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Preview do GP da Bélgica – O momento do retorno das férias, mudanças e novidades

O GP da Bélgica chega não apenas para que a temporada seja retomada, mas também surge acompanhado de várias novidades

O GP da Bélgica é a prova que marca o retorno das atividades da Fórmula 1. Neste ano será disputada a 55ª edição, mas a prova corre risco de não retornar no próximo ano, por conta das diversas alterações que a categoria está realizando no calendário.

Spa-Francorchamps é aquela pista icônica: a palavra desafio está acompanhada do seu nome. A prova neste ano marcará o início de uma rodada tripla, composta ainda por Holanda e Itália.

O traçado é um dos mais longos do calendário, com os seus 7.004 km, além de contar com o menor número de voltas (44) por conta da sua extensão e tempo de volta. Spa não é desafiadora apenas pelas suas curvas as mudanças de inclinação, essa também é uma pista exigente para o motor, pois os pilotos passam cerca de 80% da volta em aceleração plena.

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Entre a saída de La Source até a zona de frenagem na Les Combes, os pilotos passam impressionantes 23 segundos em aceleração – esse final de semana será bem interessante se a F1 usar o recurso daquela câmera que mostra os pedais do carro – observe o trabalho do piloto.

Cometer um erro no início da volta durante uma classificação é bem ruim para o piloto, pois ele terá que percorrer um longo trecho antes de abrir uma nova volta. A Eau Rouge e Raidillon são extremamente desafiantes e neste ano ainda será necessário se atentar as mudanças que foram realizadas neste trecho da pista. O trecho pode ter perdido um dos maiores solavancos, mas também muda a relação dos pilotos com a pista.

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Além das mudanças, é importante lembrar que a Fórmula 1 passará mais uma vez por Spa em um momento diferente da sua história, os novos carros também mudam a percepção do traçado, adicionando mais uma dificuldade.

Este é um traçado difícil para encontrar a configuração ideal, pois ao trabalhar com uma asa maior, o carro ganha mais desempenho no miolo, mas perde muito nas retas. Por outro lado, ao usar uma asa menor, o carro trabalha bem nas retas, mas perde nas curvas.

PNEUS

Em uma pista de tamanha complexidade, os pneus são extremamente importantes. As equipes vão trabalhar com a gama intermediária de pneus nesta rodada, estamos falando de uma prova onde os times tentam trabalhar com apenas uma parada, mas as estratégias podem ser ditadas pela entrada do Safety Car.

Spa adicionar um desafio para as estratégias, por ser um circuito longo, não é muito difícil uma parte do traçado ficar molhada e outros trechos não, os times precisam ficar atentos se a chuva se aproximar, para realizar a troca no melhor momento. Pois o piloto pode permanecer muito tempo no traçado perdendo tempo de volta se não estiver com os compostos ideais.

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A Pirelli ficou mais uma vez na zona de segurança e fornecerá os pneus da gama intermediária: C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha). Os pneus são bem consumidos, por conta do elevado nível de desgaste.

Pneus selecionados para o GP da Bélgica – Foto: Ale Ranieri / BP

O clima instável também colabora para as rápidas mudanças na estratégia, a chuva é esperada ao menos para o domingo, podendo bagunçar o grid.

Novidades em Spa-Francorchamps

Em 2021 a pista passou por reformas voltadas para a segurança, a Eau Rouge e Raidillon sofreram uma modificação, para que o trecho contasse com uma área de escape maior. A pista também ganhou alguns trechos com brita, para tentar conter os carros de uma melhor forma, caso escapem da pista.

Spa-Francorchamps também passou por uma mudança estética, a Raidillon e Eau Rouge, ganharam faixas em preto, vermelho e amarelo, remetendo a bandeira da Bélgica.

Outra novidade para este fim de semana é que a diretiva técnica relacionada a oscilação vertical dos carros começa a valer. A mudança foi implementada pensando na saúde dos pilotos, que começaram a reclamar constantemente de dores, principalmente por conta dos solavancos.

Equipes como Red Bull e Ferrari conseguiram trabalhar os seus assoalhos de uma forma diferente, obtendo maior flexibilidade e fazendo os seus carros trabalharem mais próximos ao solo, mas agora a FIA conseguirá controlar isso de uma forma melhor.

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Para o GP da Bélgica também é esperado um grid com uma porção de punições. Os motores estão congelados, mas a FIA dividiu o período de homologação em dois, um ocorreu no início do ano, agora é a vez da última mudança que pode ser realizada no MGU-K, os armazenadores de energia (baterias) e a central eletrônica. Os fornecedores de motores que não tiverem realizado a modificação, têm essa última oportunidade, pois no dia 1º de setembro esses componentes serão congelados até 2025.

A Ferrari está planejando uma modificação para este fim de semana, desta forma provavelmente Sainz e Leclerc que já estão pendurados com as trocas do motor, devem lidar mais uma vez com uma punição. As equipes clientes da Ferrari, Haas e Alfa Romeo, também devem passar pela troca do motor neste fim de semana.

Expectativas

O grid pode ficar embaralhado por conta das trocas de motor, já que vários pilotos estão pendurados. Desta forma a corrida pode ser ainda mais movimentada, principalmente com a luta dos pilotos para realizar ultrapassagens.

O campeonato já tomou o seu rumo, a Red Bull é líder contando com 431 pontos, contra os 334 obtidos pela Ferrari. O time austríaco chega na Bélgica com a função de capitalizar o máximo de pontos e tentar ampliar ainda mais a vantagem para os italianos.

Esperamos ver uma prova bem competitiva, principalmente após o último fiasco que aconteceu na Bélgica e a não realização da prova.

Programação para o GP da Bélgica da Fórmula 1 – Foto: Ale Ranieri / BP

FÓRMULA 2

A Fórmula 2 chega à Bélgica e vai acompanhar o ritmo frenético da Fórmula 1 em sua rodada tripa. A temporada 2022 da F2 está chegando ao final, pois restam apenas 4 etapas para serem disputadas. Depois das três provas, a categoria de base passará por uma longa pausa até retornar em Abu Dhabi.

Felipe Drugovich ainda é o líder do Campeonato, contando com 180 pontos, mas a grande preocupação é com este final de temporada, pois o seu equipamento tem perdido muito desempenho. O piloto brasileiro precisa de bons resultados para conquistar o título da temporada.

Também é importante ressaltar que Drugovich ficou muito marcado no grid, com alguns pilotos adotando uma postura mais agressiva quando se deparam com o carro da MP Motorsport. O brasileiro precisará se defender de Théo Pourchaire que retomou a vice-liderança do Campeonato e conta com 159 pontos. Logan Sargeant é o terceiro colocado, o piloto aparece com 119 pontos na tabela.

A outra grande surpresa do pelotão é a performance de Enzo Fittipaldi, o piloto brasileiro seguiu para as férias ocupando o 4º lugar e soma 100 pontos.

O grid da F2 passou por algumas alterações, logo você confere no BP mais informações sobre elas.

Programação da Fórmula 2 – Foto: Ale Ranieri – BP
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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