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Sergio Pérez mostra outra vez bom desempenho em pistas de rua e vence GP do Azerbaijão

Se aproveitando do Safety Car, Pérez assumiu a liderança da prova, controlou o desempenho e conseguiu faturar outra vitória em Baku

Sergio Pérez encerrou o domingo (30) com mais uma vitória, o mexicano conseguiu vencer o GP do Azerbaijão depois que a Red Bull cometeu um erro com Max Verstappen. O piloto holandês foi chamado para os boxes pouco antes da direção de prova determinar a entrada do Safety Car por conta do abandono de Nyck De Vries. Como a Red Bull fez a parada do mexicano quando a corrida estava neutralizada, Pérez assumiu a primeira posição.

Max Verstappen precisou superar Charles Leclerc uma segunda vez, para obter o segundo lugar. A Red Bull encerra mais uma corrida da temporada 2023 com uma dobradinha, Pérez aproveita o momento para descontar alguns pontos e se manter na vice-liderança. O mexicano conseguiu mais uma vitória em circuito de rua. Pérez agora é o único piloto que conta com duas vitórias no Azerbaijão em provas que valem para as estatísticas.

O mexicano que teve uma ótima performance no sábado, repetiu o bom desempenho no domingo.

A Ferrari conquista o seu primeiro pódio da temporada 2023. Charles Leclerc precisou lidar com as investidas de Fernando Alonso ao final da corrida, pois o piloto da Aston Martin perseguia outro pódio. Alonso fez uma das ultrapassagens mais belas depois da relargada, aproveitando a chance de superar Carlos Sainz e assumir o quarto lugar.

Sainz deu trabalho para Lewis Hamilton, o piloto espanhol apostou em um traçado defensivo para não perder a posição para o piloto da Mercedes. Lance Stroll concluiu a corrida em sétimo, pois foi ultrapassado por Hamilton, o piloto da Aston Martin cometeu um erro e foi o suficiente para o competidor da Mercedes atacar o canadense. Stroll escolheu não atacar o companheiro de equipe, deixando a corrida tomar o seu curso, sem prejudicar o desempenho da Aston Martin.

George Russell fez uma prova marcada por erros e ressaltou alguns problemas, o piloto britânico ficou com a oitava posição. Lando Norris concluiu a corrida em nono lugar, acompanhado por Yuki Tsunoda. O piloto da AlphaTauri fatura mais um pontinho para o time.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana para a realização do GP de Miami.

Saiba como foi O GP do Azerbaijão

Depois da prova Sprint que contou com vitória de Sergio Pérez, os pilotos se reuniram outra vez neste domingo para disputar a Corrida Principal da Fórmula 1. O grid de largada foi definido com a classificação realizada na sexta-feira, novamente com Charles Leclerc ganhando o direito de começar a prova da primeira posição.

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Esteban Ocon e Nico Hülkenberg começaram a prova do pit-lane por conta das alterações que foram realizadas em seus carros durante o parque fechado. Logan Sargeant teve o carro recuperado pela Williams e depois de não participar da Sprint, o piloto estava posicionado no grid para a largada do Azerbaijão.

Apenas Nyck De Vries, Esteban Ocon e Nico Hülkenberg começaram a prova com os pneus duros, enquanto o restante apostou em pneus médios novos. A estratégia principal para a corrida é na aposta de apenas uma parada, mas as coisas podem mudar por conta da entrada do Safety Car.

A temperatura na pista antes da largada estava na casa dos 43°C, com 25°C no ambiente.

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Largada autorizada, Charles Leclerc manteve a ponta, enquanto Verstappen tentou posicionar o carro para atacar o piloto da Ferrari, mas teve que se contentar com a segunda posição. Enquanto tudo estava resolvido entre os primeiros colocados, um toque aconteceu no meio do pelotão. Oscar Piastri que era o Tsunoda e Piastri perderam posições depois da largada, após Lance Stroll assumir a sétima posição. O piloto da McLaren foi focado por Albon.

No segundo giro Verstappen seguia atacando Leclerc, buscando a primeira posição. O carro da Red Bull era extremamente forte de reta, enquanto a Ferrari tinha mais desempenho nos trecos de curva. O DRS foi liberado na terceira volta, permitindo que os ataques se intensificassem.

Durante a quarta volta, Verstappen saltou para a primeira posição usando o DRS. Instantes depois o holandês tentava estabelecer mais de um segundo de diferença para o monegasco, enquanto o piloto da Ferrari passou a ser atacado por Pérez.

Na sexta volta, Leclerc foi ultrapassado por Pérez e a dupla da Red Bull formava mais uma dobradinha 1-2.

Valtteri Bottas foi o primeiro piloto a se encaminhar para os boxes, o finlandês instalou os pneus duros e retornou ao traçado na última posição. Na sequência foi a vez de Albon substituir os seus compostos, mas mesmo com a asa dianteira danificada, a Williams não fez a substituição da peça.

Durante a nona volta, Tsunoda, Piastri e Sargeant resolveram trocar os seus pneus médios por pneus duros. Entrando na décima volta, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Sainz, Hamilton, Alonso, Stroll, Norris, Russell e Magnussen. Hamilton foi chamado para os boxes, acompanhado por Norris no pit-lane. Alonso assumiu o quinto lugar, seguido por Stroll. O piloto canadense da Aston Martin informava que não atacaria o seu companheiro de equipe.

Ainda na décima volta, De Vries ficou parado na pista, provocando uma bandeira amarela entre os setores 1 e 2. O Safety Car foi acionado para a entrada no traçado, pois o carro de De Vries precisaria de um auxílio maior para deixar a pista, pois tinha quebrado a suspensão dianteira. Verstappen e Hamilton já tinham realizado suas trocas obrigatórias. Porém, Pérez, Leclerc, Sainz, Alonso, Stroll e Russell ainda estavam na pista, parando apenas no início dá décima segunda volta.

A parada antecipada para Hamilton foi péssima, o piloto caiu para a décima posição, pois os outros competidores realizando as suas trocas de pneus no Safety Car. Neste momento o dez primeiros eram: Pérez, Leclerc, Verstappen, Sainz, Alonso, Russell, Stroll, Ocon, Hülkenberg e Hamilton. O piloto da Alpine e Haas não tinham substituído os pneus duros, pois optaram por começar a prova com esses compostos.

O Safety Car deixou a pista ao final da décima terceira volta, Pérez então foi controlando a relargada para reestabelecer o ritmo normal da prova. Pérez manteve a ponta, mas era atacado por Leclerc, enquanto Verstappen já dividia a curva com o monegasco e obteve a segunda posição. Alonso por sua vez fez uma belíssima ultrapassagem em Sainz para então ocupar a quarta posição. O piloto espanhol da Aston Martin viu uma oportunidade de superar a Ferrari, principalmente depois da instalação dos novos pneus.

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Na volta quinze, Hamilton ultrapassou Russell para ocupar a sétima posição, recuperando as posições perdidas.

Instantes depois Stroll tocou no muro, assim como De Vries, mas o piloto não danificou a suspensão como o piloto da AlphaTauri. O canadense se segurava no sexto lugar, enquanto Stroll atacava Sainz, Hamilton também participava do duelo pois estava próximo do piloto da Aston Martin.

Na volta dezoito, Zhou deu o x’s em Magnussen, pois o piloto da Haas tinha cometido um erro e espalhado na pista. Duas voltas depois foi a vez de Stroll cometer um erro quando o carro destracionou e com isso Hamilton viu um ataque de oportunidade e saltou para o sexto lugar.

Russell tentava uma ultrapassagem em Stroll, mas a distância entre eles estava variando, dificultando as investidas do piloto da Mercedes. Com os pneus funcionando bem, Sainz foi autorizado para aumentar o ritmo, podendo buscar Alonso e a posição perdida.

Ocon que ocupava a nona posição, estava retendo Hülkenberg, Norris e Tsunoda atrás. Por conta do trenzinho do DRS, os pilotos não conseguiam evoluir. Dessa forma Piastri também se aproximou deste duelo na vigésima sétima volta.

Na volta 30, os dez primeiros eram: Pérez, Verstappen, Leclerc, Alonso, Sainz, Hamilton, Stroll, Russell, Ocon e Hülkenberg. Fernando Alonso estava trabalhando a aproximação em Leclerc. Verstappen por sua vez, passava mais próximo ao muro, dando leve toques por conta do desempenho que estava imprimido na busca de se aproximar de Pérez.

Durante a volta 33, Gasly superou Bottas, ficando com o décimo oitavo lugar. No giro seguinte foi a vez de Pérez também tocar no muro de contenção com o pneu dianteiro direito.

Valtteri Bottas abandonou o uso dos pneus duros na volta 36, o piloto da Alfa Romeo instalou os pneus médios, mas era apenas o décimo nono colocado. Na volta seguinte foi a vez de Zhou abandonar a corrida. Hamilton tinha se aproximado de Sainz e passou a atacar o espanhol para buscar o quinto lugar, afinal, o piloto da Ferrari não tinha atacado Alonso e tinha mais de dez segundos de distância para o piloto da Aston Martin.

Com a prova se aproximando do final, Norris arriscou uma ultrapassagem em Hülkenberg, mas o piloto da Haas mais uma vez manteve a décima posição durante a 45ª volta. Como os pneus do piloto alemão tinham se degradado e sua troca se aproximava, Norris conseguiu finalmente se livrar do adversário no giro seguinte.

A temperatura na pista tinha reduzido desde o momento que a largada aconteceu. Dessa forma ficava um pouco mais complicado gerenciar os compostos. Hülkenberg por sua vez foi ultrapassado por Tsunoda. A Haas solicitou que o piloto da permanecesse no traçado, pois eles ainda esperavam um Safety Car ou bandeira vermelha.

Ao final da prova, os pilotos duelavam pela volta mais rápida, a marca passou pelas mãos de Leclerc, Verstappen e Alonso. Na volta 49, os Hülkenberg já tinha caído para a décima quinta posição.

Russell foi na penúltima volta para os boxes, instalou os pneus macios e partiu para buscar a volta rápida. Hülkenberg por sua vez trocou os pneus cumprindo a parada obrigatória.

Enquanto os fiscais estavam se encaminhando para a pista, Ocon foi aos boxes para trocar os pneus, tornando a manobra muito perigosa.

Pérez venceu a corrida, conquistando a sua segunda vitória do fim de semana. Verstappen ficou com o segundo lugar, acompanhado por Leclerc. Russell roubou o ponto da volta mais rápida ao anotar 1m43s370.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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