Théo Pourchaire realizará a sua estreia na Fórmula 1, guiando o carro da Alfa Romeo durante o TL1 do GP dos Estados Unidos.
O piloto francês que faz parte da Academia da Sauber, ganhou a oportunidade de guiar o C42. Théo substituirá Valtteri Bottas na sessão e ajudará o time a cumprir o regulamento atual. Ao longo da temporada as equipes precisam fornecer os seus dois carros durante o TL1, para um jovem piloto.
Durante a temporada 2022, Pourchaire disputou o título da Fórmula 2 com Felipe Drugovich. O brasileiro foi consagrado campeão durante o GP da Itália, Pourchaire agora luta para manter a segunda posição do campeonato depois se alguns erros, em uma disputa direta com Logan Sargeant que se resolverá na prova em Abu Dhabi.
“Theo vem apresentando ótimas atuações ao longo desta temporada, assim como nos anos anteriores. Trabalhamos de perto com ele há quase quatro anos, como membro da nossa Academia e ficamos impressionados com o seu constante progresso e desenvolvimento como piloto, e com a mesma importância, como pessoa”, afirma o chefe da Alfa Romeo, Frédéric Vasseur.
LEIA MAIS: Robert Shwartzman participará do TL1 do GP dos Estados Unidos
Sauber Academy driver, @TPourchaire, will make his FP1 debut at the US Grand Prix in Austin.
The young Frenchman will take over Valtteri’s C42 as part of the young driver outings mandated by F1 since the beginning of the season.
Full story: https://t.co/yJh378EOwH pic.twitter.com/R8o1BpPvQE
— Alfa Romeo F1 Team Stake (@alfaromeostake) October 13, 2022
“Estamos muito satisfeitos em dar a ele seu primeiro treino livre na próxima semana, é uma oportunidade merecida, e estou confiante de que ele mais uma vez nos impressionará com sua performance, pois ajudará a equipe a coletar dados valiosos antes do GP dos Estados Unidos”, informa Vasseur.
Théo será piloto reserva da equipe em 2023, o piloto não conseguiu uma vaga como titular, a Alfa Romeo optou por renovar o contrato com Zhou Guanyu, além disso, Bottas estabeleceu um contrato de longa duração com a equipe.
“Estou emocionado por fazer minha estreia no treino livre em Austin. Será minha segunda vez ao volante de um carro de Fórmula 1, mas de certa forma, parecerá que é a primeira vez, pois desta vez será durante uma sessão oficial”, afirmou Pourchaire.
LEIA MAIS: Williams confirma participação de Logan Sargeant durante TL1 do GP dos Estados Unidos
“Parece um sonho de tornando realidade e quero agradecer à Alfa Romeo por confiar em mim e conceder esta oportunidade incrível. Estou ansioso para estar na pista e me certificar de tirar o maior proveito disso e fazer o meu melhor para apoiar a equipe enquanto eles se preparam para o GP dos Estados Unidos”, afirma o francês.
Durante o TL1 do GP dos EUA, Théo Pourchaire dividirá a pista com Logan Sargeant na Williams, além de Robert Swartzman que guiará o carro da Ferrari. Antonio Giovinazzi completará mais algumas voltas com a Haas, substituindo Kevin Magnussen, mas nesse caso, não conta como um teste de jovens pilotos, essa avaliação foi solicitada pela Ferrari, para que Giovinazzi consiga quilometragem com os carros atuais da F1.