainda está em fase de adaptação e conhecendo o carro, depois que esse processo avançar, o piloto poderá buscar uma performance melhor.