Fernando Alonso recuperou a sétima posição conquistada no GP dos Estados Unidos. O piloto foi punido na noite de domingo depois de um protesto apresentado pela Haas.
O protesto fez com que os comissários avaliassem o carro de Fernando Alonso como inseguro. O piloto perdeu um dos retrovisores quando tentava ultrapassar Kevin Magnussen. O carro do espanhol ficou danificado após um contato com Lance Stroll e mais tarde quando o protesto da Haas foi avaliado, não restou a opção de punir o espanhol, já que ao longo da corrida seu carro ficou inseguro.
Tudo se desenrolou desta forma, pois a direção de prova não mostrou a bandeira preta e laranja para o espalhou ao longo da prova, mesmo com imagens claras que o seu carro estava avariado. Sem a indicação que ele deveria passar pelos boxes para reparos, Alonso permaneceu na pista fazendo a sua prova.
Porém, mesmo com parte da culpa pela direção de prova, os comissários avaliaram, que a Alpine deveria ter chamado Alonso aos boxes para realizar reparos, pois a equipe também tem o dever de manter o seu equipamento seguro durante toda a prova. Depois que o caso foi avaliado, Alonso recebeu uma punição de 30 segundos, caindo então para o 15º lugar.
A Alpine apresentou um ‘direito de revisão’ no protesto original da Haas, alegando que o time norte-americano fez a apresentação do protesto fora do horário estipulado (24 minutos após o prazo). Depois de uma nova audiência na noite de quinta-feira, ficou determinado que a Haas fez a apresentação fora do horário e desta forma a Alpine recuperou o sétimo lugar.
Porém, quando a FIA aceitou o protesto da Haas, tinha conhecimento que ele foi apresentado fora do prazo e até aceitou, por ser uma avaliação válida. Por outro lado, agora usam a justificativa de estar fora do prazo estipulado para reverter a decisão e devolver a posição ao piloto.
Alonso fez uma grande corrida nos Estados Unidos, mesmo após a batida com Lance Stroll conseguiu fazer uma prova de recuperação e retornar a zona de pontuação. A Alpine tinha ficado frustrada com a aplicação da penalidade, principalmente após Alonso fazer uma grande prova.
“A equipe BWT Alpine F1 agradece aos comissários da FIA por convocar e chegar a uma conclusão positiva sobre o assunto envolvendo o carro #14 no GP dos Estados Unidos do último fim de semana”, disse a Alpine em suas redes sociais.
“A equipe parabeniza a decisão tomada pelos comissários acima mencionados, pelo qual o Carro #14 restabelece seu sétimo lugar e seis pontos na corrida. Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho colaborativo ao lado da FIA para garantir que o espetáculo da corrida seja mantido com a mais alta qualidade”, finalizou a Alpine.
We look forward to continuing our collaborative work alongside the FIA to ensure the racing spectacle is maintained to the highest quality.
The team now looks forward to competing this weekend at the Mexico City Grand Prix.
[3/3]— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) October 28, 2022
O cenário anda bem caótico na Fórmula 1, tanto na aplicação das penalidades como na interpretação delas, o que tem provocado vários embates entre os pilotos, equipes e a direção de provas. Fernando Alonso tinha mencionado que “quinta-feira seria um dia importante para o campeonato”, além de mencionar que estava otimista sobre a oportunidade de reverter a penalidade.
“Confio plenamente no que eles vão decidir. Eu acho que há algumas coisas que são muito claras, que eles estavam errados do lado deles. Se eu não for o sétimo no final, tenho certeza que eles explicarão o porquê e veremos isso claramente”, afirmou Alonso.
A Haas apresentou o protesto fora do prazo, pois a equipe foi informada pela direção de prova que tinha 1 hora para fazer a sua contestação. Porém, pelas regras o prazo é de 30 minutos para a apresentação do protesto.
Novamente, como parte da decisão da FIA, ela promete que também realizará uma revisão no procedimento da aplicação de uma bandeira preta e laranja, indicando que o carro precisa retornar aos boxes para reparos.
Toda a confusão é gerada, pois em algumas provas os pilotos receberam a bandeira preta e laranja e quando ela é apresentada o time não tem escolha, precisa chamar o carro aos boxes. A Haas se sentiu lesada pois foi prejudicada por essa escolha – a mais recente aconteceu durante o GP de Singapura. Como as regras estão sendo aplicadas das mais variadas formas ao longo do campeonato é natural as equipes buscarem por esclarecimentos.