Os pilotos da Fórmula 2 retornaram ao Circuito de Zandvoort neste sábado (03) para disputar a Sprint. Como já era esperado, a classificação gerou mais emoção que a própria corrida, o traçado travado possibilitou ultrapassagens apenas no momento da largada, depois os pilotos ficaram presos no trenzinho formado pelo DRS.
Marcus Armstrong aproveitou a largada para surpreender Clément Novalak, foi neste momento que assumiu a ponta e não saiu mais. Mesmo após a ação do Safety Car no final da prova, o neozelandês controlou a ponta e recebeu a bandeirada na primeira posição.
O piloto da Hitech comemorou a sua terceira vitória na temporada 2022 e a quarta na Fórmula 2. Clément Novalak terminou a prova na segunda posição, um pouco frustrado com o resultado, mesmo este sendo o seu primeiro pódio na categoria.
Dennis Hauger ficou com a terceira posição, superando Liam Lawson na relargada. Mesmo com o piloto da Prema e da Carlin sendo mais rápidos que Novalak, os adversários não encontraram uma brecha para realizar a ultrapassagem, pelo mesmo motivo que afetou o pelotão intermediário.
Jüri Vips ficou com o quinto lugar, depois de ser ultrapassado instantes depois que a prova começou. Ayumu Iwasa surpreendeu Richard Verschoor na relargada, para garantir o sexto lugar. Logan Sargeant foi o oitavo colocado, ficando com a última posição que fornece pontos neste sábado.
Mesmo com Felipe Drugovich começando a corrida na décima posição, o piloto brasileiro não conseguiu avançar, ficou preso atrás de Jack Doohan, sendo pressionado a todo o momento por Frederic Vesti. Enzo Fittipaldi foi o décimo terceiro colocado.
Vivendo a pressão do campeonato, Théo Pourchaire cometeu mais um erro na Sprint, o piloto começou a corrida da 16ª posição, fez duas ultrapassagens pós-largada, perdeu o controle do carro e caiu para 20º.
A Fórmula 2 retorna neste domingo (04), às 5h20 (pelo horário de Brasília), para a realização da corrida principal.
Saiba como foi a Corrida Sprint da Fórmula 2 na Holanda
Felipe Drugovich conquistou a pole na sexta-feira e utilizará ela para começar a prova do domingo na primeira posição. Jack Doohan foi o segundo colocado. A sessão foi marcada pela batida de Théo Pourchaire.
🚨 SPRINT RACE STARTING GRID 🚨
Here's how we're lined up for the first F2 race of the weekend! #DutchGP #F2 pic.twitter.com/DFQDT1hnre
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Na prova deste sábado, com o benefício do grid invertido, Clément Novalak começou a prova da primeira posição, dividindo a primeira fila com Marcus Armstrong, Vips e Hauger estiveram logo atrás.
Largada autorizada, Armstrong saltou para a ponta ultrapassando Novalak, Hauger era o terceiro colocado, superando Vips. Com uma reta curta, os pilotos foram tentando arrumar espaço para ganhar posições neste início de prova. A disputa seguiu, Lawson colocou o carro de lado e ultrapassou Vips, deixando o piloto da Hitech no quinto lugar.
LAP 1/29
It's three-wide through Zandvoort's mini-oval in the first sector 😍
Armstrong leads from Novalak, Hauger, Vips and Lawson#DutchGP #F2 pic.twitter.com/5XaoYd0fxm
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No segundo giro Théo Pourchaire errou a freada e da décima quarta posição, caiu para o 21º lugar. O fim de semana do francês era um desastre, principalmente após a classificação. Neste momento os dez primeiros eram: Armstrong, Novalak, Hauger, Lawson, Vips, Verschoor, Iwasa, Sargeant, Doohan e Drugovich.
LAP 2/29
Pourchaire runs off the road at Turn 1 and drops down to P21 😫#DutchGP #F2 pic.twitter.com/2gzoMqLyBh
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Daruvala escapou um pouco da pista no quarto giro, mas na sequência foi Olli Cadwell que estampou o muro de contenção e precisou retornar aos boxes.
LAP 5/29
Olli Caldwell goes off the road at Turn 1 and has to pit for a new front wing 💥#DutchGP #F2 pic.twitter.com/FqddfWIKsd
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Alguns pilotos estavam presos no trenzinho do DRS, mas as ultrapassagens não aconteciam. Drugovich se manteve na décima posição, pressionando Doohan com a utilização do DRS, enquanto era pressionado por Versti.
No décimo giro, Hauger começou a se aproximar de Novalak, mas era uma disputa lenta, que apenas em alguns momentos possibilitava o piloto da Prema utilizar o DRS. Os dez primeiros eram: Armstrong, Novalak, Hauger, Lawson, Vips, Verschoor, Iwasa, Sargeant, Doohan e Drugovich.
Três voltas depois foi a vez de Olli Caldwell seguir para os boxes, abandonando a prova Sprint. Drugovich seguia sendo ameaçado por Vesti, enquanto trava uma fila na parte de trás do seu carro, acompanhado por Cordeel, Fittipaldi e Beckmann.
Foi apenas na volta 18 que Daruvala ganhou uma posição, concluindo a ultrapassagem em Sato. Pouchaire permaneceu na 20ª posição, atacando Williams.
Com 24 voltas Vips cometeu um erro e viu Verschoor se aproximando do líder. Daruvala cometeu um erro e rodou, mas permanecia nas últimas posições. Na curva 2 Tatiana Calderón perdeu o controle do carro ao rodar e provocou a ativação do Safety Car.
O grid foi reaproximado e os dez primeiros eram: Armstrong, Novalak, Hauger, Lawson, Vips, Verschoor, Iwasa, Sargeant, Doohan e Drugovich.
SAFETY CAR (LAP 26/29)
Calderon spins into the gravel and the the Safety Car is out on track!#DutchGP #F3 pic.twitter.com/1yu9U917mr
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A direção de prova liberou a pista uma última volta de batalhas, com o Safety Car deixando a pista ao final da volta 28.
Sprint points are here! 📊#DutchGP #F2 pic.twitter.com/tIOXvvkuvk
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