ColunistasDestaquesIndyPost

Rahal Letterman confirma participação de Jüri Vips durante as duas últimas etapas da temporada 2023 da Indy Car

Após realizar testes com a RLL e trabalhar com o time no simulador, Vips ganha a oportunidade de guiar o carro n° #30 da equipe

Jüri Vips vai retornar às pistas, mas desta vez, na IndyCar. O piloto estoniano de 23 anos participará do GP de Portland neste próximo fim de semana. Vips foi convidado pela Rahal Letterman Lanigan (RLL) para ocupar o carro #30.

Além da etapa em Portland, Vips realizará a sua estreia na Indy, o piloto também disputará a etapa de Laguna Seca, prova que marca o encerramento do campeonato. O estoniano teve a oportunidade de guiar um carro da categoria pela primeira vez em 12 de outubro de 2022, em Sebring durante um teste realizado para a equipe, além de uma segunda avaliação ocorrendo em Barber, em março de 2023. Vips também passou por testes de simulados oferecidos pelo time ao longo da temporada.

LEIA MAIS: Após investigação de fala racista de Jüri Vips, Red Bull encerra contrato estoniano

Jüri Vips foi campeão da Fórmula 4 alemã em 2017, o piloto tem passagens pela Fórmula 4 italiana, além da Fórmula 3 e Fórmula 2. O estoniano era apoiado pela Red Bull e integrava a academia do time, mas em 2022 Vips foi desligado do programa, após uma fala racista e atitude homofóbica em uma transmissão da Twitch.

Vips seguiu no grid da Fórmula 2, completando a temporada com a Hitech, conquistando apenas a 11ª posição no Campeonato.

“Estou muito feliz por ter a oportunidade com a Rahal Letterman Lanigan e muito grato por Bobby, Mike e todos da equipe. Não tenho guiado o ano todo, então a expectativa por esta oportunidade tem sido imensa, mas estou realmente ansioso para começar de novo. Testamos juntos no final de 2022 em Sebring. Me dei bem com todos e gosto muito do clima da equipe. Bobby também é alguém que dá segundas chances e estou extremamente grato por ele estar me dando uma e espero realmente trazer um bom resultado para ele, Mike e toda a equipe”, comentou Vips.

“Espero poder provar o meu valor e, o mais importante, colocá-los no Círculo de Vencedores, que é sempre minha principal missão. Sinto-me pronto para estas corridas, penso que as pistas se adequam à minha experiência e estilo de condução e o carro também. Já integrei à equipe este ano, realizando alguns trabalhos para eles no simulador, então já conheço as pessoas e me sinto muito confortável com todos, o que é um grande benefício para mim também”, seguiu.

LEIA MAIS: Programação do fim de semana – Horários da Fórmula 1, F2, F3, IndyCar e MotoGP

“Não há muito que você possa fazer além de simular e analisar os dados, então é isso que tenho feito. Tenho me assegurado de que estarei o mais pronto possível para correr. Obviamente, só fiz dois dias de teste nos últimos 10 meses, então não dirigi muito, então isso definitivamente vai me limitar, mas estou fazendo absolutamente tudo que posso para obter um resultado tão bom quanto possível.”

“Marcus Armstrong foi meu companheiro de equipe duas vezes – em 2017 e em 2022. Ele é um cara legal que conheço muito bem. E também corri contra Christian (Lundgaard) em 2019 e 2021, Alex Palou em 2018 e algumas corridas com Callum Ilott em 2020. Estou ansioso para competir com eles novamente.”

Durante as últimas etapas do campeonato, a RLL contará com Graham Rahal e Christian Lundgard. Vips vai competir em dois circuitos mistos, a última prova no oval foi disputada em St. Louis.

Programação da IndyCar, horários de Portland – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo