A Ferrari confirmou nesta quinta-feira (15) a participação de Robert Shwartzman no TL1 do GP dos Estados Unidos. Alguns times estão se organizando para utilizar a atividade no Circuito das Américas para cumprir a regra do regulamento atual.
O piloto disputou o campeonato de Fórmula 2 em 2021 e terminou a temporada ocupando o segundo lugar, depois de duelar com Oscar Piastri e Zhou Guanyu pelo título.
Robert não conseguiu uma vaga na Fórmula 1, mas continua auxiliando a Ferrari e realizando testes com o time.
Shwartzman, substituirá a superlicença russa pela israelita para participar da sessão. Está será a primeira vez na temporada que a Ferrari terá um piloto novato guiando o seu carro, para que possa cumprir a nova regra do regulamento que exige a participação de jovens pilotos durante o TL1. As equipes precisam fornecer os seus dois carros para competidores que realizaram menos de dois GPs na categoria durante a temporada 2022.
The moment you’ve all been waiting for 👀@ShwartzmanRob is set to participate in his first #FP1 session at the #USGP 🇺🇸#essereFerrari 🔴 pic.twitter.com/ObzcX9DwWY
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) September 15, 2022
Os times se organizavam geralmente ao final da temporada, em Abu Dhabi para fornecer uma sessão de testes aos jovens pilotos, mas a categoria tornou obrigatória a realização dessas avaliações ao longo da temporada.
A Ferrari sempre deixou os seus jovens pilotos disponíveis para testes nas equipes que utilizam o seu motor e até mesmo organizou sessões para eles guiarem durante eventos oficiais. O time italiano também costuma fazer avaliações em Fiorano, em sessões privadas com carros antigos.
“Robert Shwartzman fará para nós os dois TL1s, mas ainda não decidimos exatamente onde será. Não é possível pegar corridas como Singapura, onde os pilotos precisam de mais quilometragem. Não acho teremos problemas em fazer isso nos finais de semana com testes da Pirelli”, afirma o diretor esportivo da Ferrari, Laurent Mekies.
No TL1 do GP dos Estados Unidos, Logan Sargeant realizará a sua estreia com a Williams, enquanto a McLaren pode colocar Colton Herta em seu carro. Antonio Giovinazzi completará mais algumas voltas com a Haas, substituindo Kevin Magnussen, mas nesse caso, não conta como um teste de jovens pilotos, essa avaliação foi solicitada pela Ferrari, para que Giovinazzi consiga quilometragem com os carros atuais da F1.
Um Comentário