ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Prova Sprint da F2 na Holanda é encerrada antes do previsto por conta de batida e chuva torrencial

Clima instável prejudicou a realização da corrida da Fórmula 2 na Holanda. Batidas também contribuiram para prejudicar o desenvolvimento da prova

A Fórmula 2 está com a F1 na Holanda neste sábado (26), para a realização do que seria aprova Sprint no Circuito de Zandvoort. No entanto, a chuva chegou ao traçado e atrapalhou a prova da categoria de base.

A direção de prova tentou realizar a corrida normalmente, todos os procedimentos de largada foram realizados normalmente, mas a chuva atrapalhou a sessão ao longo do percurso.

Os pilotos foram acompanhados pelo Safety Car para a volta de formação e completaram um giro atrás do carro de segurança, antes da largada em movimento ser realizada. No entanto, um incidente envolvendo três pilotos aconteceu no circuito, provocando a necessidade de reparos na barreira de contenção e prejudicou o o reestabelecimento da prova.

Ocorreu um toque entre Kush Maini e Jak Crawford que enviou o piloto da Hitech para a barreira de proteção. Em decorrência do primeiro incidente, Ralph Boschung acertou o carro de Maini, o toque levantou o equipamento do seu companheiro de equipe e os carros ficaram ”encavalados”.

A operação para a remoção dos carros, além da reconstrução da barreira levou cerca de 30 minutos. Quando encaminharam a prova para o reinício e fizeram todos os procedimentos outra vez, uma chuva mais forte estava se aproximou do circuito. O Safety Car outra vez acompanhou os pilotos pelo circuito, enquanto a direção de prova tinha determinado que a corrida seria encerrada por tempo e não mais pelo número de voltas.

Porém, por conta desta chuva torrencial, a visibilidade em pista ficou muito prejudicada, os pilotos mau completaram uma volta atrás do Safety Car e retornaram para os boxes por conta da segunda bandeira vermelha da sessão. O tempo continuou em regressiva, mas instantes depois a direção de prova informou que a corrida da Fórmula 2 não seria reestabelecida.

Agora será necessário determinar se a vitória de Isaack Hadjar vai garantir pontos e se eles também serão distribuídos aos oito primeiros colocados, já que as voltas completadas na corrida foram realizadas atrás do Safety Car, os pilotos tiveram praticamente apenas uma volta em bandeira verde – no que foi aquela tentativa de largada antes do incidente entre os competidores. No regulamento da Fórmula 2, a corrida é válida se contar com duas voltas, mas ainda será preciso determinar a questão sobre a distribuição dos pontos.

Théo Pourchaire poderia contar com ‘essa vitória’, pois era o pole por conta do grid invertido, já que faturou a décima posição na sexta-feira, mas por ter batido na volta de formação do grid, foi encaminhado para o final do pelotão – pois seu carro precisou de reparos. Pourchaire é um dos postulantes ao título mas tem cometido alguns deslizes.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo