Às vésperas do início das atividades na Austrália, três equipes participantes do campeonato de Fórmula 2 foram penalizadas. DAMS, Rodin Motorsport e a Trident receberam punições dos comissários por infrações cometias na pré-temporada.
A decisão foi tomada na primeira reunião da temporada 2025 pelos comissários da FIA, por violar o Artigo 10.2a do Regulamento Esportivo da FIA, bem como o Artigo 1.5.2, o Artigo 8.4.10 e o Artigo 8.4.11 do Regulamento Técnico de Fórmula 2 da FIA.
Nos carros que serão guiados por Jak Crawford, Amaury Cordeel (Christian Manssell fez os testes, mas foi substituído), Alex Dunne e Max Esterson nesta temporada, foram encontrados sensores de pressão de ar instalados por meio da perfuração do difusor, permitindo que as equipes conduzissem o fluxo de ar do difusor para os sensores – como não é permitida a modificação de uma peça padrão, a atitude é proibida pelo regulamento.
A DAMS, Rodin e Trident foram multadas com € 10.000 por carro pelo sensor instalado durante os testes em Barcelona como penalidade.
Também ficou decidido pelos comissários, que devido à coleta de dados que teoricamente poderiam ser aplicadas e usadas como uma vantagem contra o carro dos adversários – que não fizeram o uso do sensor, ambos os carros das equipes envolvidas, vão perder 10 posições no grid de corrida das duas corridas em Melbourne – Sprint e Prova Principal.
A aplicação da penalidade para os dois pilotos da equipe – pois eles podem ter obtido dados relevantes, afeta as provas de Kush Maini e Sami Meguetounif, pilotos da DAMS e Trident, respectivamente.
Os comissários ainda recomendaram que os times envolvidos nesta infração, sejam restringidos a dois dias de testes durante a próxima atividade de testes de meio de temporada, programada para acontecer no Circuito do Sakhir, no Bahrein. A punição adicional deve ficar a critério do promotor do Campeonato determinar em qual dia eles serão impedidos de participar da sessão.
Por fim, os Comissários recomendaram enfaticamente que o delegado técnico emitisse um Boletim Técnico para os testes no Bahrein, garantindo que as equipes que não cometeram a infração pudessem solicitar autorização para o uso de sensores semelhantes. No entanto, ficou determinado que o delegado técnico não deve aceitar pedidos das equipes DAMS, Rodin Motorsport ou Trident.
O promotor seguirá a recomendação dos Comissários durante os testes no Bahrein.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.