Para o GP da Hungria a Pirelli vai trabalhar com a alocação alternativa de pneus (ATA), a Fórmula 1 deveria ter utilizado essa configuração durante o GP da Emília-Romagna, mas com o cancelamento da prova por conta das chuvas na região, a avaliação acontece durante a 11ª etapa do calendário. No GP da Itália (programado para setembro) a ATA será mais uma vez implementada.
Durante a classificação Sprint, já estão trabalhando com algo semelhante a ATA – que consiste em estipular qual dos pneus será usado em cada fase da classificação. Na Sprint, pneus médios novos precisam ser usados no Q1 e Q2, enquanto os compostos macios novos são liberados para uso no Q3. Com a ATA os pneus duros (faixa branca) são definidos para o Q1, enquanto os pneus médios (faixa amarela) são trabalhados no Q2 e os macios no Q3 (faixa vermelha).
O número total de pneus slick para o fim de semana também será reduzido, originalmente em um fim de semana normal da categoria são fornecidos pela Pirelli 13 jogos de compostos, enquanto no formato Sprint os pilotos contam com apenas 12 conjuntos de pneus cada. Com a ATA, o número é reduzido para 11.
A alocação fica definida desta forma: 3 conjuntos de pneus duros, 4 de pneus médios e 4 macios. A alocação dos pneus de chuva segue inalterada, com 4 pneus intermediários (faixa verde) e 3 conjuntos de pneus de chuva extrema (faixa azul).
Para a classificação e corrida, cada um dos pilotos terá disponível sete jogos de pneus, com pelo menos um jogo de pneus duros e um de médios precisando ser guardados para a corrida, conforme o regulamento. Dos quatro conjuntos restantes, um será devolvido para a Pirelli após o TL1, outro jogo no TL2 e mais um conjunto após o TL3.
Para o GP da Hungria a Pirelli confirmou a utilização da sua gama mais macia de pneus – C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha). A Pirelli ainda não confirmou os pneus para o GP da Itália, mas no ano passado os pilotos trabalharam com a gama intermediária.