AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Andrea Stella condena batida entre pilotos da McLaren: “não é aceitável”

Disputa interna entre Piastri e Norris termina em colisão e frustra resultado promissor para a equipe

O Grande Prêmio do Canadá terminou de forma frustrante para a McLaren. Nas voltas finais, Lando Norris tentou uma ultrapassagem agressiva sobre seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, mas os dois se tocaram. Norris acabou abandonando a corrida. Andrea Stella comentou sobre o caso e disse que “não foi aceitável” a manobra.

A McLaren continua permitindo que seus pilotos disputem posições livremente na pista. Apesar de Oscar Piastri liderar o campeonato, a equipe ainda não estabeleceu uma hierarquia clara entre os dois, optando por dar igualdade de condições a ambos na briga pelo título.

Na Espanha, essa estratégia rendeu frutos: beneficiada pela punição aplicada a Max Verstappen após a corrida, a McLaren conquistou uma valiosa dobradinha com Piastri e Norris. No entanto, no Canadá, o cenário foi bem diferente.

Lando Norris teve uma classificação abaixo do esperado, enquanto Piastri foi surpreendido por Andrea Kimi Antonelli logo na largada em Montreal. A partir daí, a corrida tomou um rumo estratégico. Em determinado momento, o mais sensato para a equipe era focar em minimizar perdas e garantir o maior número de pontos possível, diante da complexidade da prova e do contexto do campeonato.

Piastri e Norris perseguiam Antonelli, em busca do pódio, quando a batida aconteceu. Sobre o incidente, Stella disse: “Bem, nunca queremos ver um carro da McLaren envolvido em um acidente definitivamente, não queremos ver os dois McLaren tendo contato, então essa é uma situação que sabemos que não é aceitável.”

Logo depois da batida, Norris assumiu a culpa e se desculpou com o time, algo que Stella disse ter apreciado: “Como mencionei, apreciamos o comportamento dele, logo após o acidente e voltaremos a correr”.

No ano passado, foi amplamente discutido as regras papayas “Papaya Rules” e como elas afetaram a equipe e o desenvolvimento do campeonato. Stella foi questionado se esse incidente poderia alterar algo no futuro.

“Isso não muda as coisas porque foi um erro de julgamento”, disse o italiano. “Não é como se o piloto tivesse uma intenção de que estivesse além dos princípios, foi apenas um erro de julgamento da proximidade do carro à frente.”

“Se Lando tivesse reagido de forma diferente, certamente haveria conversas sérias a serem feitas, mas acho que ele percebeu imediatamente que simplesmente calculou mal, o que causou um problema para ele, para a equipe, e quase causou um problema para Oscar.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo