A Aston Martin encerrou a temporada 2022 ocupando a sétima posição do Campeonato de Construtores. A equipe obteve 55 pontos, a mesma pontuação da Alfa Romeo.
O time partiu para as férias de verão compartilhando a lanterna do campeonato com a Williams, porém, na ocasião a Aston Martin contava com 20 pontos, contra 3 obtidos pela Williams, 27 da AlphaTauri e 34 da Haas.
Quando falamos sobre expectativa, também podemos ligar essa palavrinha com a Aston Martin, pois por conta do investimento que tem sido aplicado, além de diversas iniciativas para melhorar o desempenho da equipe em meio a contratações pontuais, acreditava-se que 2022 seria um ano melhor para a equipe.
O novo regulamento obviamente era uma receita perfeita para criar um bom carro e tentar travar uma disputa melhor no grid. Porém, este primeiro carro desenvolvido pelas equipes em um novo regulamento, foi criado em uma folha de papel em branco. O único conceito que os times tinham como seguir era aquele fornecido pela FIA e os parâmetros que deveriam seguir do regulamento técnico para desenvolver o carro.
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Uma folha de papel em branco tanto pode produzir o desenho de foguete, como um simples rabisco de criança. Logo nos testes de pré-temporada o carro da Aston Martin era o que menos empolgava, tinha um design pouco convincente. Ao longo do ano a equipe realizou algumas atualizações tentando melhorar o seu desempenho. A Aston Martin também foi perdendo uma parte da sua pintura, com o intuito de deixar o AMR22 mais leve.
No GP da Espanha a Aston Martin roubou a cena, este circuito foi escolhido por várias equipes do grid para a apresentação de um grande pacote de atualizações, o AMR22 apareceu semelhante ao RB18 da Red Bull. O assunto até levantou uma certa suspeita, mas a FIA informou que as modificações estavam dentro do regulamento e o pacote fora desenvolvido seguindo uma linha de raciocínio e não era uma cópia do carro da Red Bull.
As atualizações não surtiram o efeito esperado pela Aston Martin, a equipe acreditava em um desempenho melhor do carro, mas não resolveu os problemas que o AMR22 tinha. Com a temporada em andamento, mas já próximo do meio do ano, a equipe também precisava pensar no seria feito em 2023. Para o GP de Singapura a equipe levou algumas atualizações e foi nesta prova em questão que a Aston Martin abandonou a nona posição do Campeonato para ocupar o sétimo lugar.
Com o pelotão intermediário muito próximo e vários questionamentos que se equivaliam, foi uma luta constante para obter pontos, mas a Aston Martin tentava ficar entre os dez primeiros para conquistar alguns pontos. O time se aproveitou de abandonos dos pilotos da Alpine, Alfa Romeo e até mesmo das equipes mais à frente, além de desempenhos ruins da McLaren para salvar pontos.
Infelizmente boa parte dos problemas da Aston Martin começavam por ter realizado classificações ruins, desta forma na corrida o time nem sempre conseguia trabalhar muito bem com boas estratégias. Porém, em Abu Dhabi, Sebastian Vettel encantou levando o carro até o Q3, mas ao longo da prova, a equipe trabalhou com o piloto em uma estratégia de apenas uma parada – desta forma o piloto alemão quase ficou fora do top-10, pois grande parte do pelotão intermediário realizou duas trocas de pneus.
O próximo ano pode ser um pouco diferente para a equipe, principalmente por ter uma direção melhor de como realizar a construção do novo carro. A Aston Martin já definiu a data de 13 de fevereiro para fazer o lançamento do AMR23. O time espera estar brigando por um título nos próximos cinco anos, por conta de todo o investimento que está sendo realizado, principalmente em uma nova fábrica de última geração.
Mike Krack também está mais ciente do trabalho realizado pelo time, agora que está à frente da Aston Martin como chefe de equipe e isso pode ser um fator interessante, principalmente coordenando o nascimento do novo carro. O lançamento do novo modelo que será usado pela Aston Martin em 2022 está programado para acontecer no dia 13 de fevereiro.
Sebastian Vettel optou por deixar a equipe ao final da temporada 2022, o piloto alemão mesmo sabendo de todos os investimentos da equipe, não estava sentindo os resultados. Além disso, ele passou os últimos meses se questionando sobre os esforços que estava realizando, bem como todas as viagens em decorrência de um calendário extenso da Fórmula 1 e o tempo que estava passando longe de casa.
Na última corrida realizada por Sebastian Vettel, o piloto foi extremamente homenageado, onde vários dos seus companheiros fizeram questão de demonstrar a importância do piloto e como ele fará falta no grid. No GP de Abu Dhabi, todos também estavam inclinados a fornecer uma grande batalha para o piloto, mas não o tirar da prova, com a intenção de que ele cruzasse a linha de chegada pela última vez.
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Vettel contribuiu com a equipe por conta da sua experiência, foi realmente uma pena ele deixar a equipe. Mas a vaga deixada por Vettel foi a oportunidade para uma grande movimentação no pelotão, Fernando Alonso ocupará a vaga de Vettel no próximo ano, pois o piloto espanhol se interessou por todos os investimentos que a Aston Martin está realizando.
Lance Stroll fez algumas boas corridas na temporada, capitalizou os pontos que conseguia, mas em alguns momentos se beneficiou dos erros que a equipe cometia com Vettel, para terminar à frente do piloto alemão. Stroll terminou a temporada obtendo 18 pontos, contra 37 conquistados por Vettel, sendo algo bem importante, principalmente após o alemão ter ficado fora de duas corridas pois positivou para o Covid-19.