AutomobilismoColunistasDestaquesIndyPost

Simon Pagenaud presta homenagem a Gil de Ferran nas 500 Milhas de Indianápolis de 2024

Durante a 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, Simon Pagenaud homenageará o seu mentor

Nesta quinta-feira (23) Simon Pagenaud confirmou que realizará uma homenagem para Gil de Ferran durante 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis.

Em dezembro de 2023, Gil de Ferran faleceu de forma inesperada. O brasileiro estava na Flórida, no circuito The Concours Club quando se sentiu mal e faleceu em decorrência de uma parada cardíaca.

Nos últimos meses diversas homenagens foram prestadas para Gil de Ferran. Nas 500 Milhas de Indianápolis de 2024, Helio Castroneves resolveu disputar a prova usando um capacete que combina o seu layout ao do outro brasileiro.

Pagenaud aproveita o momento para realizar uma homenagem ao amigo e mentor. O francês participou das 500 Milhas de Indianápolis por 12 vezes, conquistando a pole ainda em 2019. Neste ano Pagenaud não disputará a prova, mas completará uma volta com o icônico G-Force de Gil, carro que o brasileiro venceu as 500 Milhas de Indianápolis de 2003 com a Penske.

O brasileiro conta com dois títulos na CART (antigo nome da Indy), nos anos de 2000 e 2001.

Simon e Gil desenvolveram um bom relacionamento ao longo de quase duas décadas, com o brasileiro orientando o jovem francês quando ele foi pela primeira vez aos Estados Unidos. Sabendo do vínculo especial, a família de Ferran quis que Simon dirigisse o carro de Gil durante a homenagem em memória do franco-brasileiro.

O carro que será guiado por Pagenaud na etapa, está sob os cuidados da Penske. O francês terá a oportunidade de guiá-lo durante um evento de exibição em Indianápolis lembrando a memória de Gil.

“Gil de Ferran tem sido meu modelo, não só como piloto, mas também como pai. Eu fiquei muito próximo dele, Angela, Anna e Luke ao longo dos anos. Através desta homenagem, estou muito feliz por podermos lembrar de Gil vencendo Indianápolis com esta icônica pintura da Penske. As cores, o capacete, o som, as lembranças e o fato de ele ter me ensinado tudo sobre esse lugar. Lembro-me de noites e incontáveis ​​horas com meu Yoda conversando sobre todos os detalhes para chegar à pista para a vitória no Speedway”, comentou Pageunaud.

“Quando recebi a ligação de Angela, Luke e Anna e eles me pediram para dirigir o carro de Gil, não pude evitar as lágrimas, pois me sinto muito grato por ter a chance de lembrar a todos neste incrível dia de corrida do grande piloto, pai e homem ele era.”

Pagenaud se afastou das pistas depois de sofrer um acidente em 2023, durante a o TL2 em Mid-Ohio. O carro da Mayer Shank guiado pelo piloto capotou várias vezes e parou na barreira de pnus em uma área com brita. Apesar de deixar o carro andando, lidou com uma séria concussão e foi afastado. Por conta das lesões que sofreu, o francês foi forçado a ficar de fora do resto da temporada.

No início do ano, Pagenaud publicou um vídeo relatando um pouco sobre a sua recuperação e em decorrência das lesões sofridas internamente na cabeça, não tinha uma precisão para um possível retorno as pistas. A Mayer Shenk afastou o piloto e substituiu o competido em definitivo por Felix Rosenqvist.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo