O Grande Prêmio do Canadá terminou de forma frustrante para a McLaren. Nas voltas finais, Lando Norris tentou uma ultrapassagem agressiva sobre seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, mas os dois se tocaram. Norris acabou abandonando a corrida. Andrea Stella comentou sobre o caso e disse que “não foi aceitável” a manobra.
A McLaren continua permitindo que seus pilotos disputem posições livremente na pista. Apesar de Oscar Piastri liderar o campeonato, a equipe ainda não estabeleceu uma hierarquia clara entre os dois, optando por dar igualdade de condições a ambos na briga pelo título.
Na Espanha, essa estratégia rendeu frutos: beneficiada pela punição aplicada a Max Verstappen após a corrida, a McLaren conquistou uma valiosa dobradinha com Piastri e Norris. No entanto, no Canadá, o cenário foi bem diferente.
Lando Norris teve uma classificação abaixo do esperado, enquanto Piastri foi surpreendido por Andrea Kimi Antonelli logo na largada em Montreal. A partir daí, a corrida tomou um rumo estratégico. Em determinado momento, o mais sensato para a equipe era focar em minimizar perdas e garantir o maior número de pontos possível, diante da complexidade da prova e do contexto do campeonato.
Piastri e Norris perseguiam Antonelli, em busca do pódio, quando a batida aconteceu. Sobre o incidente, Stella disse: “Bem, nunca queremos ver um carro da McLaren envolvido em um acidente definitivamente, não queremos ver os dois McLaren tendo contato, então essa é uma situação que sabemos que não é aceitável.”
Logo depois da batida, Norris assumiu a culpa e se desculpou com o time, algo que Stella disse ter apreciado: “Como mencionei, apreciamos o comportamento dele, logo após o acidente e voltaremos a correr”.
No ano passado, foi amplamente discutido as regras papayas “Papaya Rules” e como elas afetaram a equipe e o desenvolvimento do campeonato. Stella foi questionado se esse incidente poderia alterar algo no futuro.
“Isso não muda as coisas porque foi um erro de julgamento”, disse o italiano. “Não é como se o piloto tivesse uma intenção de que estivesse além dos princípios, foi apenas um erro de julgamento da proximidade do carro à frente.”
“Se Lando tivesse reagido de forma diferente, certamente haveria conversas sérias a serem feitas, mas acho que ele percebeu imediatamente que simplesmente calculou mal, o que causou um problema para ele, para a equipe, e quase causou um problema para Oscar.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.