ColunistasDestaquesFórmula 1Post

GP da Inglaterra deve ser a última corrida de Laurent Mekies com a Ferrari

Após obter um acordo com Christian Horner, Laurent Mekies será liberado para cumprir o período de quarentena, antes de assumir o cargo de chefe de equipe da AlphaTauri

Quem ainda repara na presença de Laurent Mekies no pit-wall da Ferrari, deve estranhar um pouco, principalmente após o anúncio que ele estará no comando da AlphaTauri no próximo ano. Mekies se tornou uma peça importante para a Ferrari, desta forma concluir as negociações para a sua liberação, não foi algo tão simples.

Como publicado em uma matéria no site Formu1a.uno, parece que as negociações entre Christian Horner e Frédéric Vasseur foram concluídas. Os dois chefes de equipe chegaram em um acordo para obter condições favoráveis para a chegada de Mekies.

Quando a AlphaTauri realizou o anúncio da chegada de Laurent Mekies, Vasseur não se mostrou muito feliz, principalmente porque os temos para o desligamento de Mekies ainda não tinham sido acordados. O anúncio de certa forma foi feita de forma precipitada, mas em uma tentativa de assegurar o destino da AlphaTauri. Seu retorno à Faenza foi datado para 2024, substituindo Franz Tost que deixará o cargo de chefe de equipe ao final da temporada 2023.

Desde então começaram uma série de negociações, pois a saída de Laurent também teria que acontecer em um momento favorável para a Ferrari. Ao que tudo indica, a intenção sempre foi levar engenheiros de Milton Keynes e reduzir o tempo de quarentena deles e de Mekies, satisfazendo todos os envolvidos, aponta a matéria do site Formu1a.uno.

Nos termos atuais, Mekies deve realizar a sua última corrida com a Ferrari em Silverstone. O francês terá a dispensa acontecendo em julho, desta forma, após seis meses de quarentena ele poderá assumir a sua função em Faenza. Há várias semanas o francês não está envolvido com futuras decisões técnicas do time e não tem acesso às áreas ‘sensíveis’ de Maranello. Formas que a equipe tem de se precaver para que Laurent não leve ‘segredos’ da Ferrari para a outra equipe.

Após estabelecer acordo, liberação de Laurent Mekies deve acontecer depois do GP da Inglaterra – Foto: reprodução

A Ferrari também está passando por uma reorganização interna, o time perdeu alguns nomes nesse processo. A saída de Mattia Binotto, a chegada de Frédéric Vasseur, essa incessante necessidade de mostrar resposta na pista e melhorar o seu desempenho, são o ponto de atenção.

Enrico Cardile, se tornaria elegível para diretor técnico da Ferrari. Ele, junto dos seus engenheiros vão coordenar o projeto do carro de 2024. Enquanto isso, em um momento oportuno, um grande nome será anunciado para conduzir a construção do carro de 2025. Porém, o ‘top guy’ de Vasseur deve vir como uma figura para complementar o corpo técnico atual da Ferrari.

Enrico Cardile é o chefe principal, mas junto dele estão Enrico Gualtieri, que é uma referência no departamento de unidade de potência, junto com Thierry Baritaud, engenheiro que é referência no departamento de motores – com foco principal na parte elétrica e turbo. Fabio Montague, pode ser considerado o braço direito de Cardile, sendo a referência em pista. . Diego Tondi é o responsável pela aerodinâmica, enquanto Marco Adurno se concentra na parte de desempenho.

Desde o GP do Canadá, Diego Ioverno está acompanhando Mekies no pit-wall, ele retornou ao dia a dia da equipe nas pistas, após anos ocupando funções em Maranello. Ainda vale mencionar que Ioverno esteve mais envolvido com os assuntos do time nesse último fim de semana, já como parte da equipe representativa nos encontros com a FIA.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo