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Oliver Bearman repete grande performance no Azerbaijão e vence Corrida Principal da F2

Em fim de semana perfeito, Bearman conquista segunda vitória na 4ª etapa do calendário. Piloto da Prema reverte vitória em grande performance em Baku

Oliver Bearman conseguiu reverter a pole conquistada na sexta-feira (28) em vitória neste domingo (30). O piloto britânico conseguiu um fim de semana excelente na Fórmula 2 e é um destaque nesta etapa, afinal, além da pole, Bearman também venceu a prova Sprint.

O britânico fez uma corrida sólida, mas precisou duelar com Théo Pourchaire que buscava a vitória e um bom resultado nesta corrida. O francês da ART Grand Prix ultrapassou o piloto da Prema, mas Bearman partiu para recuperar a ponta.

Pourchaire quase terminou a prova na segunda posição, quando notou que não tinha mais como disputar com Bearman, mas o piloto foi surpreendido por Enzo Fittipaldi na reta final da corrida. O brasileiro recuperou a posição perdida para o francês no início da corrida. Théo salientou que começou a sofrer com os pneus ao final da corrida e com medo de exagerar e perder pontos preciosos, o piloto optou por ter uma abordagem mais conservadora. Pourchaire também foi atacado pelo companheiro de equipe. Agora o piloto da ART Grand Prix recupera a liderança do campeonato.

Enzo Fittipaldi também fez uma boa corrida, o brasileiro foi o segundo colocado, surpreendendo após um início de temporada complicado. Enzo terminou a Sprint no quinto lugar e faturou um segundo lugar neste domingo, agora o piloto está no top-10.

Victor Martin precisou se contentar com quarta posição, mesmo após as investidas em Martins. Frederik Vesti foi o quinto colocado, acompanhado por Kush Maini que conquistou boas posições após a largada. Dennis Hauger foi o sétimo colocado, acompanhado por Isack Hadjar que apostou em uma estratégia diferenciada para estar no top-10. Richard Verschoor faturou o nono lugar, enquanto Jak Crawford foi o décimo colocado.

A segunda corrida em Baku foi tranquila, boas disputas e nada de caos como no sábado. Apenas o Virtual Safety Car se fez presente, após o abandono de Brad Benavides.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 no Azerbaijão

Depois de uma Sprint bem acidentada, os pilotos se reuniram mais uma vez nesta manhã no Azerbaijão para disputar a prova principal. Apenas 11 dos 22 pilotos do grid terminaram a prova. Na segunda relargada o caos foi instaurado, Dennis Hauger e Victor Martins que lideravam a prova, bateram ao perder o controle após a largada e isso desencadeou uma série de outras batidas.

Oliver Bearman que começou a prova Sprint da décima posição, foi escalando o pelotão e com as confusões, viu a oportunidade ideal para atacar Frederik Vesti e vencer a sua primeira corrida da Fórmula 2. Bearman conquistou a pole no sábado e terá a oportunidade de começar a corrida desse domingo da primeira posição.

Enzo Fittipaldi foi o piloto que duelou com Bearman pela pole, o piloto brasileiro ganhou o direito de começar a corrida do segundo lugar. Mesmo zerado na corrida Sprint, Ayumu Iwasa segue como líder do campeonato, porém, o piloto começará mais uma corrida ocupando a décima sétima posição.

Antes do início da prova, a temperatura na pista estava na casa dos 37°C, com 21°C no ambiente.

Largada autorizada, Bearman manteve a ponta e levou Fittipaldi com ele. Pelo restante do pelotão, algumas disputas aconteciam, mas nenhum incidente marcou a primeira volta. Antes do término do primeiro giro, Maini que tinha crescido na prova, ultrapassou Boschung para ocupar a décima quarta posição e na sequência ocupou a décima terceira posição.

Fittipaldi passou a ser pressionado por Théo Pourchaire, a direção de prova já tinha liderado o uso do DRS na segunda volta. Foi no terceiro giro que o piloto francês que já tinha ultrapassado o piloto brasileiro, tomou a ponta de Bearman. Na sequência o piloto da ART Grand Prix começou a ampliar a distância para o segundo colocado.

Na volta seguinte e por conta do DRS, Bearman voltou a ponta, recuperando a posição perdida. Pouco depois foi a vez de Maini se tornar o décimo segundo colocado. Hauger e Crawford se enfrentaram pela sexta posição, com o piloto da Hitech obtendo o sexto lugar. Daruvala tentava acompanhar a disputa que acontecia à frente com o seu companheiro de equipe.

Antes da abertura dos boxes para as paradas obrigatórias, os dez primeiros eram: Bearman, Pourchaire, Fittipaldi, Vesti, Martins, Crawford, Hauger, Daruvala, Maloney e Stanek. Os primeiros colocados estavam embolados, embora Bearman tenha conseguido abrir um pouco de distância para Pourchaire, pois o piloto francês estava lidando com a aproximação e investidas de Fittipaldi. Por sua vez, Vesti não conseguia se aproximar da disputa que acontecia pela liderança, desta forma ele permanecia na quarta posição.

Na tentativa de tentar se defender, Vesti foi aos boxes para realizar a sua parada obrigatória. Na sequência, Daruvala, Leclerc e Boschung também mergulharam para o pit-lane em busca das suas substituições. Porém, a corrida era composta por 29 voltas e os pilotos estavam na expectativa de algo tumultuar a prova.

Fittipaldi puxou a fila para os boxes na abertura da oitava volta, com ele foram Martins, Crowford, Stanek, Correa, Nissany e Cordeel. Bearman por sua vez vez foi aos boxes no giro seguinte, acompanhado por Pourchaire, Hauger, Maloney, Verschoor e Novalak. Maini se tornou o líder da corrida. As trocas aconteciam no momento que Benavides cometeu um erro e precisou recorrer a área de escape.

Na décima volta o Virtual Safety Car foi acionado pois Benavides ficou parado na área de escape. O piloto tentou retornar para o traçado, mas bateu no muro de contenção, danificando a asa dianteira. O piloto da Charouz enfrentava um fim de semana bem ruim no Azerbaijão.

Hadjar e Iwasa lideravam a prova, os competidores eram os únicos pilotos no traçado que não tinham substituído os pneus ainda. O VSC foi encerrado na décima primeira volta, devolvendo o ritmo normal da corrida aos competidores. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Hadjar, Iwasa, Bearman, Pourchaire, Fittipaldi, Martins, Maini, Hauger, Vesti e Verschoor.

Iwasa foi punido com cinco segundos por ter infringido os procedimentos de Safety Car.

Na décima terceira posição, Vesti ultrapassou Hauger para ocupar a oitava posição. O piloto da Prema tinha registrado a melhor volta da corrida ao anotar 1m55s700. Martins seguia a sua perseguição em Fittipaldi, enquanto Pourchaire e Bearman se enfrentava, pela primeira posição no virtual.

Enquanto Daruvala arriscou uma ultrapassagem em Verschoor, foi muito otimista, quase acertou o muro de contenção e com o erro caiu para a décima terceira posição.

Na volta quinze, Pourchaire não conseguiu usar o DRS e Bearman respirava aliviado. Daruvala e era investigado pela forma como retornou ao traçado depois do erro cometido.

Maloney e Daruvala estavam presos atrás de Crawford, enquanto buscavam a décima primeira posição na volta 17. Foi neste momento que o piloto da MP Motorsport recebeu dez segundos de punição pela forma insegura que retornou ao traçado. A prova seguiu e o piloto tentava minimizar as perdas, mas sabia que não conquistaria pontos nesta etapa.

Restando dez voltas para o final, os dez primeiros eram: Hadjar, Iwasa, Bearman, Pourchaire, Fittipaldi, Martins, Vesti, Maini, Hauger e Veschoor. Hadjar e Iwasa seguiam na pista, aguardando o momento de cumprir as suas paradas obrigatórias.

Na volta 24, Fittipaldi que conseguiu se aproximar de Pourchaire, atacava o piloto francês na busca pela segunda posição. O francês tentou evitar a ultrapassagem, apostou em uma abordagem agressiva, mas na sequência o brasileiro conseguiu ganhar a posição.

Com cinco voltas para o final Hadjar seguiu para os boxes e partiu para a substituição dos seus pneus. Porém, parte do ganho que o piloto obteve em pista foi perdido pela troca falha de um dos seus pneus. O piloto da Hitech retornou na nona posição.

No giro seguinte foi a vez de Iwasa fazer a sua troca de pneus, o piloto ficou com a décima quarta posição, pois cumpriu a sua punição nos boxes. Como a corrida se encaminhava para o final, Bearman assumiu a primeira posição, com mais de 4 segundos de vantagem para Fittipaldi. O brasileiro lidava com Pourchaire que estava tentando retornar para o segundo lugar. Martin ocupava a quarta posição, seguido por Vesti. Maini, Hauger, Hadjar, Verschoor e Crawford eram os dez primeiros colocados. Com os pneus supermacios, Hadjar obteve a volta mais rápida da prova, enquanto era um destaque da prova, depois de conquistar dez posições após a largada.

Quando os pilotos entraram na última volta, Martins atacava o companheiro de equipe, por conta da possibilidade de usar o DRS. Pourchaire tentava recorrer ao DRS por estar atrás de Fittipaldi para defender o pódio.

Bearman recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição. Pole na sexta-feira, vencedor da Sprint e vencedor da corrida principal. O piloto da Prema conseguiu um fim de semana perfeito, só faltou a volta mais rápida nesta corrida.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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