Em busca de superar os desafios desse início de temporada, a Ferrari começou a trabalhar com novas peças. No Bahrein, a equipe introduziu um novo assoalho e fez uma alteração no difusor. As alterações são pensadas em fornecer mais downforce, para um equipamento que até o momento tem sido difícil de guiar.
“Não específico para o evento, esse pacote do assoalho apresenta a atualização na frente e defletores visando melhorar as perdas [do downforce] ao longo do carro. O novo formato da parte inferior e a expansão do túnel foram otimizados, juntamente com a carga da borda do assoalho e vórtice formado no difusor”, explicou o documento da FIA.
No Bahrein ainda aconteceu a remodelação do difusor e uma pequena alteração nos suportes da asa traseira. “Assim como o assoalho, essa atualização não é específica para o evento e visa uma pequena melhoria da eficiência aerodinâmica do carro”.
As primeiras corridas indicaram que, embora a Ferrari demonstrasse um bom rendimento em curvas de baixa velocidade, enfrentar curvas de alta exigia ajustes na altura da suspensão traseira que acabavam comprometendo o desempenho — levando ao desgaste acentuado da prancha.
Para a temporada 2025, a Ferrari investiu em um novo carro, para ter um equipamento mais competitivo. No entanto, esse início de temporada tem sido desafiador como as anteriores. Na China, Lewis Hamilton conquistou a pole e a vitória, mas uma mudança na configuração do carro, rendeu ao time uma classificação difícil e a desclassificação dos dois carros, por motivos diferentes.
No ano passado, foi apenas no momento que as atualizações começaram a surgir, que a Ferrari conseguiu melhorar o seu desempenho de pista, para encerrar o campeonato como vice-líder.
Enquanto a Ferrari afirma que a altura do carro não é um problema, e todas as equipes têm uma certa dificuldade com essa questão, parece ser um ponto que eles estão tendo um maior cuidado. O time tem trabalhado com o carro um pouco mais alto, para evitar novas penalidades.
Para o GP da Arábia Saudita a Ferrari promoverá mais mudanças no carro, contando com uma asa menor e um carro que fique mais rente ao solo, em uma configuração onde o downforce seja menor em comparação com o evento no Sakhir.
Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, essas mudanças pontuais no carro para o Bahrein e Jeddah, são apenas uma contenção, já que a equipe deve estrear o novo pacote de atualizações em Miami.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.