AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Race4Women: Sebastian Vettel promove corrida na Arábia Saudita para aproximar mulheres do automobilismo

Em mais uma edição do Race4Women, Vettel aproveita passagem da Fórmula 1 pela Arábia Saudita para estimular garotas e mulheres no esporte

Nesta última quarta-feira em Jeddah, na Arábia Saudita, uma pista de kart se tornou palco de um evento especial que mistura velocidade, empoderamento e inclusão. Organizado pelo tetracampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel, o Race4Women reuniu 20 jovens mulheres em um circuito sinuoso chamado “The Track”, localizado ao norte da cidade. A missão? Ensinar os fundamentos do automobilismo e mostrar que um futuro nas pistas é possível para todas elas.

O evento foi realizado nos dias que antecedem o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, criando um cenário simbólico para inspirar as participantes. Além da prática na pista, as jovens receberam aulas sobre teoria de corrida, condicionamento físico e até coaching emocional — tudo sob a orientação de um dos pilotos mais respeitados da história recente da F1.

“Recebemos um ótimo feedback da última vez”, afirmou Vettel, depois da ação organizada no mesmo circuito em 2021. “Conseguimos reunir várias garotas e mulheres, foi um ótimo grupo e um ótimo momento da última vez”.

A Arábia Saudita vive um momento de transformação social. Desde 2018, as mulheres conquistaram o direito de dirigir, e com o crescente interesse no automobilismo — impulsionado pela chegada da F1 ao país — novas oportunidades vêm surgindo. Para Vettel, o Race4Women é uma maneira concreta de reforçar essas mudanças positivas.

Race4Women – Foto: divulgação Fórmula 1

“No geral, a Arábia Saudita está se abrindo e é ótimo ver a próxima geração de meninas e mulheres expressando seus sonhos, sendo capazes e tendo permissão para fazer muitas coisas que suas mães não puderam ou não tiveram permissão para fazer”, acrescenta Vettel.

Foram dois dias de evento na pista, com mais garotas mostrando interesse pela ação e desejando conhecer mais sobre o mundo do automobilismo.

A F1 Academy neste fim de semana disputará uma prova na Arábia Saudita, aproveitando este momento com a categoria na pista, Tina Hausmann, da Aston Martin, Alisha Palmowski, da Red Bull, Rafaela Ferreira, da Racing Bulls, e Chloe Chambers, da Red Bull, também deram uma passada no Race4Women para compartilhar os seus conhecimentos.

O evento culminou com uma emocionante corrida final, vencida por Lina Hammadeh, de 18 anos. A jovem se destacou ao sair da sétima posição e conquistar o segundo lugar na primeira bateria, antes de vencer a prova no fim do dia, ganhando como prêmio a chance de testar um carro Ferrari Challenge e um tour pelo paddock da F1 durante o GP local.

“É uma sensação ótima, não só vencer, mas também poder estar aqui, conhecer Sebastian Vettel e aprender com ele”, diz ela após receber seu troféu no pódio. “Foi uma ótima experiência, adorei correr com as outras meninas, conhecê-las e conversar com elas”, disse Lina, emocionada.

“Tive a oportunidade de aprender muitas coisas com Sebastian Vettel, não só nas pistas, mas também sobre a Fórmula 1 – já que pude fazer algumas perguntas a ele. Foi muito bom ouvir dele, já que ele é tetracampeão mundial. Não tem como ser melhor que isso. Foi um evento incrível, a mídia, os amigos que trouxemos e o que nos assistiram. Foi muito divertido.”

Para Vettel, o Race4Women vai além do esporte: é uma plataforma para dar visibilidade, apoio e confiança a uma geração que busca espaço no mundo do automobilismo.

O alemão tem se engajado em várias causas, Vettel já mostrava o seu entusiasmo desde a Fórmula 1, especialmente nos últimos anos na categoria. O piloto sobre aproveitar a sua visibilidade para dar asas para alguns sonhos.

“Se você tem F1 na cidade, no seu próprio país, então meninas e meninos estão acompanhando porque seus pais podem estar acompanhando e é aí que os sonhos nascem”, diz ele.

“Eles querem se tornar pilotos de corrida e tentar por si próprios, e é aí que é necessário o apoio de um panorama maior para ter mais pistas de kart e melhores instalações, mais karts disponíveis para todas essas crianças experimentarem.”

“A F1 está se expandindo e você vê mais mulheres no paddock. Você vê mulheres no pit-wall, nos boxes, na garagem, e elas estão se mobilizando, participando – elas não são apenas convidadas. Elas fazem parte da equipe e da infraestrutura. Tudo isso amplia a visão das meninas quando elas começam a sonhar que também são capazes para fazer isso”.

“Espero que vejamos mais apoio e um verdadeiro incentivo para que as bases – e as crianças, sejam meninos ou meninas – recebam mais apoio ou financiamento para expandir a infraestrutura”, explica ele. “Então, seria ótimo ver isso, e por que não continuar espalhando a mensagem, que é o verdadeiro motivo de estarmos aqui?”

“Estamos criando conscientização, as crianças estão lá, as jovens estão lá, elas são muito corajosas e os sonhos estão lá, então precisamos dar a elas o palco para fazer isso.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo