ColunistasDestaquesFórmula EPost

Preview ePrix de Roma – Rodada dupla marca a reta final da 9ª temporada da Fórmula E

Novo embate entre os líderes do Campeonato é esperado em Roma. Campeonato chega em sua reta final bem acirrado

Restam apenas mais quatro etapas para o encerramento da temporada 2023 da Fórmula E. Duas delas acontecem neste fim de semana em Roma, depois a categoria segue para Londres no final de julho, para definir o Campeonato.

O duelo pelo título segue bem acirrado, Jake Dennis é o líder e conta com 154 pontos, contra 153 obtidos por Nick Cassidy. O neozelandês faturou mais uma vitória em Portland, enquanto Dennis dividiu o pódio, conquistando a segunda posição, pela terceira prova consecutiva.

Pascal Wehrlein que era o então líder até o início da última etapa, terminou a prova de Portland na zona de pontuação, mas obteve apenas um oitavo lugar. O alemão lutou pelo top-10, para obter alguns pontos e não deixar a etapa zerado, agora é o terceiro colocado com 138 pontos, enquanto os adversários avançaram ainda mais.

LEIA MAIS: Maserati confirma participação de Felipe Drugovich em teste durante o e-Prix de Roma

O segundo lugar conquistado por Dennis, significa que o piloto foi ao pódio em dois terços das corridas que foram disputadas durante a 9ª temporada. O britânico não deixa o pódio desde a segunda corrida em Berlim, tendo um ritmo impressionante desde que abriu o Campeonato com uma vitória. Cassidy também impressiona, o neozelandês esteve no pódio em seis corridas, faturou três vitórias e está separado por apenas um ponto de Dennis.

Na classificação por equipes, a Porsche manteve a liderança com 231 pontos, mas apenas seis pontos separam a equipe da Envision, que é a segunda colocada. A Jaguar está na terceira posição, logo atrás do time cliente.

Mitch Evans conta com três vitórias em Roma, incluindo as duas consecutivas que foram obtidas na temporada passada. O piloto neozelandês conta com duas vitórias nesta temporada e está em busca de mais um bom resultado com a Jaguar.

A pista deste fim de semana

O Circuito Cittadino dell’EUR conta com 19 curvas e 3,385 km, prova que é disputada no sentido anti-horário. Para o recebimento da Fórmula E no último ano, o traçado de Roma foi reformulado, onde novas curvas foram adicionadas, para auxiliar os pilotos com a parte de recuperação de energia. O traçado fornece muita oportunidade para ultrapassagens, desta forma se torna uma pista favorita dos times.

Traçado do e-Prix de Roma da Fórmula E – Foto: reprodução Fórmula E

“Estamos vindo de um bom resultado nos EUA, o que certamente nos encoraja para este final de semana em Roma, e depois para Londres, onde termina a temporada”, comentou Lucas Di Grassi. Na última corrida o brasileiro faturou a sétima posição, obtendo pontos com a Mahindra.

“Vamos mais uma vez fazer o nosso melhor para seguir no desenvolvimento do nosso carro. Roma é uma pista longa para os padrões da Fórmula E e também veloz, assim como Portland – onde fomos bem. Então, vamos dar o nosso máximo e focar nos pontos. Iniciamos o ano com uma grande defasagem técnica e se terminarmos próximos do pelotão da frente em termos de desempenho já será um grande resultado. A meta é começar 2024 em um patamar bem mais favorável do que em 2023.”

Teste de novatos em Roma

A Fórmula E vai dar mais uma oportunidade para que novatos possam guiar os seus carros. No Treino Livre 0 que será realizado no dia 14 de julho em Roma, as equipes vão realizar mais algumas verificações.

Os times podem escolher pilotos que já experimentaram o carro da Fórmula E, mas esses competidores não podem ter participado de edições anteriores dos testes de novatos, estar inscrito na 9ª temporada da Fórmula E ou participado de uma corrida da categoria elétrica.

Cada equipe terá um piloto em pista para participar da sessão com duração de 30 minutos. Felipe Drugovich foi escalado mais uma vez pela Maserati para participar da atividade.

Programação do e-Prix de Roma para a 13ª e 14ª etapa – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo