ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Times aproveitam fim de semana em São Paulo para lutar por bons resultados

Mesmo com os campeões definidos, alguns times ainda estão envolvido em disputas pelo pelotão

Neste fim de semana a Fórmula 1 desembarca em São Paulo para a realização da penúltima etapa do campeonato de 2022. O campeonato está definido, a Red Bull conquistou o seu quinto título de Construtores, enquanto Max Verstappen se tornou bicampeão.

O Brasil receberá a terceira Sprint do ano, a prova foi um fenômeno em 2021, desta forma optaram por repetir o formato em Interlagos.

Mesmo com o campeão da temporada decidido, existem disputas por todo o pelotão para a definição das posições. Sergio Pérez e Charles Leclerc estão buscando o posto de vice-líder do campeonato, enquanto a Ferrari precisa ficar atenta com o desempenho da Mercedes, para não perder o segundo lugar no Campeonato de Construtores para o time alemão.

A disputa entre Alpine e McLaren para ocupar a quarta força do Campeonato segue, enquanto a Aston Martin persegue a Alfa Romeo pelo sexto lugar. A Haas está mantendo o oitavo lugar no Campeonato por apenas um ponto de vantagem para a AlphaTauri. Essa são algumas das disputas que ocorrem pelo grid, na busca por encerrar a temporada em alta.

A Sprint neste ano vale um pouco mais de pontos e nesta reta final, se tornando mais atrativa pois qualquer conquista faz a diferença nesta reta final. Terminar em uma posição melhor no Campeonato significa a possibilidade de conquistar mais dinheiro e amenizar as contas do próximo ano.

Com o formato Sprint sendo executado no Brasil, a sexta-feira começa com um treino livre e pouco depois será realizada a classificação. A sessão definirá o grid de largada do sábado, enquanto o resultado da prova, configura o grid do domingo. No sábado os times enfrentam uma prova de 100 km, com duração de 25 a 30 minutos.

O medo da chuva é algo natural, principalmente após vários problemas que já tivemos entre os carros de F1 e os pneus de chuva fornecidos pela Pirelli – Foto: reprodução

A chuva pode marcar o fim de semana do GP de São Paulo, as previsões neste início de semana indicam que a chuva fará parte da programação. Porém, é importante lembrar que Interlagos tem um microclima próprio e nem sempre as previsões para o restante da cidade se cumprem nesta região de São Paulo.

De qualquer forma, se a chuva chegar, isso vai aumentar a tensão para as equipes. Com a Sprint existe pouco tempo para acertar o carro, neste formato os times precisam acertar o carro para as duas corridas do fim de semana e com apenas um treino livre para a coleta de dados, não é muito fácil encontrar a configuração ideal. Além disso, se a previsão de chuva se confirmar para apenas um dia, mas os times apostarem em uma configuração para pista molhada, eles podem perder segundos preciosos ao longo da prova.

Mesmo com os times conhecendo Interlagos, está é a primeira vez que os pilotos vão percorrer o traçado com os novos carros. A pista é bem desafiadora, veloz, com pequenos trechos de retas, curvas inclinadas e um traçado sinuoso. É um traçado curto, sem muita margem para erro e que é percorrido no sentido anti-horário.

Os times também enfrentam o problema com o ar rarefeito e os motores são exigidos. Isso pode significar uma vantagem para a Mercedes, pois a equipe mostrou um bom desempenho no México. O time alemão conta com uma unidade de potência bem confiável e diferente da Ferrari, não tiveram que trabalhar com a redução da potência.

Lewis Hamilton está em busca de uma vitória na temporada 2022, mantendo a marca de ao menos uma vitória em todas as temporadas que competiu. O inglês chega ao Brasil com a energia renovada, depois de receber o título de cidadão honorário brasileiro. O piloto venceu o GP de São Paulo de 2021, depois de lidar com punições, Hamilton fez ótimas ultrapassagens e escalou o pelotão, dando show em Interlagos.

Apenas 40 pontos separam a Mercedes da Ferrari, isso é pouco perto dos bons resultados e pódios obtidos por Lewis Hamilton e George Russell. Em uma temporada onde a Mercedes não contou com um bom carro, a marca é bem relevante.

Se a Mercedes apresentar um bom desempenho em São Paulo, como aconteceu no México, é possível reduzir a diferença. A Ferrari praticamente se arrastou no grid, não fez uma boa classificação e o melhor resultado foi o 5º e o 6º lugar obtidos por Carlos Sainz e George Russell respectivamente.

Max Verstappen busca ampliar o recorde de vitórias em uma mesma temporada, o holandês conquistou a sua 14ª vitória na Cidade do México, ultrapassando Michael Schumacher e Sebastian Vettel. Para Max é importante vencer no Brasil e em Abu Dhabi, como registro de uma temporada solida.

Mercedes pode aproveitar o GP de São Paulo para pressionar a Red Bull e buscar uma vitória em Interlagos – Foto: reprodução

A chance de chuva é a oportunidade perfeita para bagunçar o grid e gerar oportunidade para aqueles pilotos que nem sempre estão nas primeiras posições. A Aston Martin apresentou uma melhora depois das férias, mas não foi tão bem no México, a chuva em São Paulo pode significar a oportunidade de obter alguns pontos no fim de semana, algo semelhante pode ocorrer com a Williams, que tem se aproveitado de cenários improváveis para aparecer no Top-10.

Programação para o GP de São Paulo – Foto: Ale Ranieri / BP
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo