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Verstappen completa treino livre em Miami na liderança, seguido por Piastri e Sainz

Em treino livre unico, sessão é voltada principalmente para a verificação dos carros em ritmo de corrida. Verstappen comanda atividade quando realiza volta de classificação com os pneus macios em Miami

Em Miami, Max Verstappen começou o fim de semana na liderança. No momento que as voltas rápidas foram avaliadas no circuito, o holandês estabeleceu a marca de 1m28s595 com os pneus macios.

O piloto da Red Bull passou parte da atividade fazendo uma sessão discreta. Tentando se entender com o carro, por conta do acerto adotado. Foi possível observar uma porção de erros de Verstappen, mas no fim, ele acertou uma boa volta com os compostos mais rápidos deste evento.

O foco principal do treino livre este nas voltas em simulação de corrida, trabalhando com os pneus médios e duros que vão aparecer mais no restante do evento, por conta da prova Sprint e corrida principal. O pneu médio também será importante para as duas primeiras fases da classificação Sprint, quando obrigatoriamente os carros precisam trabalhar com este composto.

Oscar Piastri fechou a sessão no segundo lugar, separado por apenas 0s105 de Verstappen. O australiano superou a marca de 1m28s711 de Carlos Sainz, o espanhol apareceu na liderança da sessão quando as voltas em simulação de corridas eram realizadas.

A Ferrari contou apenas com Sainz em pista para a coleta de dados e preparação do equipamento. Charles Leclerc rodou ainda nos primeiros dez minutos de atividade, seu carro precisou ser removido com auxílio dos fiscais de pista. O piloto monegasco começa a atividade com um déficit, por vai enfrentar as próximas atividades sem um referencial.

O Top-5 contou ainda com George Russell que imprimiu um bom ritmo com a Mercedes, seguido por Lance Stroll da Aston Martin e Sergio Pérez com o segundo carro da Red Bull. Fernando Alonso se quer apareceu no top-10, pois estava concentrado no trabalho para a preparação do carro para as corridas, o piloto ficou apenas com a décima nona posição.

A Fórmula 1 retorna ainda nesta sexta-feira (03) às 17h30 para a definição do grid de largada da Sprint.

Saiba como foi o TL1 e Miami

Com um evento Sprint pela frente, as equipes contam com apenas um treino livre para verificar os seus carros e prepará-los para o restante do fim de semana,

No entanto, mesmo com essa pressão no ar, não impediu de as equipes levarem atualizações para os seus equipamentos, as exceções são apenas Ferrari e Alpine que não realizaram mudanças nos equipamentos.

A McLaren é a equipe que mais repaginou o seu visual, fizeram mudanças na asa dianteira, suspensão dianteira, assoalho, sidepod, a tapa do motor, entre outras. A Aston Martin também levou algumas mudanças consideráveis, assim como a Mercedes, modificando as mais diversas partes dos carros. Enquanto Williams, Red Bull, Racing Bulls, Sauber e Haas foram mais pontuais em suas alterações.

O circuito de Miami conta com três retas expressivas, mas é um circuito que tem três setores bem distintos, sendo bem exigente para os carros.

Assim que a pista foi liberada, rapidamente a dupla de pilotos da McLaren, Alpine, Sauber, além de Kevin Magnussen e Lewis Hamilton invadiram rapidamente a pista. Grande parte do grid apostava na utilização dos pneus duros, mas Zhou, Hamilton, Fernando Alonso, Lance Stroll, Max Verstappen, Sergio Pérez e George Russell experimentavam os pneus médios.

Magnussen abriu a tabela de tempos com a marca de 1m32s491. Oscar Piastri assumiu a liderança com a marca de 1m31s491, mas na sequência foi superado por Lewis Hamilton que anotou 1m31s127.

A Ferrari está com um toque de azul, após apresentar uma pintura especial para a primeira prova do ano nos Estados Unidos. A Racing Bulls foi um pouco mais ousada, apresentando um layout mais vibrante.

Ainda sem completar os dez primeiros minutos de sessão, Charles Leclerc perdeu o controle da traseira do carro na curva 16 e ficou preso, sem conseguir sair do lugar sem auxílio.

A bandeira vermelha precisou ser ativada para ajudar o monegasco. Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Pérez, Magnussen, Piastri, Sainz, Leclerc, Gasly, Ocon e Tsunoda. O holandês tinha o tempo de 1m31s071 como referência usando os pneus médios.

Antes da sessão ser paralisada, a dupla da McLaren reclamava do carro, por conta da direção que estava muito pesada. A equipe levou várias atualizações para o carro. Oscar Piastri não recebeu todas as peças, faltando o assoalho e o sidepode.

A sessão foi retomada com 44 minutos restantes, desta forma os competidores não perderam tempo para dar continuidade as verificações.

Os tempos começaram a reduzir, Sergio Pérez atingiu a marca de 1m29s632, separado por 0s354 de Russell. Com exceção de Leclerc, todos os pilotos estavam na pista. Verstappen cometeu um erro na última curva e precisou usar a área de escape para retornar ao traçado regular.

Vários pilotos cometiam erros ao longo da sessão, principalmente na última parte do circuito, por conta da frada forte após a última reta.

Carlos Sainz melhorou a sua marca, quando restavam 30 minutos para o final da atividade. O espanhol anotou 1m29s346, usando os pneus duros.

Com a sessão avançando a temperatura da pista estava na casa dos 50°C, com 29°C no ambiente. Os pneus macios ficavam de fora da avaliação.

Os pilotos estavam investindo no ritmo de corrida, com um stint mais longo antes de retornar aos boxes. Gasly completou 13 giros com os pneus duros antes de retornar aos boxes.

Restando 18 minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Pérez, Piastri, Hamilton, Russell, Zhou, Ocon, Alonso e Tsunoda. Norris cravou 1m31s495, separado por 0s164 de Sainz. Depois da dupla da McLaren reclamar do carro, os pilotos estavam bem posicionados na tabela de tempos, mesmo trabalhando com os pneus duos.

Alexander Albon foi o primeiro piloto a instalar os pneus macios. Com uma classificação pela frente no fim do dia, os pilotos começaram a experimentar os compostos de faixa vermelha.

Gasly que ocupava a décima terceira posição, saltou para a ponta com o tempo de 1m29s175 com o composto mais veloz do fim de semana. Por outro lado, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo ficavam com os pneus médios novos, assim como Logan Sargeant, para entender mais dos pneus decisivos para o início da classificação Sprint.

Russell e Sainz entraram na casa de 1m28s, com o piloto da Mercedes liderando com a marca de 1m28s910.

Com apenas o segundo setor superando a marca de outros competidores, Sergio Pérez apareceu na liderança com 1m28s868, superando a marca de Russell em 0s042.

Na sequência, Verstappen que também estava com os pneus macios, cravou 1m28s595. Os últimos segundos de bandeira verde foram alucinantes. Piastri ficou com a segunda posição, anotando 1m28s700, superando Carlos Sainz com 1m28s711. Pérez foi empurrado para o sexto lugar, pois Stroll se encaixou na quinta posição.

Alonso completou apenas uma volta com os pneus médios, antes da bandeira vermelha. No restante da sessão, o espanhol usou os pneus duros, focado na simulação de corrida. Diferente de Lance Stroll que fez uma sessão usando os pneus duros e macios.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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