ColunistasFórmula 1Post

Charles Leclerc lidera TL3 em Singapura. Atividade é parcialmente prejudicada por conta da chuva

A previsão se confirmou, a chuva invadiu a tarde de sábado em Singapura. Charles Leclerc e Max Verstappen batalharam pela liderança da atividade se aproveitando da evolução da pista

O TL3 da Fórmula 1 foi realizado neste sábado (01), mas parte da sessão foi comprometida por conta da chuva que chegou em Singapura. Mas os últimos 30 minutos de atividade, foram marcados por uma boa movimentação na pista, os pilotos aproveitaram o traçado molhado para completar algumas provas e avaliar os seus carros com os pneus de chuva.

A classificação também deve ser realizada na chuva, desta forma o traçado costuma mudar rapidamente, podendo promover a evolução do traçado conforme ele seca ou dificultar ainda mais o trabalho no traçado se a chuva for piorando.

Max Verstappen foi o primeiro piloto a instalar os pneus intermediários, o competidor aguardou um pouco mais de tempo nos boxes para não usar os pneus de chuva extrema. Rapidamente Max começou a aferir as suas voltas rápidas e foi melhorando as suas marcas. Nos últimos minutos de atividade o holandês e Charles Leclerc duelaram pela liderança da sessão.

Charles Leclerc estabeleceu o melhor tempo depois de aferir 1m57s782, com Max ficando separado do monegasco por 0s526. A evolução do traçado era nítida, principalmente nos últimos minutos da atividade.

Carlos Sainz fechou a sessão no terceiro lugar, tendo a chance de completar mais uma volta rápida ao final da atividade. Fernando Alonso ficou com o quarto lugar, seguido por Sergio Pérez. Mesmo depois da batida no TL1, Lance Stroll demonstra confiança no traçado, o canadense fechou a atividade no sexto. Esteban Ocon foi o sétimo colocado com o outro carro da Alpine. Sebastian Vettel aproveitou a atividade para aparecer na oitava posição e em uma classificação que pode ser realizada em pista molhada, podemos nos surpreender com alguns competidores, principalmente com o alemão que é o maior vencedor da pista.

A Mercedes apostou em uma abordagem menos agressiva nesta sessão, George Russel foi o nono colocado, enquanto Lewis Hamilton apareceu apenas no final da atividade e ficou com o décimo segundo lugar. Daniel Riccardo completou o top-10 com a McLaren.

Todos os pilotos foram para a pista e fizeram a sua coleta de dados em pista molhada. A chuva deve aparecer mais uma vez na classificação e surpreender os competidores. Vários erros foram observados nesta sessão, alguns pilotos estavam com dificuldade para fazer as curvas, enquanto outros precisavam controlar os seus equipamentos, por conta das saídas de traseira.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para a realização da classificação.

Saiba como foi o TL3 da Fórmula 1 em Singapura

A chuva invadiu Singapura neste sábado, confirmando o clima instável que era esperado para o fim de semana. A própria classificação da W Series foi marcada pelo caos, por conta da chuva.

Quando o TL3 teve início, o cronômetro entrou em regressiva, mas a direção de prova não liberou o acesso ao traçado. Evitando acidentes, a categoria foi realizando avaliações da pista antes de optar pela liberação dos carros.

A sexta-feira fora caótica, alguns pilotos deram toques no muro de contenção, mas foram trabalhando na evolução do desempenho no traçado. Lewis Hamilton liderou o TL1, enquanto Carlos Sainz estabeleceu o melhor tempo no TL2.

A pista foi liberada quando restavam 30 minutos para o encerramento do TL3. Porém, os pilotos levaram um pouco mais tempo para decidir deixar os boxes. Pierre Gasly foi o primeiro competidor a ser liberado, em seu carro da AlphaTauri que tinha os pneus de chuva extrema (faixa azul) instalados.

Na sequência foi a vez de Yuki Tsunoda seguir para o traçado, seguindo o companheiro de equipe. Bottas foi o terceiro competidor enviado para a pista. Com o carro traseirando um pouco, Gasly foi controlando o seu carro até completar a volta. O francês anotou 2m09s894 para inaugurar a tabela de tempos neste sábado.

Durante a primeira liberação, os times deram preferência pelos pneus de chuva extrema, mas Max Verstappen foi o primeiro competidor a experimentar os pneus intermediários (faixa verde). Tsunda completou a sua volta aferindo 2m13s281, seguido por Bottas com 2m15s554. Daniel Ricciardo passou a ocupar a segunda posição com 2m10s874, onde o australiano também perdeu a traseira do carro.

Gasly retornou aos boxes para instalar os pneus intermediários, enquanto Norris registrou 2m09s642 usando os pneus ainda de faixa azul. Pouco tempo depois foi a vez de Mick Schumacher surpreender com 2m09s388, mas Sainz bateu o tempo do alemão com 2m08s662.

Verstappen confirmou que os pneus intermediários eram melhores e anotou 2m06s115. Nicholas Latifi estava lutando com o carro para fazer as curvas e acabou usando a área de escape da curva treze, provocando uma bandeira amarela no local de forma momentânea.

Adentrando aos últimos minutos de atividade, todo o grid apostava nos pneus intermediários para as suas voltas.

Quando restavam dez minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Gasly, Pérez, Ricciardo, Alonso, Leclerc, Zhou, Norris e Bottas. Verstappen tinha chegado a marca de 2m02s098, enquanto Sainz ficou separado por apenas 0s060 do holandês. Mick Schumacher enfrentou problemas na instalação do seu pneu intermediário e precisou ser resgatado no pit-lane por conta da roda solta.

Os tempos foram evoluindo conforme a pista ficava mais seca e um trilho era criado no traçado. Verstappen chegou a marca de 1m59s456, superando a marca de Leclerc em 1s527. Apenas Russell insistiu um pouco mais nos pneus de chuva extrema.

Para completar a atividade Hamilton e Charles Leclerc se enfrentaram momentaneamente na pista. O inglês foi o último competidor a aferir tempo no traçado, registrando 2m05s678, para ocupar apenas a décima nona posição.

Leclerc então apareceu na liderança com 1m58s899. Alguns erros aconteceram pelo traçado, com os pilotos precisando usar as áreas de escape, enquanto experimentavam o traçado úmido.

Quando a sessão foi encerrada, Leclerc se manteve na liderança com 1m57s782. Sainz assumiu o terceiro lugar ficando mais próximo do companheiro de equipe. Alonso se estabeleceu no quarto lugar com 1m59s429. Alguns pilotos ainda conseguiram melhorar os seus tempos quando o cronômetro determinou o encerramento da sessão.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo