ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Por violação do teto orçamentário, Red Bull é multada e perde 10% de tempo no túnel de vento

Após quebrar o teto orçamentário, FIA define a penalidade da Red Bull, aplicando uma multa, além da perda da autonomia de desenvolvimento da equipe no túnel de vento

Nesta sexta-feira (28) antes do início das atividades para o GP do México, a FIA comunica a penalidade que a Red Bull receberá por ter ultrapassado o teto orçamentário de 2021. O time austríaco precisa pagar US$ 7 milhões de multa e perderá 10% do desenvolvimento usado para os testes aerodinâmicos do próximo ano (esperava que pela violação, a perda seria maior).

A punição foi decidida após um acordo de concordância de violação (ABA) entre a FIA e a Red Bull, com os termos oferecidos pela Federação Internacional de Automobilismo, onde o time austríaco não pode recorrer.

O regulamento do teto orçamentário faz parte da competição e os times que concordam em participar do campeonato devem segui-lo. Mas a Red Bull violou o acordo quando ultrapassou o valor estipulado para 2021. Porém a porcentagem ultrapassada se enquadra abaixo dos 5%. No documento a FIA informa que a Red Bull excedeu o teto orçamentário de 2021 em £1.864.000 (ou seja, 1,6%).

A equipe também cometeu uma violação processual – um erro administrativo. A FIA ainda ressalta mais uma vez que a equipe colaborou com a investigação e não agiu de má fé, desonestamente ou de forma fraudulenta. O time também não tentou ocultar nenhuma informação relacionada ao teto orçamentário.

A Red Bull terá o desenvolvimento do carro do próximo ano afetado com a perda do tempo no túnel de vento – Foto: reprodução F1

Nenhuma das outras equipes cometeu uma violação onde ultrapassou o teto orçamentário, para gerar um precedente para a aplicação da penalidade, mas os regulamentos tinham a previsão de algumas penas para quem fizesse tal violação. Mas Williams e Aston Martin violaram o regulamento de forma processual.

A Red Bull terá que pagar US$ 7 milhões de multa, dentro de 30 dias, a partir da data de execução do ABA. A penalidade desportiva sofrida pela Red Bull é aplicada na limitação na autonomia de sua utilização do túnel de vento para os testes e desenvolvimento aerodinâmico do seu carro, válido pelo período de 12 meses a partir da data da execução.

Por ser a campeã da temporada 2022, o time conta com menos tempo de túnel de vento do que Ferrari e Mercedes e, agora enfrentará uma nova redução. Mas o time conta com um bom carro, onde eles trabalharam apenas para o avanço do seu equipamento nesta temporada, de todos os equipamentos do grid, o carro da Red Bull é o mais acertado.

O time austríaco entregou o seu relatório em março de 2022 e afirmava que suas contas estavam abaixo do teto orçamentário, mas o time cometeu algumas confusões e desconsiderou alguns valores. A FIA realizou a revisão das contas e comunicou a transgressão da Red Bull.

Existe uma curiosidade para saber como a Red Bull lidou com o teto orçamentário de 2022, pois foram alguns meses desconsiderando alguns itens que a FIA avalia de uma forma diferenciada. A multa recebida agora não afetará nos gastos da Red Bull, as penalidades financeiras não contam para o teto orçamentário.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo