ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Em corrida tumultuada, Crawford conquista primeira vitória na F2 durante prova Sprint na Áustria

Crawford faturou a vitória na corrida da Fórmula 2, o piloto da Hitech enfrentou certa dificuldade no início da prova, mas conseguiu recuperar a primeira posição

Neste sábado (01) na Áustria, tivemos uma prova agitada da Fórmula 2. Primeiramente a corrida foi baseada na estratégia, com a pista um pouco molhada e a possibilidade de chuva, alguns pilotos começaram a corrida com os pneus de faixa azul, enquanto outros competidores apostaram nos compostos slick.

A chuva não veio, mas os primeiros minutos de prova foram bem tensos e intensos, pois ao pegar qualquer espaço da pista que estava um pouco mais úmido, o competidor cometia erros. O Safety Car trabalhou nas primeiras voltas da prova Sprint, mas a corrida seguiu, pegando ritmo na sequência.

Alguns pilotos se lançaram aos boxes para substituir os pneus e instalar os compostos de pista seca, mas Jak Crawford já estava com os pneus macios. O piloto norte-americano foi se controlando na pista depois que Arthur Leclerc deixou a ponta. Crawford conquistou a vitória neste sábado, faturando o seu quarto pódio na temporada 2023, além da sua primeira vitória na Fórmula 2. um detalhe é que o piloto da Hitech começou a corrida da pole, mas foi desafiado por Leclerc ainda no início da prova, desta forma ele se beneficiou quando o adversário precisou abandonar os pneus de chuva para terminar a prova.

Victor Martins foi o segundo colocado, faturando a posição depois que desafiou Juan Manuel Correa. Clément Novalak foi o terceiro colocado representando a Trident no pódio, depois de fazer uma manobra decisiva em Correa. O piloto da Van Amersfoort Racing ainda foi ultrapassado por Isack Hadjar, que tinha começado a corrida da penúltima posição.

Algumas posições podem ser alteradas, pois os comissários têm vários incidentes para investigar nesse pós-corrida, alguns que aconteceram enquanto o Safety Car estava em pista. Apenas Théo Pourchaire foi punido durante a corrida, recebendo cinco segundos por conta de uma liberação insegura realizada pela sua equipe, pouco depois que o francês realizou a sua troca de pneus.

A Fórmula 2 retorna neste domingo às 4h55 (pelo horário de Brasília), para a realização da Corrida Principal.

Saiba como foi a prova Sprint da Fórmula 2 na Áustria

Após o encerramento da classificação da Fórmula 2, tínhamos conhecimento da punição para Ralph Boschung por não ter seguido as instruções necessárias, o piloto da Campos começará a prova Sprint da 22ª posição. Isaak Hadjar também foi punido com a perda de três posições no grid de largada, por ter atrapalhado um adversário na classificação e assim o piloto da Hitech começou a corrida da 21ª posição.

Fazia frio no Red Bull Ring nesse sábado. A chuva chegou ao circuito no final das atividades de sexta-feira e por sua vez lavou o traçado, tirando todo o emborrachamento que foi construído no primeiro dia de atividade. O início do sábado também foi marcado pela chuva.

Por conta da pista úmida, alguns pilotos começaram a prova usando os pneus de chuva, mas outros competidores apostaram nos pneus slick. Duas voltas de formação foram completadas atrás do Safety Car, antes da corrida ser iniciada, pouco depois os pilotos alinharam no grid para a prova ser iniciada.

Jak Crawford começou a Sprint da pole, em decorrência do grid invertido, seguido por Jehan Daruvala, Arthur Leclerc, Amaury Cordeel e Enzo Fittipaldi. Nissany seguiu para os boxes para substituir os pneus e instalar os compostos slick.

Pouco depois da largada, Crawford manteve a ponta, mas Daravula foi perdendo posições. Na sequência Leclerc atacou Crawford na busca pela primeira posição. Por conta da pista molhada em alguns trechos, incidentes aconteceram no começo da prova, foi o caso de Martins e Daruvala que extravasaram os limites de pista. O piloto indiano foi para a brita e seu carro ficou parado no traçado.

No segundo giro, quando o Safety Car retornou ao traçado, Leclerc era o líder da prova, seguido por Pourchaire que assumiu a segunda posição, depois de começar a prova da oitava posição. Vesti era o terceiro colocado.

Durante a terceira volta, vários competidores foram para os boxes para substituir os seus compostos de chuva por pneus de pista seca, como aconteceu com Pourchaire, Vesti, Hauger, Benavides, Bearman. Os dez primeiros eram: Leclerc, Verschoor, Crawford, Correa, Maloney, Iwasa, Fittipaldi, Boschung e Martins.

O Safety Car deixou a pista ao final da quarta volta, Leclerc que era o líder foi controlando a relargada. Na sequência Verschoor, perdeu o carro e estampou o muro de contenção. Novamente o Safety Car retornou ao traçado.

Leclerc se lançou aos boxes, assim como Iwasa e Boschung. A troca do piloto da Dams foi bem complicada, fazendo o piloto perder segundos preciosos. Crawford saltou para a ponta, liderando a corrida, com a reorganização do grid, Correa era o segundo colocado, seguido por Maloney, Maini, Fittipaldi, Martins, Novalak, Hadjar, Stanek e Doohan.

Na relargada, Correa conseguiu manter o ritmo de Crowford para seguir o líder de perto. Maloney segurou o restante do pelotão e na sequência foi ultrapassado por Martins. Fittipaldi se envolveu em um toque na relargada e com isso caiu para a nona posição. O brasileiro foi perdendo ainda mais desempenho.

As disputas foram se intensificando na nona volta, com os pilotos tentando se manter no traçado por conta dos pneus macios em um traçado frio. Maloney era o último colocado, caindo para o final do pelotão. Benavides e Correa disputavam pela décima quarta posição.

A corrida seguiu, Maloney foi aos boxes na décima volta. Berman ultrapassou Hauger para assumir a décima posição, na sequência o piloto da MP era atacado por Vesti. Crawford tinha estabelecido mais de um segundo de vantagem para Correa, a mesma distância foi estabelecida para Martins.

Como Fittipaldi, que não conseguiu ultrapassar Maini, perdeu a posição para Bearman que não fez cerimônia ao atacar o piloto brasileiro. Pourchaire seguia a sua escalada no pelotão, depois que realizou a sua troca de pneus.

Bearman ganhou mais uma posição na décima terceira volta, o piloto atacou Maini para assumir o oitavo lugar e entrar na zona de pontuação. Ao abrir a décima quarta volta, os dez primeiros eram: Crawford, Martins, Correa, Novalak, Hadjar, Stanek, Doohan, Bearman, Maini e Fittipaldi. Martins realizou a redução de espaço para Correa e atacou para obter a segunda posição, na sequência o piloto da ART tentava diminuir a distância para o líder da prova.

Alguns incidentes eram avaliados pela direção de prova, problemas que aconteceram durante o Safety Car, mas muita coisa seria decidida depois do encerramento da prova. Cada vez mais Novalak se aproximava de Correa, mirando um pódio para a Trident.

Restando dez voltas para o final, vários competidores tinham o direito de usar o DRS, desta forma eles tentavam negociar uma ultrapassagem no circuito. Correa era ameaçado por Novalak, Hadjar e Stanek. Deixando o lado de fora, os pilotos da Trident e Hitech conseguiram ultrapassar o piloto da Van Amersfoort Racing.

Foi na décima nona volta, que Fittipaldi rodou após ser fechado por Maini. O carro do brasileiro apresentou problemas. A prova foi neutralizada com ouso do Virtual Safety Car para a remoção do carro de Fittipaldi.

O ritmo normal da corrida foi retomado na vigésima volta. Novalak e Hadjar eram um destaque na corrida, pois ganharam dezessete posições depois do início da prova. Pourchaire foi punido com cinco segundos por liberação insegura do time, a ART foi responsabilizada pelo problema nos boxes. Pourchaire ocupava a décima terceira posição depois da largada.

Durante a vigésima quarta volta, Hauger recuperou a posição perdida para Bearman. No giro seguinte Maini perdeu o controle do carro e caiu para a décima segunda posição. Na sequência, Vesti assumiu a décima posição que era seguido por Nissany.

Restando apenas duas voltas para o final, Stanek sofria ataques constantes de Doohan e Hauger. O piloto da Trident tentava permanecer no sexto lugar. Por conta da dificuldade de Doohan obter o sexto lugar, Hauger aplicou o x’s em Doohan e faturou a sétima posição.

Crawford foi controlando o carro até a linha de chegada para vencer a prova Sprint no Red Bull Ring. O piloto da Hitech dividiu o pódio com Martins e Novalak.

Após o encerramento da prova, Clément Novalak perdeu o pódio da Sprint da Fórmula 2. O piloto foi desclassificado por conta da pressão dos pneus que estavam abaixo do permitido. Isack Hadjar herdou a terceira posição.
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo