AutomobilismoBlogColunistasDestaquesPostWEC

Jota celebra vitória com Callum Ilott e Will Stevens nas 6 Horas de Spa

Jota garante a primeira vitória de uma equipe privada no WEC durante a era Hypercar

A dupla formada por Callum Ilott e Will Stevens cruzou a linha de chegada das 6 Horas de Spa-Francorchamps na liderança, faturando uma vitória espetacular no Mundial de Endurance da FIA.

A prova que ultrapassou às 6 horas, após enfrentar um período de bandeira vermelha. Restando duas horas para o fim, Earl Bamber, quarto no geral com o Cadillac #2 duelava com o Porsche #99, mas acabou fazendo contato com o BMW da WRT na reta Kemmel guiado por Sean Gelael. O acidente foi chocante, com o Cadillac perdendo várias peças pelo caminho, mas os pilotos envolvidos ficaram bem.

Reparos foram necessários na pista, além da remoção das peças que ficaram pelo caminho. A direção de prova encaminhou a corrida para a bandeira vermelha. Já era tarde na Bélgica quando os pilotos enfrentaram a 1h e 44 minutos que restavam. Mesmo a diminuição da incidência no sol na pista, ainda estava claro no traçado, por conta da primavera no hemisfério norte.

Antes da prova ser paralisada a Jota realizou um pit-stop, a parada oportuna contribuiu para a equipe descasar a sua estratégia com o restante do pelotão, permitindo que Ilott pudesse conduzir o carro para a vitória. O resultado obtido pela Hertz Team Jota no sábado, é a primeira vitória de uma equipe privada na era Hypercar.

Nesta etapa, a equipe disputou a corrida apenas com Callum Ilott e Will Stevens, Norman Nato optou por correr a rodada dupla de Berlim da Fórmula E, ficando de fora das 6 Horas de Spa.

A Porsche Penske de Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor fatura o seu segundo lugar consecutivo, após vencer a etapa de abertura do campeonato no Catar. Os atuais líderes do campeonato cruzaram a linha de chegada separados por mais de 12 segundos de Ilott.

A Ferrari fez a estratégia contrária da Jota, dando passagem para a equipe. Foi mais um fim de semana complicado na Ferrari, o time tinha faturado a pole com o carro #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, no entanto, o carro foi desclassificado por não estar dentro do peso mínimo.

Conforme a prova foi se desenrolando, a Ferrari avançou no grid, a Ferrari #50 celebrou um pódio, ocupando a terceira posição do grid. O resultado colabora para a equipe subir um pouco na tabela. A Ferrari nº 51 faturou a quarta posição, carro de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi.

O outro Ferrari da AF Corse #83 faturou mais alguns pontos, com o segundo 8º lugar consecutivo, o equipamento é de Robert Shwartzman, Robert Kubica e Yifei Ye.

Mesmo com a Toyota faturando uma vitória em Ímola, nem mesmo participaram do pódio neste fim de semana. O carro de Sébastien Buemi, Ryo Hirakawa e Brandon Hartley foi o sexto colocado, enquanto o Toyota #8 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nick de Vries obteve a sétima posição.

LMGT3

O final da corrida da categoria, foi quase no clima de “resta um”, principalmente os últimos 10 minutos de prova, onde o combustível de vários carros estava perto de acabar e as equipes precisaram recorrer a um pit-stop rápido, para cruzar a linha de chegada.

Embora a Iron Dames tenha conquistado a pole position, com o Lamborghini Huracán LMGT3 Evon #85, foi a Manthey EMA que faturou a vitória no final da corrida, com o Porsche 911 GT3 R LMGT3 #90.

A bandeira vermelha acabou afetando também a prova realizada LMGT3, Iron Dames e Iron Lynx precisaram recorrer aos boxes para concluir a corrida, a segunda equipe tinha até mais chances de faturar a vitória, mas mesmo que cruzasse a linha de chegada na ponta, precisava ter combustível suficiente no carro para análise – e eles não tinham.

Em uma batalha se tornou da Manthey EMA com a Manthey PureRxCing, a ultrapassagem do Porsche #91 foi realizada no carro #92 contribuindo para uma vitória “interna”, mas que tem suas diferenças de apoio. Foi o trio formado por Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin que concluiu a prova na ponta.

O McLaren 720S GT3 Evo da United Autosport, guiado pelo brasileiro Nicolas Costa, James Cottingham e Grégoire Saucy faturou a 5ª posição na prova, se tornando o melhor resultado do time após três provas disputadas.

A carro #59 da United chegou a liderar uma boa parte da prova. Após a largada Cottingham conseguiu saltar da quarta posição para o segundo lugar, permanecendo com o carro entre os três primeiros colocados ao longo do seu stint que durou cerca de duas horas.

Nicolas foi o segundo a entrar no carro, tentando manter o ritmo foi imprimido no começo da prova. Assumiu a liderança e se manteve assim enquanto o seu stint era realizado. Com menos de duas horas para o final da corrida, a fatídica bandeira vermelha surgiu na pista.

Saucy assumiu a condução do carro para a relargada, mas por conta da confusão gerada pela paralisação, não conseguiram manter o pódio, precisando parar nos últimos minutos.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo