A McLaren divulgou nesta segunda-feira o MCL60, carro que a equipe inglesa disputará a temporada 2023 e será guiado por Lando Norris e Oscar Piastri.
Ao longo do dia a McLaren foi divulgando partes do novo carro, detalhes da pintura e aproveitou o momento para lançar a sua nova coleção de roupas. O time Papaya gosta de realizar várias ações e sabe explorar a imagem dos seus pilotos, além de contar com o apoio dos fãs.
A pintura do MCL60 conta com o laranja característico da McLaren mas que agora está mais presente na forma de detalhes, pois o carro ficou mais preto, com a fibra de carbono exposta o time pode reduzir um pouco do peso do carro. A coleção de roupas lançada pela McLaren indicava a linha que a equipe investiria. O MCL60 é uma evolução do carro da temporada passada e esteticamente tem influência das escolhas que a equipe realizou no último ano.
Ao longo do ano passado a McLaren surgiu com um carro bem laranja, mas conforme o Campeonato foi avançando, o MCL36 foi pendendo parte da pintura e deixando a fibra de carbono mais evidente, surgindo como um alternativa para os times que precisavam reduzir o peso dos seus carros. Desta vez a McLaren já aparece com um carro mais preto, além de detalhes em azul que são muito menores quando comparado com o carro do começo do ano.
Para a temporada 2023 a McLaren modificou o nome do seu carro, quebrando a sequência que estavam seguindo desde 2017 com o lançamento do MCL32. O MCL60 foi adotado para batizar o carro deste ano, para comemorar o 60º aniversário da McLaren. Com essa escolha o time faz referência a sua história, mas também marca o seu olhar para o futuro.
“Para marcar o ano marcante da McLaren, o carro da equipe em 2023 será nomeado MCL60, em uma ruptura da nomenclatura anterior. O piloto nascido na Nova Zelândia, Bruce McLaren, fundou a McLaren Racing em 1963 e, desde então, a equipe venceu 20 campeonatos mundiais de Fórmula 1, 183 Grandes Prêmios de Fórmula 1, as 500 milhas de Indianápolis três vezes e as 24 Horas de Le Mans em sua primeira tentativa”, disse a McLaren através do comunicado.
Novamente o lançamento é usado para divulgar os patrocinadores da McLaren para a temporada 2023. Zak Brown se dedica para obter novas marcas que possam apoiar a equipe, acordos de longo ou curto prazo que fazem o time ficar em evidência em diferentes seguimentos.
A McLaren viverá um ano de mudanças, atualmente a equipe será comandada por Andrea Stella, após a saída de Andreas Seidl que deixou o time para atuar como CEO da Sauber. Stella está integrado com a equipe e sabe os planos que foram estabelecidos para os próximos anos, desta forma vai guiar a McLaren na tentativa de tornar a equipe mais competitiva e que possa brigar por pódios e vitórias de forma regular.
LEIA MAIS: Andrea Stella será o novo chefe de equipe da McLaren, ocupando cargo deixado por Andreas Seidl
No âmbito dos pilotos, a McLaren permanece com Lando Norris que disputará a quinta temporada com a equipe. O inglês vem sendo moldado para em algum momento ganhar títulos com a McLaren. Norris mudou após a contratação de Daniel Ricciardo e precisou entregar mais para o time e se desenvolver. Nos dois últimos anos o piloto foi responsável por grande parte dos pontos conquistados pela McLaren, tentando manter o time entre os cinco primeiros colocados do Campeonato.
Após duas temporadas defendendo a McLaren, Daniel Ricciardo teve o seu contrato encerrado. O piloto acabou não entregando o que era esperado e não se adaptou ao carro da McLaren, desta forma optaram por acordo encerrar o vínculo para a temporada atual. O australiano retornou para a Red Bull para atuar como terceiro piloto.
A McLaren se envolveu em diversas polêmicas relacionadas a contratação de pilotos e no encerramento do contrato com Ricciardo. Enquanto o piloto australiano confirmava a sua permanência no time, a McLaren estava negociando um contrato com Oscar Piastri – piloto que era preparado pela Alpine para guiar pelo time em um futuro próximo.
“Estamos muito satisfeitos em lançar nosso time de Fórmula 1 de 2023 com Lando e Oscar ao volante enquanto comemoramos os 60 anos da McLaren. A escolha de pilotos deste ano é extremamente empolgante, já que Lando, um piloto inteligente e confiante com excelente ritmo, se junta com Oscar, um dos maiores talentos em ascensão no automobilismo.”, afirma Zak Brown, CEO da McLaren Racing.
LEIA MAIS: McLaren confirma a contratação de Oscar Piastri para 2023, depois de julgamento favorável ao time
Piastri foi contratado pela McLaren e mesmo com uma disputa intensa com a Alpine, o australiano conseguiu o assento na equipe Papaya. Piastri chega com uma grande promessa, principalmente pelos seus resultados na base e na forma como o piloto evoluiu rapidamente, conquistando vários títulos na sequência. A McLaren está buscando um piloto que assim como Norris consiga entregar resultados e que juntos os pilotos capitalizem o máximo de pontos.
Em 2023 a McLaren contará com dois pilotos reservas, primeiramente Alex Palou (campeão da Indy) foi confirmado como reserva da equipe, auxiliando o time ao longo da temporada. A McLaren ainda utilizará o vínculo com a Mercedes por conta dos motores, para ter à disposição Mick Schumacher, que atualmente é piloto reserva da equipe alemã.
LEIA MAIS: Raio-X da Temporada 2022: a odisseia da McLaren para estar nas primeiras posições do grid
Na temporada passada a McLaren encerrou o ano como quinta colocada do Campeonato, somando 159 pontos, contra 173 da Alpine. Norris conquistou sozinho 122 pontos, como a disparidade de desempenho entre os companheiros de equipe era evidente, os pontos não conquistados por Ricciardo fizeram falta na disputa direta com a Alpine.
A McLaren luta para ter uma temporada mais animadora, podendo superar a Alpine e talvez ficando até mais próxima da disputa entre os primeiros colocados da tabela.
* Em atualização