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Em casa, Max Verstappen supera Lando Norris e estabelece a pole do GP da Holanda

Em mais uma grande exibição com a Red Bull, Max Verstappen conquista a 28ª pole da carreira

A classificação para o GP da Holanda foi realizada em uma situação que cada vez mais têm se tornando comum ao longo desse ano na Fórmula 1. Uma sessão que começa com a pista molhada e vai evoluindo com o passar do tempo, a chuva tem sido comum aos sábados da categoria. Max Verstappen brilhou mais uma vez neste retorno das férias, depois de liderar duas sessões de treinos livres, o holandês cravou a 28ª pole da carreira diante da sua torcida.

Verstappen anotou 1m10s567 com os pneus macios, superando Lando Norris da McLaren que registrou 1m11s104. A fase final da classificação foi bem agitada, com os pilotos lidando com duas bandeiras vermelhas, ocasionadas por Logan Sargeant e Charles Leclerc, depois de erros cometidos pelos competidores.

Quando a sessão foi reestabelecida pela segunda vez, restavam 4 minutos para o final do Q3. A classificação ficou ainda mais dinâmica, com os pilotos dando tudo o que era possível na sua última volta rápida, além de pegar a pista em uma melhor condição. Oscar Piastri era o terceiro colocado, mas os pilotos que completaram voltas depois dele, conseguiram marcas melhores. George Russell então se estabeleceu na terceira posição com a marca de 1m11s294.

Alexander Albon com a Williams foi destaque mais uma vez em classificação, o piloto obteve o quarto lugar. Fernando Alonso se estabeleceu na quinta posição com a Aston Martin, enquanto Carlos Sainz foi o sexto colocado com o carro da Ferrari, depois da batida de Charles Leclerc.

Sergio Pérez teve que se contentar com a sétima posição, guiando o carro da Red Bull. Oscar Piastri foi empurrado para o oitavo lugar com a marca de 1m11s938. Charles Leclerc e Logan Sargeant completaram o Top-10.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h para a realização do GP da Holanda.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 1 na Holanda

Depois da não realização da corrida da Fórmula 2, a janela climática melhorou e a Fórmula 1 deu início a sua classificação normalmente. A temperatura no traçado estava na casa dos 23°C, com 17°C no ambiente.

Q1

Os pilotos foram liberados para o traçado com os pneus intermediários destinados para a pista molhada. Os primeiros tempos começaram a surgir pelo traçado, mas um tanto altos. Valtteri Bottas registrou 1m26s000, ficando momentaneamente na ponta. Com potencial para a evolução da pista, Oscar Piastri registrou 1m25s400, com Logan Sargeant registrando na sequência 1m24s780.

Os erros começaram a surgir, Max Verstappen reclamava principalmente pela falta de aderência. No entanto, quando restavam menos de nove minutos para o final da sessão, o holandês saltou para a segunda posição com 1m22s786.

Novamente os tempos seguiram em queda livre, pois a pista estava evoluindo. Piastri registrou 1m22s059, para surgir mais uma vez na primeira posição. Instantes depois, Lando Norris chegou à marca 1m21s434.

Restando cerca e cinco minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Norris, Russell, Alonso, Leclerc, Pérez, Albon, Gasly e Stroll. Os pilotos completaram cerca de sete voltas com os pneus intermediários, antes de passar pelos boxes para instalar um novo conjunto do mesmo composto para buscar mais voltas rápidas.

Por conta da evolução de pista, o tráfego era intenso e os competidores se encontravam pelo circuito. Alexander Albon saltou para a ponta anotando 1m20s939 com seus novos compostos, enquanto Verstappen permanecia com o seu primeiro jogo de pneus intermediários. Além do piloto holandês, Russell, Gasly, Hamilton, e Ocon estavam com seus compostos do início da sessão. Carlos Sainz e Oscar Piastri se encontraram no traçado, se atrapalhando na realização de suas voltas.

Após o cronômetro zerar, a chuva começou a se intensificar, prejudicando os tempos de volta. Leclerc conseguiu completar mais uma marca para se livrar da zona de eliminação, ocupando o décimo quarto lugar. O monegasco reclamou com a equipe sobre a sua liberação ao traçado por conta do tráfego, mas o piloto não fez uma volta segura, comentendo pequenos erros que comprometeram um giro melhor. Liam Lawson foi eliminado no Q1 em sua primeira sessão oficial com AlphaTauri.

Eliminados

16) Zhou Guanyu – 1m22s067
17) Esteban Ocon – 1m22s110
18) Kevin Magnussen – 1m22s192
19) Valtteri Bottas – 1m22s260
20) Liam Lawson – 1m23s420

Q2

Instantes antes do Q2 começar, uma fila já se formava no pit-lane, com os competidores tentando pegar a pista no melhor momento, pois existia a ameça de chuva. Logan Sargeant abriu a tabela com a marca de 1m23s161, enquanto Verstappen saltou para a ponta anotando 1m21s921.

Assim que todos completaram ao menos uma volta cronometrada, os dez primeiros eram: Verstappen, Sargeant, Leclerc, Stroll, Russell, Hülkenberg, Alonso, Hamilton, Albon e Piastri.

Sargeant seguia brigando por um resultado melhor, o piloto da Williams anotou 1m21s780, mas os tempos continuaram caindo. Verstappen anotou 1m20s690, superando Piastri por 0s709.

Restando cinco minutos para o encerramento do Q2, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Hamilton, Piastri, Albon, Russell, Leclerc, Stroll, Alonso e Sargeant. Alguns pilotos passaram pelos boxes após seis voltas com os pneus intermediários, para instalar um novo jogo do mesmo composto por conta da evolução da pista.

Com menos de três minutos, Alexander Albon saltou para a ponta com 1m19s399, mas na sequência Piastri obteve 1m19s392, separado por 0s007 do piloto tailandês.

Com o cronômetro zerado, Leclerc se livrou da zona de eliminação com a marca de 1m19s600 que foi estabelecida. Verstappen ocupou a ponta com o tempo de 1m19s856, para se garantir na primeira posição. Sainz ocupou o nono lugar com a Ferrari, conseguindo que os dois carros do time italiano estivessem no Q3. Lewis Hamilton foi eliminado no Q2 por conta de uma última volta que não foi suficinte dado o potencial de evolução do traçado.

Eliminados

11) Lance Stroll – 1m20s121
12) Pierre Gasly – 1m20s128
13) Lewis Hamilton – 1m20s151
14) Yuki Tsunoda – 1m20s230
15) Nico Hülkenberg – 1m20s250

Q3

Os pneus macios começaram a surgir no Q3 instalados em nove carros, menos no equipamento de Max Verstappen. Após um giro de verificação, o holandês retornou aos boxes para a substituição do composto.

Os tempos começaram a surgir, Alexander Albon anotou 1m15s743, na sequência Logan Sargeant tinha registrado 1m16s748. Instantes depois, o piloto norte-americano trouxe a primeira bandeira vermelha da classificação, após perder o controle do carro poucos metros antes de entrar na curva 3. Com a suspensão danificada, os carros de serviço precisaram entrar em pista para auxiliar a remoção do carro e fazer a reconstrução da barreira de proteção.

Foi uma pena a batida se Sargeant, principalmente após o piloto chegar ao Q3 e estar desempenhando um bom trabalho.

Sainz (1m17s241) e Russell (1m18s245) eram os únicos outros pilotos com tempo, antes do regime de bandeira vermelha ser instaurado.

A pista foi liberada mais uma vez e os times tinha 8m13s para buscar os seus melhores tempos. Novamente os pilotos retornavam ao traçado usando os pneus macios, pois a chuva não retornou ao traçado e o tempo tinha melhorado, enquanto a pista tinha secado e diversos pontos. Nove pilotos participavam da sessão.

Lando Norris surgiu na ponta, anotando 1m12s049, acompanhado por Oscar Piastri que obteve a marca de 1m12s248. Os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Verstappen, Russell, Leclerc, Pérez, Albon, Sargeant, Alonso e Sainz.

Pouco depois de completar uma volta rápida, Leclerc perdeu o controle do carro na curva 10, danificando o equipamento. Outra bandeira vermelha se fez presente para realizar a remoção do carro da Ferrari. O piloto monegasco era o quinto colocado na tabela de tempos.

Restavam 4 minutos para o encerramento da sessão, os pilotos se preparam para mais uma volta rápida. Mas foi apenas com o cronômetro zerado que os tempos surgiram. Verstappen cravou a pole ao anotar 1m10s567, seguido por Norris que anotou 1m11s104. Russell se estabeleceu na terceira posição, seguido por Albon, Alonso, Sainz e Pérez. Piastri que era o terceiro colocado, foi empurrado para a oitava posição.

Max Verstappen conquistou a sua 28ª pole da carreira. O final da classificação foi bem movimentado.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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