ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Franz Tost deixa o cargo de chefe de equipe da AlphaTauri e vaga será ocupara por Laurent Mekies

Mekies deixará a Ferrari para assumir o cargo de chefe de equipe. A mudança é anunciada de forma antecipada para garantir a estabilidade de longo prazo da equipe

Nesta quarta-feira (26) às vésperas do GP do Azerbaijão, a AlphaTauri confirmou que Franz Tost deixará o cargo de chefe de equipe ao final da temporada 2023. Laurent Mekies, atual diretor esportivo da Ferrari, se juntará à AlphaTauri para assumir o papel de Tost.

O anúncio da equipe de forma antecipada tem por objetivo manter a estabilidade a longo prazo e garantir a continuidade do trabalho que é realizado pela AlphaTauri. O time está apresentando a sua estrutura de gerenciamento para o campeonato de 2024. Também foi confirmado que Peter Bayer se juntará a equipe como CEO ainda este ano.

Franz Tost não deixará o time completamente em 2024, a AlphaTauri manterá austríaco como consultor.

Tost tem coordenado a equipe B da Red Bull e é uma das figuras chave no time, ele está com a equipe desde a sua criação em 2005, conduzindo a Toro Rosso e depois AlphaTauri. Sob o seu comando, as equipes conquistaram uma vitória cada, a Toro Rosso triunfou no GP da Itália de 2008 com Sebastian Vettel e como AlphaTauri, celebrou a conquista em Monza, durante a temporada de 2020 com Pierre Gasly.

Franz Tost deixará o cargo de chefe de equipe da AlphaTauri ao final da temporada 2023 – Foto: reprodução

O time é uma máquina da Red Bull para a produção de jovens talentos, além disso, colaborou para que vários nomes estivessem no grid da categoria, mesmo em outras equipes.

“Seu compromisso com o desenvolvimento de jovens talentos resultou em um grid de Fórmula 1 onde 25% dos pilotos se beneficiaram de sua orientação. É um grande privilégio para mim também assumir o papel de CEO da equipe e trabalhar ao lado de Laurent. A Scuderia AlphaTauri tem uma equipe fantástica de pessoas e ótima infraestrutura em Faenza e no Reino Unido. Estou muito ansioso para aproveitar esses elementos-chave para aumentar o desempenho, fora da pista, e trazer ainda mais sucesso à equipe nos próximos”, comentou Bayer após o anúncio da AlphaTauri.

Peter Bayer assumirá o cargo de CEO da AlphaTauri ainda nesta temporada – Foto: reprodução

Porém, é fácil reconhecer que as coisas não vão bem na AlphaTauri, o time apresentou uma queda desde a temporada passada e figurar no final do pelotão, encerrando o ano como nona colocada no Mundial de Construtores, não era nada bom. Com apenas três corridas em 2023, a AlphaTauri somou apenas um ponto e mais uma vez ocupa a nona posição do Campeonato de Construtores.

A reestruturação coloca o ex-diretor executivo da F1 e Secretário Geral do Esporte na FIA, Peter Bayer, como CEO da equipe. Peter foi designado para supervisionar a direção estratégica da equipe em suas instalações em Faenza e no Reino Unido.

Laurent Mekies deixará a Ferrari, depois de demonstrar insatisfação com a equipe e será o novo chefe de equipe da AlphaTauri – Foto: reprodução

O engenheiro francês da Ferrari retornará à equipe, time que Makies alcançou os seus primeiros trunfos no automobilismo. Trabalhando como engenheiro de corrida e depois como engenheiro-chefe e chefe de desempenho. Laurent assumirá a operação diária da equipe, incluindo as operações técnicas, de fabricação, função de suporte e equipe de corrida, trabalhando ao lado de Bayer.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Dietrich Mateschitz, que me deu a incrível oportunidade de ser o chefe de equipe da Scuderia Toro Rosso e da Scuderia AlphaTauri nos últimos 18 anos. Foi um verdadeiro privilégio liderar a equipe por tanto tempo e um grande prazer trabalhar com tantas pessoas motivadas e qualificadas, que compartilham minha paixão pela Fórmula 1. Com 67 anos é hora de entregar e com Peter como novo CEO e Laurent como chefe de equipe, encontramos duas pessoas muito profissionais, que levarão a equipe ao próximo nível. Quero agradecer a todos pela boa cooperação”, afirmou Franz Tost.

Em sua primeira declaração como o novo chefe de equipe da AlphaTauri, Mekies disse: “Em primeiro lugar, gostaria de prestar homenagem a Franz pelo excelente trabalho que ele fez ao longo de quase duas décadas no comando de Faenza. Desejo-lhe boa sorte para o futuro e sei que tanto Peter como eu contaremos com sua opinião e conselhos nas próximas temporadas. Olhando para o futuro, tenho a honra de assumir o cargo de chefe de equipe e retornar à equipe onde passei grande parte do início de minha carreira. A Scuderia AlphaTauri tem todos os ingredientes necessários para um maior sucesso no futuro e, em conjunto com Peter, estou ansioso para fazer isso acontecer.”

 

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo