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Em sessão marcada pela chuva, pilotos realizam atividade agitada. Verstappen encerra TL3 na liderança

Com a possibilidade da classificação ser realizada em condições semelhantes as do TL3, equipes e pilotos aproveitam ao máximo para avaliar as condições de pista e testar os pneus. Verstappen lidera

Os pilotos de Fórmula 1 invadiram o Circuito de Zandvoort mais uma vez neste sábado (26), a chuva chegou ao circuito, tornando as coisas imprevisíveis e adicionando um desafio ainda maior para os competidores, em um traçado que já é bem complicado. Algumas bandeiras vermelhas surgiram ao longo da sessão, por conta dos erros que eram constantemente cometidos.

Max Verstappen encerrou mais uma atividade deste fim de semana na ponta, conseguindo superar a dupla da McLaren que estava realizando uma boa atividade. O holandês anotou 1m21s631 no final da sessão para se garantir na liderança. Com a constante evolução da pista, as marcas foram reduzidas com a sessão avançando para o final. George Russell se encaixou na segunda posição, anotando 1m22s010.

Com o cronometro já zerado, Sergio Pérez obteve a terceira posição, separado exatamente por 1 segundo de Verstappen. Fernando Alonso foi empurrado para o quarto lugar, seguido por Lewis Hamilton com a Mercedes, os dois pilotos estão tendo os seus desempenhos deste fim de semana ainda mais comparados. Alexander Albon com a Williams retornou para o Top-10, acompanhado por Oscar Piastri que até liderou o TL3.

Valtteri Bottas obteve o oitavo tempo, seguido por Charles Leclerc e Lando Norris. O potencial de evolução da pista pode ser nitidamente observado, já que Norris estava no topo, mas com a aproximação do final da sessão, vários competidores melhoraram as suas marcas.

Por ser uma sessão molhada e com as chances da classificação ser em condições semelhantes as do TL3, equipes e pilotos se esforçaram para ficar o máximo de tempo em pista e avaliar os pneus de chuva neste circuito. A sexta-feira aconteceu de forma completamente oposta, com a pista seca, desta forma avaliar os carros se tornou extremamente necessário.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para a realização da classificação, sessão que definirá o grid de largada da corrida deste domingo.

Saiba como foi o TL3 da Fórmula 1 na Holanda

Neste sábado, os pilotos retornaram para o traçado de Zandvoort para realizar a terceira sessão de treinos livres, atividade que antecede a classificação. O tempo mudou completamente quando comparado com a sexta-feira, a chuva caiu antes da sessão, deixando a pista completamente molhada.

A temperatura da pista estava na casa dos 19°C, com 16°C no ambiente. Alguns pilotos que se arriscavam a deixar os boxes com o traçado molhado, usavam os pneus de chuva extrema (faixa azul).

Max Verstappen completou a sua primeira volta na casa de 1m27s514, seguido por Liam Lawson que registrou 1m35s088. O piloto holandês quase acertou o muro de contenção na curva três, o piloto extravasou os limites de pista e ao perder a traseira do carro, quase acertou a barreira de contenção.

Liam Lawson está guiando pela AlphaTauri e permanecerá no carro da equipe até o final deste fim de semana. O neozelandês substituirá Daniel Ricciardo, depois que o piloto australiano fraturou a mão em um incidente que ocorreu durante o TL2. Ricciardo tentou evitar uma batida que poderia ser pior com Oscar Piastri e ao desviar do australiano na curva três, acertou a barreira e o impacto gerou a lesão na sua mão, pois o australiano não teve a oportunidade de tirar a mão antes desse contato.

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A pista estava complicada para guiar, mas com dez minutos, oito pilotos tinham registrado algum tempo, a sequência era: Verstappen, Bottas, Albon, Zhou, Norris, Sargeant, Lawson e Piastri.  Magnussen que foi liberado para a pista com os mesmos pneus intermediários que outros competidores, perdeu o controle do seu carro na curva três e acertou a barreira de proteção – danificando a suspensão dianteira esquerda.

Verstappen ainda era o piloto com a melhor volta, mesmo com Norris realizando a sua primeira saída dos boxes com os pneus intermediários (faixa verde), assim como Oscar Piastri.

Não demorou muito para a sessão ser reestabelecida, as equipes esperavam uma evolução da pista, pois a chuva poderia reduzir nos próximos minutos, mas a situação climatíca era indefinida. Esse foi um dos motivos para quando Verstappen retornou ao traçado, já estava com os pneus intermediários instalados no seu carro, fazendo o mesmo que Bottas, Zhou, Norris e outros. No entanto, Charles Leclerc não arriscou, o monegasco foi liberado com os pneus de chuva extrema, registrando 1m27s238, mas na sequência, Norris anotou 1m26s752, enquanto Verstappen obteve a marca de 1m25s197.

Instantes após completar a volta e obter a sua primeira marca do fim de semana, Leclerc extravasou os limites de pista na curva 1 e quase acertou a barreira de contenção. A pista estava escorregadia e Verstappen também cometeu erros pelo traçado.

Com quase meia hora de sessão concluída, novamente a bandeira vermelha surgiu na pista. Zhou perdeu a traseira do seu carro na curva 13 e ficou preso na brita. Os erros eram constantes e observados ao longo de todo o traçado, não importando muito qual tipo de pneu estava instalado no carro. Esse circuito é complicado, os ventos contribuem para desestabilizar o carro, além disso, por ser uma região costeira, a areia é carregada com o vento para o traçado, atrapalhando a aderência dos pneus.

Neste momento, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Hülkenberg, Bottas, Zhou, Gasly, Tsunoda, Albon e Hamilton.

Novamente a sessão foi reestabelecida, com cerca de 26 minutos de atividade pela frente. Tsunoda que estava com os pneus de chuva extrema instalados em seu carro, anotou 1m27s909 e já informava para a equipe que a pista estava em condições para trabalhar com os pneus intermediários. Antes de Carlos Sainz ocupar o quinto lugar na tabela de tempos, o piloto cometeu mais um erro no fim de semana, mas registrou 1m27s937.

A sessão continuou e Lando Norris teve a oportunidade de melhorar a sua marca para 1m25s086, superando o tempo de Verstappen com os pneus intermediários por 0s111. Instantes depois, Piastri que era o terceiro colocado, saltou para a ponta com a marca de 1m24s893, a pista estava evoluindo rapidamente e os tempos começavam a despencar.

Norris voltou mais uma vez para a ponta com a marca de 1m23s677, separado por 1s216 do companheiro de equipe, superando a dupla da Red Bull. Restando 15 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Pérez, Verstappen, Stroll, Russell, Sargeant, Albon, Bottas e Leclerc. Ocon e Magnussen não tinham tempos na tabela, mas o dinamarquês não retornaria para a pista nesta sessão depois do incidente ainda no começo do treino livre.

Bandeiras amarelas eram agitadas, uma dela por conta de Esteban Ocon que escapou na curva 1. Semelhante ao que ocorreu com Charles Leclerc pouco depois de ser liberado ao traçado. A bandeira amarela foi agitada mais uma vez, mas ela se tornou uma bandeira vermelha instantes depois, interrompendo a atividade – Liam Lawson rodou na última curva, ficando para o lado contrário. Como não tinham que remover o carro do neozelandês, a interrupção da atividade pareceu mais um excesso de preocupação para evitar problemas maiores.

A pista pode ser liberada restando 9 minutos para o final, então começou mais uma vez uma ‘corrida’ para deixar os pilotos seguirem ao traçado. Para os competidores era importante ter o máximo de informações nessas condições de pista, pois a classificação pode ocorrer em um clima semelhante e que gera muita instabilidade.

Antes da sessão ser encerrada, Leclerc mais uma vez teve problemas na curva 1. Verstappen melhorou a sua marca para 1m22s758, com os mesmos compostos intermediários, superando o tempo de Norris por 0s919. Ainda existiu tempo para mais algumas marcas melhorarem na tabela de tempos, fazendo as posições se alternarem.

Com o cronômetro zerado, os pilotos ainda melhoraram mais ainda as suas marcas. Verstappen terminou a sessão na liderança, Russell se encaixou na segunda posição e Pérez conseguiu melhorar o seu tempo para se estabelecer na terceira posição, embora tenha exatamente 1 segundo de diferença para o companheiro de equipe. Fernando Alonso foi empurrado para a quarta posição.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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