AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 2Post

DAMS, Rodin e Trident são punidas em Melbourne por irregularidade nos testes de pré-temporada

Pilotos de três equipes do grid da Fórmula 2 vão sofrer as consequências em Melbourne, por infrações cometidas por suas equipes nos testes em Barcelona

Às vésperas do início das atividades na Austrália, três equipes participantes do campeonato de Fórmula 2 foram penalizadas. DAMS, Rodin Motorsport e a Trident receberam punições dos comissários por infrações cometias na pré-temporada.

A decisão foi tomada na primeira reunião da temporada 2025 pelos comissários da FIA, por violar o Artigo 10.2a do Regulamento Esportivo da FIA, bem como o Artigo 1.5.2, o Artigo 8.4.10 e o Artigo 8.4.11 do Regulamento Técnico de Fórmula 2 da FIA.

Nos carros que serão guiados por Jak Crawford, Amaury Cordeel (Christian Manssell fez os testes, mas foi substituído), Alex Dunne e Max Esterson nesta temporada, foram encontrados sensores de pressão de ar instalados por meio da perfuração do difusor, permitindo que as equipes conduzissem o fluxo de ar do difusor para os sensores – como não é permitida a modificação de uma peça padrão, a atitude é proibida pelo regulamento.

A DAMS, Rodin e Trident foram multadas com € 10.000 por carro pelo sensor instalado durante os testes em Barcelona como penalidade.

Também ficou decidido pelos comissários, que devido à coleta de dados que teoricamente poderiam ser aplicadas e usadas como uma vantagem contra o carro dos adversários – que não fizeram o uso do sensor, ambos os carros das equipes envolvidas, vão perder 10 posições no grid de corrida das duas corridas em Melbourne – Sprint e Prova Principal.

A aplicação da penalidade para os dois pilotos da equipe – pois eles podem ter obtido dados relevantes, afeta as provas de Kush Maini e Sami Meguetounif, pilotos da DAMS e Trident, respectivamente.

Os comissários ainda recomendaram que os times envolvidos nesta infração, sejam restringidos a dois dias de testes durante a próxima atividade de testes de meio de temporada, programada para acontecer no Circuito do Sakhir, no Bahrein. A punição adicional deve ficar a critério do promotor do Campeonato determinar em qual dia eles serão impedidos de participar da sessão.

Por fim, os Comissários recomendaram enfaticamente que o delegado técnico emitisse um Boletim Técnico para os testes no Bahrein, garantindo que as equipes que não cometeram a infração pudessem solicitar autorização para o uso de sensores semelhantes. No entanto, ficou determinado que o delegado técnico não deve aceitar pedidos das equipes DAMS, Rodin Motorsport ou Trident.

O promotor seguirá a recomendação dos Comissários durante os testes no Bahrein.

Programação – Horários da primeira prova da Fórmula 2 na temporada 2025 com etapa realizada na Austrália – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo