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Max Verstappen comemora pole diante da torcida holandesa

Separado por 0s021 de Charles Leclerc, Max Verstappen conquista pole no Circuito de Zandvoort

Max Verstappen conquistou a sua 17ª pole da carreira neste sábado (03), diante da torcida holandesa. A classificação foi apertada como era esperado, seguindo o que aconteceu durante os treinos livres. Max Verstappen encontrou uma última volta rápida no circuito de Zandvoort para registrar 1m10s342, superando Charles Leclerc em 0s021.

A Ferrari tratou de ser um grande desafiante, ameaçando a conquista da pole do piloto holandês. Carlos Sainz se estabeleceu na terceira posição ao registrar 1m10s434, ganhando o direito de começar a prova da terceira posição.

Lewis Hamilton tentou brigar por uma posição melhor, mas ficou com o quarto lugar. O britânico acompanhou o desempenho dos pilotos que estavam à sua frente, completando a atividade separado por apenas 0s306 do pole.

A última saída dos boxes foi parcialmente comprometida, primeiro um sinalizador invadiu a pista, depois Sergio Pérez encerrou a atividade rodando. Pérez então fechou a sessão no quinto lugar. George Russell foi o sexto colocado, após fazer frente aos adversários, o piloto da Mercedes foi acompanhado por Lando Norris que representou a McLaren no Top-10.

Além da disparidade de desempenho entre Norris e Daniel Ricciardo, outra grande diferença no grid era observada entre a performance de Mick Schumacher e Kevin Magnussen. O piloto alemão da Haas levou um dos carros da equipe ao Q3, enquanto o dinamarquês foi eliminado no Q1. Yuki Tsunoda finalizou a atividade em nono lugar.

Lance Stroll avançou até o Q3 com a Aston Martin, enquanto um pequeno erro de Sebastian Vettel comprometeu a sua volta e deixou o piloto alemão no Q1. O canadense não finalizou a sessão, pois a Aston Martin identificou um problema no carro de Stroll.

A corrida também promete ser bem disputada, principalmente pela dupla da Mercedes que costuma ter um ritmo forte em corrida.

A Classificação foi interrompida com uma bandeira vermelha por conta de um sinalizador que foi lançado na pista. No final da atividade, a sessão quase foi interrompida pelo mesmo problema.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília), para a disputa do GP da Holanda.

Saiba como foi a classificação para o GP da Holanda

Existia muita expectativa com essa classificação, diferente do que vimos na Bélgica, a sessão prometia ser um pouco mais apertada. Além disso, esse é um traçado complicado, rápido e curto. O tráfego intenso quando a pista está mais cheia, também é um problema para aqueles pilotos que precisam definir a volta rápida nos primeiros instantes.

Quando a atividade teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 39°C, com 27°C no ambiente.

Q1

Assim que a pista foi liberada marcando o início do TL1, Mick Schumacher seguido por Kevin Magnussen, invadiram a pista. Os pilotos trabalhavam com os pneus macios, composto de fácil aquecimento e os mais rápidos do final de semana.

Schumacher abriu a tabela de tempos registrando 1m12s825, sendo ultrapassado por Magnussen que cravou 1m12s680. Zhou Guanyu Saltou para ponta anotando 1m12s641, enquanto Bottas aparecia apenas na quarta posição com 1m12s895.

Aos poucos os pilotos da Red Bull, Ferrari e Mercedes também seguiram para o circuito. Em sua primeira volta no traçado, Verstappen entrou na casa de 1m11s317, enquanto os outros competidores estavam na casa de 1m12s. Na sequência Sainz saltou para o segundo lugar, estabelecendo 1m11s767 em seu primeiro giro.

Desde o começo da atividade a Mercedes acompanhava o ritmo da Red Bull, com Russell e Hamilton ultrapassando Sainz, para ocupar o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Por conta do pit-lane apertado, Tsunoda foi atrapalhado por Norris, pois a McLaren fez uma liberação insegura do piloto. George Russell também foi atrapalhado, pelo incidente que ocorria à sua frente. A classificação era dinâmica, com as posições se alternando rapidamente, dada a evolução do traçado.

Assim que todos os pilotos completaram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Russell, Hamilton, Pérez, Alonso, Sainz, Tsunoda, Zhou e Stroll. Estavam na zona de eliminação: Vettel, Ricciardo, Albon, Schumacher e Latifi. Vettel terminou o TL3 entre os dez primeiros, mais uma vez aparecia na zona de corte.

Nos últimos quatro minutos, Albon abandonou a 18ª posição, para saltar ao sétimo lugar com a Williams, registrando 1m11s695. Os tempos despencaram, tornando a disputa ainda mais apertada. Vettel que estava fazendo uma última volta rápida, quase avançou para o Q2, se não fosse uma escapada, extravasando os limites de pista.

Tsunoda apareceu na terceira posição com a AlphaTauri. Stroll também se salvou da zona de eliminação.

Eliminados

16) Valtteri Bottas – 1m11s961
17) Kevin Magnussen – 1m12s041
18) Daniel Ricciardo – 1m12s081
19) Sebastian Vettel – 1m12s391
20) Nicholas Latifi – 1m13s353

Q2

Alexander Albon foi o primeiro piloto a ser liberado, mas instantes depois a bandeira vermelha foi acionada, pois um sinalizador usado pela torcida foi lançado à pista. Albon também foi surpreendido com um pombo que surgiu no meio do traçado, além de outros que estavam pelas laterais da pista.

Após a interrupção da classificação, informaram aos torcedores que não tolerariam mais a utilização do sinalizador. A atividade seguiu, Albon retornou ao traçado e registrou 1m12s078, tempo que foi destruído por Verstappen que registrou 1m10s927. Pérez surgiu na segunda posição com 1m11s314.

Lance Stroll superou a dupla da Ferrari ao anotar 1m11s416, 0s002 mais rápido que Russell. Assim que todos os pilotos registraram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Pérez, Stroll, Russell, Norris, Sainz, Alonso, Leclerc e Albon. Alguns pilotos registraram os seus pontos com pneus macios usados.

Albon retornou a pista, mas ainda ocupava a décima posição com o novo tempo aferido (1mm11s802). Sainz saltou para a ponta com 1m10s814, enquanto Leclerc foi empurrado para o 4 lugar, pois Russell registrou 1m10s824, obtendo o segundo lugar.

Tsunoda eliminou Ocon, ficando com o décimo lugar, enquanto Schumacher avançou ao Q3. Os dois carros da Alpine foram eliminados.

Eliminados

11) Pierre Gasly – 1m11s512
12) Esteban Ocon – 1m11s605
13) Fernando Alonso – 1m11s613
14) Zhou Guanyu – 1m11s704
15) Alexander Albon – 1m11s502

https://twitter.com/F1/status/1566060532150554626

Q3

Com a pista liberada os pilotos seguiram mais uma vez ao traçado. Verstappen obteve 1m10s515, para ocupar a primeira posição. Pérez ficou separado por 0s562 do companheiro de equipe. Hamilton anotou 1m10s648, mas na sequência Charles Leclerc superou Verstappen, com 1m10s456, por 0s059. Sainz era apenas o quarto colocado.

Neste momento Stroll era o único piloto no traçado que não contava com uma volta rápida, a Aston Martin informou que por um problema o canadense não retornaria à pista. Os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Hamilton, Sainz, Pérez, Russell, Norris, Tsunoda, Schumcher e Stroll (sem tempo).

Quando os carros retornaram mais uma vez ao traçado, outro sinalizador provocou a ativação de uma bandeira amarela, mas rapidamente a pista foi liberada. Norris melhorou o seu tempo para 1m11s174, mas se manteve na sétima posição.

Max Verstappen garantiu a pole com 1m10s342, enquanto Pérez rodou, provocando uma bandeira amarela. Leclerc ficou com o segundo lugar, registrando 1m10s363, enquanto Sainz saltou para o terceiro lugar com 1m10s434. Hamilton começara a corrida da quarta posição, acompanhado por Pérez e Russell.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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