A Fórmula 1 desembarcou nesta sexta-feira (01) Hungria, para disputa do último evento antes das férias. Por ser um fim de semana regular, as equipes contam com três treinos livres para fazer as suas verificações. O primeiro treino livre foi bem movimentado, com várias trocas de posição, mas Lando Norris conseguiu encaixar uma boa volta, para abrir o fim de semana na liderança com a marca de 1m16s052, obtida com os pneus macios.
Os tempos foram caindo conforme as voltas eram completadas no circuito, isso é muito comum de acontecer no Hungaroring, sendo uma das pistas que apresenta um grande grau de evolução conforme as sessões vão avançando. No entanto, neste começo existe um gap que chama a atenção entre os times, no entanto, isso é facilmente explicado, já que as equipes estão avaliando diferentes configurações para identificar qual é o melhor acerto para o circuito.
Também é esperado que as temperaturas diminuam com o avançar do evento, do início do treino livre, para o seu final, a temperatura da pista caiu consideravelmente, ficando na casa dos 38 °C.
Oscar Piastri ficou com a segunda posição, separado por 0s019 do companheiro de equipe, garantindo a proximidade entre eles. Charles Leclerc ficou perto de quebrar essa sequência da McLaren, pois desafiou o time britânico pela segunda posição, mas terminou em terceiro separado por 0s217 do líder.
Isack Hadjar foi o último pilotos que instalou os pneus macios, desta forma o piloto da Racing Bulls saltou para a quarta posição, mas com um gap já muito maior, na casa de 0s629. Lewis Hamilton se encaixou na quinta posição, seguido por Oliver Bearman na sexta colocação. Tentando superar os desafios com o carro da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli ficou com o sétimo lugar, seguido por George Russell em oitavo. Para completar o top-10, estavam Max Verstappen e Lance Stroll.
Nesta sessão tivemos a participação de Felipe Drugovich – décimo sexto – e Gabriel Bortoleto – décimo nono. A Sauber optou por encerrar a participação no TL1, um pouco mais cedo com o brasileiro, enquanto Paul Aron enfrentou problemas com o carro.
A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.
Saiba como foi o TL1
Poucas horas antes do início do primeiro treino livre, a Aston Martin comunicou que Fernando Alonso não participaria da sessão, pois o competidor estava lidando com uma lesão nas costas. Desta forma, a equipe britânica escalou Felipe Drugovich, para fazer a coleta de dados. Ainda não se sabe se o espanhol retornará ao carro nesta tarde.
Outro novato na sessão, é Paul Aron, o competidor que faz parte da academia da Alpine, está com a Sauber em mais um evento, já que foi emprestado pelo time para ajudar a equipe suíça a cumprir com o regulamento de 2025.
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 47 °C e 26 °C no ambiente. São esperadas temperaturas mais amenas neste fim de semana, se comparado com as condições enfrentadas pelos times no ano passado.
A McLaren aproveitou a liberação de Lando Norris, para fazer um teste aerodinâmico, com um pouco de flow-vis espalhado em parte da asa traseira. Em sua primeira volta rápida, o britânico saltou para a liderança da tabela de tempos, com a marca de 1m19s413, usando os pneus médios (C4).
Em termos de novidade, apenas a Red Bull, Aston Martin e a Racing Bulls fizeram algum ajuste no carro, pensando em melhorar a carga aerodinâmica do carro.
Solo novedades en 3 equipos para Hungaroring
Only upgrades on 3 teams in Budapest pic.twitter.com/PfUVlnRmYn
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) August 1, 2025
Com apenas dez minutos de sessão, Pierre Gasly já reclamava de falta de potência e precisou retornar aos boxes para uma verificação. Enquanto isso, na pista, os dez primeiros eram: Piastri, Hamilton, Leclerc, Hadjar, Russell, Sainz, Albon, Norris, Ocon e Bearman. Os pilotos se dividiram na utilização dos pneus médios e duros para este primeiro contato com a pista. Os pneus duros (C3) eram usados pela dupla da Racing Bulls, Williams, Sauber, Aston Martin e Yuki Tsunoda.
Norris conseguiu mais uma vez bater o tempo do companheiro de equipe, cravando 1m17s631, contra 1m18s249 de Piastri. Pouco tempo depois, em uma sessão bem dinâmica neste começo. Charles Leclerc tomou a segunda posição, com a marca de 1m18s067.
A sessão teve continuidade, com os tempos melhorando volta após volta, Norris atingiu a marca de 1m16s837 com os pneus médios, separado por 0s583 de Leclerc. Sainz surgiu na terceira posição, com a marca de 1m17s794, acompanhado por Alexander Albon, com a marca de 1m17s866. Gasly tinha retornado ao circuito, mas era apenas o décimo sexto colocado.
Com quase 32 minutos de sessão, a pista estava mais vazia, pois os competidores se preparavam nos boxes para uma nova saída. No entanto, Paul Aron provocou a ativação do Virtual Safety Car em decorrência de um problema no carro, quando precisou encostar o equipamento em uma agulha. O estoniano deu por encerrada a sua participação no TL1 da Hungria.
Neste momento de pausa, os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Sainz, Albon, Piastri, Lawson, Hadjar, Verstappen, Bearman e Hamilton. Franco Colapinto era o único que já tinha experimentado os pneus macios (C5), mas na sequência, Leclerc, Verstappen e Hamilton também instalaram um jogo deste composto.
Na Aston Martin, a equipe deu preferência por testar configurações diferentes entre os carros, como assoalho e asa dianteira. Drugovich auxiliava o time para descobrir qual era a melhor escolha para o fim de semana.
Com os compostos mais rápidos do fim de semana, Leclerc atingiu o tempo de 1m16s791, para ser o líder mais uma vez. Hamilton pegou o elevador, para se tornar o quarto colocado com a marca de 1m17s075, com apenas 0s285 do companheiro de equipe.
Norris surgiu na sequência com os pneus macios, para colocar 0s739 no tempo de Leclerc (1m16s052). A tabela de tempos passou por mudanças, por conta da utilização dos pneus macios, ficando desta forma, quando restavam 20 minutos para o final: Norris, Leclerc, Stroll, Albon, Russell, Hamilton, Ocon, Sainz, Lawson e Drugovich. Piastri concluiu a sua volta rápida, para ocupar a segunda posição com o tempo de 1m16s194. Andrea Kimi Antonelli tentava recuperar a sua confiança com o carro, passando para a nona posição da tabela, acompanhado por Bearman.
Ao tentar um pouco mais de entrega no carro, Norris, Hamilton e Drugovich foram avistados travando os pneus, após alguns erros.
As equipes aproveitaram os últimos minutos de contato com a pista para ampliar a coleta de dados, fazendo a simulação de corrida.
FP1 CLASSIFICATION
Nothing in it between the two McLarens, with Leclerc just two tenths further back 👀#F1 #HungarianGP pic.twitter.com/St2QDZgqCq
— Formula 1 (@F1) August 1, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.