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Max Verstappen supera ataque inicial para vencer Sprint na Áustria com folga

Red Bull fatura dobradinha na Áustria, depois de duelo interno acontecer nas primeiras voltas da corrida. Verstappen cruza a linha de chegada com mais de 21 segundos de vantagem para o companheiro de equipe

Neste sábado (01) quando a Fórmula 1 retornou para à pista, os pilotos se enfrentaram na prova Sprint. Max Verstappen venceu a corrida nesse sábado, fazendo valer a pole, o holandês foi desafiado apenas na largada, quando foi ultrapassado por Sergio Pérez. Quando a prova foi iniciada, a chuva tinha deixado a pista molhada, dessa forma, os pneus intermediários eram a melhor escolha para o começo da prova.

Poucos metros depois da largada, Verstappen encontrou um espaço para recuperar a posição de Pérez, nesse enfrentamento interno, os pilotos fecharam Lando Norris que despencou no grid. O mexicano ainda foi atacado por Nico Hülkenberg que atrasou a vida de Pérez na pista.

Verstappen então teve a porta aberta para fazer a sua prova sozinho, consolidando a vitória com mais de 21 segundos de diferença para o segundo colocado. Mesmo com a pista secando, Verstappen optou por se manter com os pneus intermediários, sem a necessidade de correr um risco desnecessário, já que não era atacado. Além disso, não foi necessário duelar pela volta mais rápida, pois o piloto está fazendo um campeonato extremamente seguro.

Sergio Pérez precisou buscar Nico Hülkenberg para faturar o segundo lugar, pois foi surpreendido pelo mexicano. Carlos Sainz também perseguiu o piloto da Haas, para faturar a terceira posição.

Lance Stroll e Fernando Alonso se beneficiaram com o que aconteceu com Lando Norris e avançaram uma posição cada no grid. Os pilotos travaram uma batalha interna que levou o Canadense a solicitar que o duelo entre eles fosse encerrado, porém, Alonso foi pressionando o companheiro de equipe até o final da prova.

Nico Hülkenberg passou pela troca de pneus, como ela aconteceu no momento certo, o piloto da Haas realizou as ultrapassagens necessárias para ocupar o sexto lugar e faturar mais alguns pontinhos para a Haas. O piloto alemão ainda fez a volta mais rápida da prova.

Esteban Ocon, foi o sétimo colocado, com George Russell finalizando a prova na oitava posição. O piloto da Mercedes também realizou a troca no momento correto e isso permitiu que ele retornasse para o Top-10, faturando o último ponto em jogo da Sprint. Lando Norris que foi prejudicado no início da prova ficou com o nono lugar, o piloto não passou pela troca de pneus, desta forma foi superado por Rusel. Lewis Hamilton completou o Top-10, o piloto fez uma boa largada e soube escolher as suas batalhas.

Charles Leclerc buscou um resultado melhor, mas a sua troca de pneus não funcionou como o esperado. O monegasco estava preso em duelo com Esteban Ocon e Lando Norris. Quando substituiu os pneus de chuva por médios, o monegasco demorou um pouco para colocar temperatura nos pneus, não conseguiu avançar nos duelos e para completar foi superado por Norris, Hamilton e Piastri. Leclerc foi apenas o décimo segundo colocado.

Apenas os oito primeiros deixam a Sprint com pontos.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h para a realização do GP da Áustria.

Saiba como foi a Prova Sprint da F1 no Red Bull Ring

A classificação que define o grid de largada da prova Sprint aconteceu neste sábado pela manhã. Max Verstappen novamente imprimiu um ritmo muito forte e faturou a pole, tendo Sergio Pérez ao seu lado.

Charles Leclerc conquistou a sexta posição, mas começará a prova ocupando o nono lugar, pois atrapalhou Oscar Piastri durante o SQ1 na classificação. O piloto foi chamado após o encerramento da sessão para se explicar e foi declarado culpado pela direção de prova.

O carro de George Russell por reparos, desta forma o piloto teve a oportunidade de alinhar no grid de largada da Sprint.

Instantes antes do início da corrida, quando os pilotos estavam se preparando para alinhar no grid, começou a chover na Áustria. Os pilotos deixaram os boxes usando pneus intermediários, para evitar problemas.

Os pilotos começaram a prova com os pneus intermediários, com exceção de Valtteri Bottas que estava com os pneus médios. Na sequência o piloto finlandês foi chamado aos boxes para instalar o pneu de chuva. Sergio Pérez quase acertou Max Verstappen na volta de apresentação.

Largada autorizada, Pérez atacou o companheiro de equipe para assumir a primeira posição. Pouco tempo depois, os pilotos quase se tocam, Hülkeberg que estava envolvido na disputa, saltou para o segundo lugar, depois de um erro do mexicano. Verstappen retomou a ponta.

Lando Norris começou a perder posições e caiu para a décima posição, depois de erro dos dois primeiros colocados e a fechada do piloto da Haas. O britânico ficou completamente encaixotado pelos adversários. Na segunda volta, os dez primeiros eram: Verstappen, Hülkenberg, Pérez, Sainz, Stroll, Alonso, Albon, Ocon, Leclerc e Norris. Lewis Hamilton já era o décimo terceiro colocado, atacando Kevin Magnussen na disputa com o piloto da Haas.

Magnussen que estava imprimindo um bom ritmo, começou a disputar com a dupla da Mercedes, na sequência o dinamarquês realizou a ultrapassagem em Russell e saltou para a décima primeira posição.

Após a largada, destaque para o trabalho realizado pela dupla da Aston Martin, que estava duelando entre eles, mas conseguiram ganhar uma posição cada, depois que Norris despencou pelo pelotão.

A corrida seguiu, Norris tentava recuperar as posições perdidas, desta forma seguia atacando Charles Leclerc nesse duelo pela nona posição. Pouco tempo depois, Leclerc atacou Esteban Ocon, realizou a ultrapassagem, mas o piloto da Alpine recuperou a oitava posição. Norris participava desse duelo com o piloto da Alpine.

Ainda no sexto giro, por conta da dificuldade de Leclerc para concluir a ultrapassagem, o piloto da McLaren partiu para cima do adversário, tentando negociar um espaço em pista para ganhar a posição.

Na abertura da oitava volta, Verstappen contava com mais de 4 segundos de vantagem para Hülkenberg. Pérez perseguia o piloto da Haas, andando abaixo de um segundo, mas sem o auxílio do DRS por conta da chuva, a batalha ficava um pouco mais complicada.

No giro seguinte, Magnussen e Russell disputavam lado a lado pela décima primeira posição. Russell conseguiu concluir a ultrapassagem no piloto da Haas. Pouco tempo depois foi a vez de Lewis Hamilton duelar diretamente com Magnussen, em uma troca de x’s, o dinamarquês tentava resistir a ultrapassagem, mas o inglês se deu melhor no duelo e obteve o décimo segundo lugar.

Durante a décima primeira volta, os dez primeiros eram: Verstappen, Hülkenberg, Pérez, Sainz, Stroll, Alonso, Albon, Ocon, Leclerc e Norris. Pérez manteve a perseguição em Hülk, mas o piloto da Haas apostava em um traçado defensivo. Pouco tempo depois o carro da Red Bull falou mais alto, desta forma o mexicano saltou para o segundo lugar na décima segunda volta.

Na sequência foi a vez de Sainz atacar o piloto da Haas e ficar com o terceiro lugar, aproveitando a próxiadade entre eles. Conforme a pista foi secando, o carro de Hülkenberg perdia performance e espaço nos duelos. Leclerc e Norris se enfrentaram pela nona posição, desta forma o piloto da Ferrari tinha um pouco mais de dificuldade para pressionar Ocon.

Leclerc não estava conseguindo escolher um bom lado no duelo com Ocon, desta forma foi ultrapassado por Lando Norris na décima sexta volta. Russell seguiu para os boxes para substituir os pneus de chuva pelo slick. Com a pista mais seca e os pilotos precisando buscar um traçado mais molhado para resfriar os pneus de chuva, o DRS foi liberado pela direção de prova.

Com a prova se aproximando do final, Piastri seguiu para os boxes na décima oitava volta. Como Hülkenberg começou a perder performance, a Haas optou pela sua troca de pneus. A Mercedes também chamou Hamilton, na sequência, Magnussen, Sargeant, De Vries e Zhou também substituíram os seus pneus.

A Haas optou pelos pneus médios para os seus pilotos, assim como a Williams tinha instalado esse composto em Sargeant.

Na volta seguinte, Albon, Leclerc e Tsunoda também foram chamados aos boxes, buscando um pouco mais de performance, quando comparados com os pneus de chuva. Leclerc contava com os pneus médios. O piloto monegasco foi devolvido no bolo, dessa forma foi inevitável ser ultrapassado por Albon e Hamilton, que estavam com pneus mais aquecidos.

Russell foi o piloto que se deu melhor nessa troca de pneus, pois da última posição, saltou para décimo. Hamilton travava um duelo intenso com Albon e Bottas, o piloto da Alfa Romeo que permaneceu com os intermediários, tentou se manter na briga, mas foi perdendo espaço na pista e rapidamente caiu para a décima quinta posição.

Na vigésima segunda volta, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Stroll, Alonso, Ocon, Norris, Hülkenberg, Russell e Gasly. Hamilton ultrapassou Albon, para ocupar a décima primeira posição. Lá na frente, Alonso atacava Stroll, não se distanciando do companheiro de equipe.

Piastri viu uma oportunidade e fez conseguiu atacar Leclerc e Albon, para ficar com a décima segunda posição. O monegasco levou mais tempo que o esperado para se livrar do carro da Williams.

Chegando na última volta da prova. Hülkenberg foi escalando o pelotão, a sua troca de pneus também foi bem-sucedida e o piloto da Haas faturou o sexto lugar ao concluir a ultrapassagem em Lando Norris e Esteban Ocon.

Max Verstappen faturou a vitória da prova Sprint. Sergio Pérez ficou com o segundo lugar, seguido por Carlos Sainz.

Ocon e Russell cruzaram a linha de chegada ainda em duelo, separados por apenas 0s009. Norris ficou fora da zona de pontuação, faturando apenas o nono lugar.

Hülkenberg faturou o ponto da volta mais rápida, estabelecendo 1m10s180 no final da corrida.

 

 

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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