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Charles Leclerc crava a pole em Singapura, depois de batalha intensa com Lewis Hamilton

Sem Max Verstappen entre os três primeiros, Leclerc divide a primeira fila com Sergio Pérez, acompanhado por Lewis Hamilton

A classificação foi agitada em Singapura neste sábado (01), com as disputas na pista acontecendo até o último instante da atividade. Charles Leclerc cravou a 18ª pole da carreira ao anotar 1m49s412. O monegasco encontrou um bom giro em sua última oportunidade no traçado, já na quinta volta do pneu macio para comemorar a pole.

Max Verstappen até duelou pela pole no começo do Q3, foi consistente em suas voltas, mesmo com a traseira do carro se perdendo em alguns momentos, porém, perdeu a chance de fazer um giro melhor na pista próximo do final da sessão. O holandês abortou a sua penúltima volta na pista por um erro e permaneceu no traçado abrindo mais uma volta rápida, mas foi chamado aos boxes pelo time sem maiores explicações.

A Red Bull informou que o carro de Max estava perto de uma pane seca e para não sofrer uma desclassificação, recolheram seu carro. O holandês começará o GP de Singapura da oitava posição, dificultando um pouco mais a sua possível conquista do título neste domingo.

Sem Max, Sergio Pérez estabeleceu o segundo melhor tempo, acompanhado por Lewis Hamilton da Mercedes. O piloto da Mercedes brigou com afinco pela pole, mas na última volta rápida, precisou se contentar com a terceira posição. Carlos Sainz foi o quarto colocado, seguido por Fernando Alonso que se aproveitou desse traçado parcialmente molhado, para duelar com os primeiros colocados. Na última volta o espanhol tocou no muro de contenção, mas ainda garantiu o quinto lugar para a largada.

Lando Norris levou a McLaren até o Q3, o piloto britânico foi o sexto colocado, com Pierre Gasly ocupando o sétimo lugar. Kevin Magnussen surpreendeu avançando com a Haas até o Q3, mas soube trabalhar com essas condições de pista. Yuki Tsunoda foi o décimo colocado completando o top-10.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 09h (pelo horário de Brasília), para a disputa do GP de Singapura.

Saiba como foi a classificação da F1 em Singapura

A chuva não caia mais em Singapura, mas alguns trechos da pista ainda estavam úmidos. A temperatura na pista se encontrava na casa dos 27°C, com 26°C no ambiente.

O TL3 foi marcado pela chuva, gerando um atraso para a liberação dos carros.

Q1

Antes da abertura dos boxes, a dupla da Mercedes já se posicionava George Russell e Lewis Hamilton na saída do pit-lane. Todos os carros eram encaminhados para a pista com os pneus intermediários, por conta do traçado ainda molhado.

Russell abriu a tabela de tempos com 1m57s099, mas na sequência Hamilton anotou 1m56s937. Tsunoda apareceu na terceira posição com 1m58s724, mas diversos pilotos ainda estavam aferindo a sua primeira volta no circuito. No giro seguinte Russell anotou 1m55s842, enquanto Kevin Magnussen, Mick Schumacher e Charles Leclerc cometeram erros pelo traçado, precisando recorrer as áreas de escape do circuito.

Hamilton foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m54s689, mas novamente o holandês com a sua Red Bull estabeleceu 1m54s395. Restando sete minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Leclerc, Sainz, Stroll, Russell, Pérez, Norris, Gasly e Ocon. Leclerc voltou a melhorar o seu tempo com 1m54s222, enquanto Zhou entrou no top-10 com 1m56s741 para assumir o nono lugar.

Alguns pilotos permaneciam na pista aproveitando a evolução do traçado, enquanto a dupla da Haas passou pelos boxes, substituiu os pneus e retornou ao traçado. Restando cerca de 2 minutos para o final, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Pérez, Sainz, Hamilton, Magnussen, Stroll, Russell, Alonso e Bottas. Enquanto na zona de eliminação, foi possível ver: Gasly, Vettel, Latifi, Tsunoda e Albon.

Com o cronômetro zerado, Zhou melhorou o seu tempo para 1m55s375, para ocupar a décima posição. Vettel se salvou da eliminação com o décimo primeiro lugar. Ricciardo até obteve um tempo melhor, mas foi eliminado. Mick Schumacher foi o último piloto a completar a sua volta, o competidor da Haas ocupou o décimo quarto lugar para seguir ao Q2. Ocon enfrentou problemas nos freios e diferente dos treinos livres, não conseguiu um bom desempenho e abandonou a possibilidade de seguir na classificação.

Eliminados

16) Valtteri Bottas – 1m56s083
17) Daniel Ricciardo – 1m56s226
18) Esteban Ocon – 1m56s337
19) Alexander Albon – 1m56s985
20) Nicholas Latifi – 1m57s532

Q2

Na segunda saída, os pilotos ainda trabalhavam com os pneus intermediários, alguns competidores apostaram em pneus novos, enquanto outros estavam utilizando os compostos já usados da outra sessão, como foi o caso de Hamilton, Leclerc, Russell; entre outros.

Norris anotou 1m43s995, seguido por Gasly que tinha 1m54s368. Entre os ponteiros do campeonato Leclerc obteve 1m52s343, enquanto Verstappen não superou o monegasco pois anotou 1m52s723. Depois que todos os competidores fizeram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Pérez, Sainz, Hamilton, Norris, Alonso, Stroll, Gasly e Vettel.

Enquanto a Ferrari devolvia Leclerc para a pista com um jogo de pneus intermediários novo, Stroll e Vettel foram os primeiros competidores que arriscaram o uso dos pneus macios. Os pneus de slick não funcionaram, pois a pista ainda estava molhada. Por outro lado, aqueles que apostaram nos intermediários, ainda conseguiram melhorar os seus tempos.

A dupla da Aston Martin foi eliminada pelo uso dos pneus Slick. Tsunoda foi do décimo quinto lugar, para ocupar a oitava posição e avançar ao Q3. Russel foi eliminado depois de ocupar o décimo primeiro lugar, sem chances de disputar o Q3.

Eliminados

11) George Russell – 1m54s012
12) Lance Stroll – 1m54s211
13) Mick Schumacher – 1m54s370
14) Sebastian Vettel – 1m54s370
15) Zhou Guanyu – 1m22s218

Q3

O Q3 começou com quase todos os pilotos apostando nos pneus de pista seca. Tsunoda foi o único competidor que seguiu para a pista com pneus intermediários usados. Lewis Hamilton apareceu na liderança com 1m53s002, encontrando um equilíbrio melhor do que o dos outros competidores e surpreendendo.

Os tempos foram melhorando com os pilotos permanecendo na pista e depois de se adaptarem as condições do traçado. Alonso saltou para a ponta com 1m52s520, sendo superado por Leclerc que anotou 1m51s881. Instantes depois foi a vez de Hamilton saltar mais uma vez para a ponta estabelecendo 1m51s019.

Verstappen cometia alguns erros em sua volta, por conta da traseira do carro, mas ainda obteve 1m51s395. Pérez saltou para a terceira posição com 1m51s747 e, só depois aparecia a dupla da Ferrari, com Leclerc e Sainz na sequência. Tsunoda abandonou o uso dos pneus intermediários e instalou os pneus macios.

No quinto giro do pneu, Leclerc obteve 1m49s412, aparecendo na ponta, depois de superar Alonso que registrou 1m50s737.

Instantes depois, Pérez conseguiu o segundo lugar. Hamilton fez o melhor segundo setor e se estabeleceu na terceira posição. Sainz foi o quarto colocado, desta forma Alonso foi empurrado para o quinto lugar, depois te ter brigado pelas primeiras posições.

A Red Bull pediu para Max Verstappen abortar a sua volta, desta forma o piloto holandês ficou apenas com a oitava posição, depois de até mesmo brigar pela pole.

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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