AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

James Vowles tem contrato renovado e seguirá à frente da reestruturação da Williams

Chefe de equipe desde 2023, Vowles é peça central no plano do time de Grove para melhorar a sua competitividade no grid

A Williams anunciou nesta quinta-feira (19) a renovação do contrato de James Vowles por um novo acordo de múltiplos anos, garantindo a permanência do britânico no cargo de chefe de equipe. A extensão do vínculo confirma o compromisso da Williams e da Dorilton Capital, atual proprietária da equipe, com o projeto de reconstrução que iniciou com a chegada de Vowles em 2023.

Ex-diretor de estratégia da Mercedes, Vowles assumiu o comando da Williams com a missão de reestruturar profundamente a organização, apostando em um trabalho de longo prazo para transformar a equipe, outrora dominante na Fórmula 1, em uma força competitiva novamente.

“Estou muito feliz em assinar um novo contrato com a Williams, que me fez sentir em casa desde o momento em que entrei”, disse Vowles.

“Esta equipe icônica já me proporcionou memórias incríveis e estamos todos unidos em nossa ambição de construir nosso legado e vencer Campeonatos Mundiais novamente. Nos últimos dois anos, nos concentramos em consertar as bases e agora temos uma plataforma para buscar a glória nos próximos anos.”

Apesar da renovação contratual não revelar o tempo do acordo, Vowles tem trabalhado incansavelmente para melhorar a posição da Williams no grid. Os ajustes internos no time foram vários, onde processos precisaram ser mudados, para tornar a equipe mais eficiente. Vindo da Mercedes, ele conta com um parâmetro muito alto.

Sob sua liderança, a equipe baseada em Grove deu sinais concretos de evolução. Em 2025, a Williams vive seu melhor início de temporada desde 2016, ocupando atualmente a quinta posição no Campeonato de Construtores com 55 pontos — mais do que o total acumulado nas três temporadas anteriores somadas.

A dupla formada por Alex Albon e Carlos Sainz tem sido determinante nesse progresso. A contratação de Sainz, em especial, foi um marco da gestão de Vowles, que conseguiu superar o interesse de equipes como Audi e Alpine para garantir o espanhol. A chegada de Sainz trouxe impacto imediato e fortaleceu o projeto da equipe no médio e longo prazo.

Matthew Savage, presidente da Williams e da Dorilton Capital, acrescentou: “Estamos entusiasmados que James tenha assinado um novo contrato com a Williams e comprometido seu futuro para completar a missão que estamos realizando juntos.”

“Ele trouxe experiência, energia e liderança estratégica para a tarefa de recolocar a Williams no degrau mais alto do pódio. Ainda não chegamos lá, mas dá para sentir o impulso que estamos construindo em Grove e estamos animados com o que nos espera.”

Desde sua chegada, Vowles deixou claro que os objetivos da equipe são ambiciosos, mas realistas. Ele apontou 2028 e 2029 como metas para um avanço significativo, com foco total no novo regulamento técnico previsto para 2026.

A Williams já redirecionou seus recursos de desenvolvimento para o próximo ciclo de regras e, por terminar atrás na classificação de 2024, conta com maior tempo de uso no túnel de vento e em simulações de CFD, o que pode ser uma vantagem estratégica.

Com o plano de reconstrução em andamento, a renovação de contrato representa mais um passo na consolidação do projeto.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo