Chegando ao GP da Cidade do México, os novatos voltam a dominar o primeiro treino livre da Fórmula 1. Diversas equipes ainda precisam cumprir o regulamento que exige a participação de jovens pilotos em duas sessões de TL1 ao longo da temporada, por carro — uma iniciativa que busca ampliar a visibilidade e a experiência desses talentos em ascensão.
Até o ano passado, o regulamento determinava apenas uma participação de novatos por carro, mas a mudança feita pela FIA tem como objetivo dar ainda mais oportunidades a novos nomes. O GP do México costuma ser uma das escolhas preferidas das equipes, já que o fim de semana conta com três sessões de treinos livres, permitindo que os titulares ainda tenham tempo suficiente de pista para preparação e acerto dos carros.
Nas últimas semanas, várias equipes confirmaram seus representantes para o treino desta sexta-feira.
Na Haas, o japonês Ryo Hirakawa participará de mais uma sessão de treinos livres em 2025, desta vez guiando o carro de Oliver Bearman. Atual piloto reserva da equipe norte-americana, Hirakawa iniciou o ano realizando um TL1 em Suzuka com a Alpine, e depois voltou à pista no Bahrein, também pela Haas.
Outro nome confirmado é Pato O’Ward, da McLaren, que voltará a acelerar um F1 diante de sua torcida no México. O piloto mexicano, que defende a equipe de Woking na IndyCar, fará mais um treino livre pela escuderia britânica.
Na Williams, o britânico Luke Browning — atualmente em sua primeira temporada na Fórmula 2, ocupando a terceira posição no campeonato — retorna ao cockpit da equipe. Browning já havia participado do TL1 no Bahrein e agora guiará o FW47 em substituição a Carlos Sainz.
Pela Aston Martin, o norte-americano Jak Crawford, vice-líder da Fórmula 2, fará sua primeira sessão oficial na Fórmula 1, assumindo o carro de Lance Stroll.
Outro estreante confirmado é Arvid Lindblad, piloto da academia da Red Bull, que também fará sua primeira experiência com um F1. O britânico, atualmente sétimo colocado na Fórmula 2, busca impressionar a equipe e se colocar como um dos nomes cotados para o futuro da marca austríaca.
Entre os destaques da sessão estará também Antonio Fuoco, piloto do carro #50 da Ferrari no Mundial de Endurance (WEC). O italiano fará sua estreia oficial em um fim de semana de Fórmula 1 — apesar de já ter testado carros da equipe em sessões privadas em Fiorano.
A Racing Bulls contará com os serviços de Ayumu Iwasa, o piloto guiará o carro de Liam Lawson na sessão. Pela quarta vez, ele realizará a sua participação em um treino livre, a segunda neste ano – depois de guiar o carro da Red Bull no Bahrein.
Paul Aron foi escalado pela Alpine, o estoniano terminou a temporada passada da Fórmula 2 na terceira colocação e agora aguarda uma chance na Fórmula 1. Na sessão ele terá a oportunidade de guiar o carro de Pierre Gasly, sendo a sua quarta participação em treino livre neste ano, já que fez duas sessões pela Sauber (Bahrein e Silverstone) e uma pela Alpine – em Monza.
Por fim, Frederik Vesti voltará a pilotar pela Mercedes, após participar do TL1 no Bahrein. O dinamarquês, que atua como piloto reserva e de testes, segue acumulando experiência e quilometragem com o time de Brackley.
As regras atuais acabam beneficiando algumas equipes, como a própria Mercedes. Isso porque Andrea Kimi Antonelli, um dos novatos da temporada, já contabiliza suas participações obrigatórias com os TL1 realizados nos primeiros GPs do ano.
Com a participação de pilotos de perfis tão distintos — desde jovens promessas da Fórmula 2 até nomes experientes como Fuoco —, o treino livre do GP do México promete ser um dos mais movimentados da temporada.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.