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Por segurança FIA remove a quarta zona de ativação do DRS em Melbourne

Após a confirmação de quatro zonas de DRS para o GP da Austrália, a FIA emitiu um comunicado antes do início do TL3, informando que estava removendo uma das zonas de ativação.

Durante a sexta-feira quando os primeiros treinos livres foram realizados, os pilotos passaram um feedback para a direção de provas, informando que estava muito complicado controlar o carro por conta da potência extra dada pela ativação do DRS entre as curvas 8 e 9. E por motivo de segurança a FIA optou por remove-la.

Esta seria a primeira vez que um traçado na Fórmula 1 teria a ativação do DRS, desde que a asa móvel foi introduzida em 2011. Este trecho onde a zona de DRS estava instalada, é novo, pois faz parte da reforma realizada no circuito. A pista ficou ainda mais veloz, mas é importante lembrar que ela ainda é um traçado de rua, onde os muros de contenção estão próximos, lembrando que os pilotos podem lidar com batidas ao longo do fim de semana.

A categoria tentou fornecer um conjunto de alterações para deixar a prova mais dinâmica e oferecer mais oportunidades de ultrapassagem aos pilotos. Entretanto, Kevin Magnussen foi um dos pilotos que relatou que os carros estavam “muito soltos” nesta parte da pista.

O GP da Austrália será disputado com apenas três zonas de ativação do DRS. O primeiro ponto de detecção foi readequado, movido agora para antes da curva 9, para que o piloto possa realizar a ativação do DRS depois da curva 10.

Por meio de nota a FIA disse: “Por razões de segurança, as zonas de DRS serão reduzidas para 3 no restante do evento. O ponto de detecção do DRS 1 será movido para antes da curva 9, e a ativação será após a curva 10. A detecção do DRS 2 permanece inalterada, com as seguintes zonas de ativação sendo renumeradas de acordo.”

Existiam muita expectativa com a implementação da quarta zona de DRS, principalmente pela briga estratégia de sua utilização. Nesta temporada o DRS se tornou uma peça muito importante para as disputas em pista, e durante os dois primeiros eventos que foram realizados, os pilotos não deixaram de ressaltar que algumas disputas não aconteceriam se ele fosse removido dos novos carros.

Provavelmente ao longo da temporada será necessário realizar uma readequação de algumas zonas de DRS, para manter a segurança e possibilitar as disputas.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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