Colunistas

Nova Sauber C36-Ferrari

Ontem foi apresentado o C36, o carro da Sauber para temporada de 2017, um belo carro, já atendendo as regras impostas, o carro vem com uma nova pintura com um azul Tardis ensolarada predominante, fundo branco e dourado para completar um carro que já estampa os festivos 25 anos da equipe na Fórmula 1.

O carro que será guiado por Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein, que segundo informações disponibilizadas pela equipe o carro foi desenhado do zero, apesar de utilizar motores Ferrari do ano passado, o diretor técnico do time Jörg Zander, defende o propulsor de 2016 “é um sistema testado exaustivamente e com grande durabilidade“, afirmando que as novas regras da Fórmula 1 são uma grande oportunidade para Sauber, “Normalmente, as equipes de topo tiram vantagem quando há mudanças no regulamento”, disse em entrevista para a revista ‘Motorsport’, assim segundo o próprio Jörg Zander o foco do projeto foi na estabilidade, em vez do ganho em pressão aerodinâmica a famosa downforce.

Conforme dito acima, podemos extrair que a Sauber irá buscar na confiabilidade dos motores Ferrari e na capacidade de evolução da equipe no desenvolvimento do carro, pois segundo o diretor-técnico do time de Hinwil o time está confiante na capacidade do C36 em conseguir pontuar na temporada de 2017 de Fórmula 1.

Jörg Zander, diretor técnico da Sauber Fonte: Divulgação

“Mas, quando você embaralha as cartas, surge sempre novas oportunidades que devem ser aproveitadas” e “A Sauber C36 é notavelmente mais larga e mais baixa. O chassi é mais musculoso se comparado com o carro do ano passado”, destacou Jörg Zander.

“Basta apenas olhar e você vai entender que a máquina apresenta muita pressão aerodinâmica. Acreditamos que os tempos de volta devem cair, bem como também que a velocidade vai aumentar”, frisou. “E ainda vamos contar com travagens curtas por conta dos novos pneus largos”, continuou. “O que mudou em relação a 2016 pode ser o nosso resultado final. Temos que harmonizar o nosso trabalho com o veículo para obter os melhores resultados possíveis nas próximas corridas”, complementou, Jörg Zander demonstrando que a equipe pretende fazer o oposto que no ano passado.

Ainda sobre o fato da Ferrari fornecer apenas a versão 2016 do motor V6 Turbo da Ferrari, Zander também comentou: “A especificação da unidade de força? Para começar, eu posso dizer que o propulsor já foi comprovado como confiável e potente”, destacou, ainda ressaltou “Apesar de utilizar o motor do ano passado, a mecânica do nosso carro é totalmente nova”, frisou. “Vamos contar com nova caixa de marchas e novo sistema de refrigeração seguindo os parâmetros necessários para obter forte resultado com a unidade de força (da Ferrari)”, explicou, ainda na seara dos detalhes técnicos existentes no C36, ele lembra “Os carros deste ano estão mais amplos. Eles aumentaram de tamanho indo de 1,8 para 2 metros”, afirmou. “A área de contato dos pneus aumentou em 25%. E ambas as asas dianteiras e traseiras aumentaram. Elas estão maiores, assim como a saída do escape”, comparou. “Tudo isso deverá significar no aumento significativo na aerodinâmica, portanto, vamos ter mais aderência. E os tempos de volta devem cair”, opinou, “Claro que vamos ter mais carga [aerodinâmica]. Mas, com o trabalho de desenvolvimento, nós vamos trabalhar para buscar mais equilíbrio e estabilizar o nível de downforce”.

“Com C36, a Sauber deverá retornar para a metade do grid”, aposta Monisha Kaltenborn, Monisha que continua à frente da equipe em 2017, aposta que o carro da equipe deverá serpentear o pelotão intermediário e que deverá pontuar regularmente no campeonato. “Com o C36, a Sauber deverá retornar para a metade do grid”, citou Monisha em entrevista para a revista ‘Motorsport’, “Já demos os primeiros passos. Agora, devemos construir uma base sólida para o futuro”, continuou. “Nós deixamos queremos encarar a F1 de frente. E para isso, iremos utilizar uma nova abordagem. Eu espero que possamos obter os resultados que esperamos”, argumentou, “Devemos claramente crescer com o C36 da Sauber. Agora, temos um ponto sólido para este ano. Temos os recursos necessários para continuar desenvolvendo o nosso carro durante todo o campeonato. E a nossa meta é se reposicionar no pelotão intermediário do grid”, complementou.

Monisha também agradeceu aos novos acionistas pelo dinheiro injetado, o que resultou na construção, a partir do zero na construção do C36. “Graças a Longbow Finance SA, a temporada de 2017 deverá começar sem muitos imprevistos financeiros”, respondeu. “E isso se levamos em conta o que passamos nos últimos anos. Somos gratos pela sua parceria e a confiança depositada na equipe”.

Abaixo, separei algumas reações ao bólido da Sauber para 2017

https://twitter.com/SauberF1Team/status/833609668828209152

https://twitter.com/TARDintospace/status/833615046102175744

https://twitter.com/wtf1official/status/833613698207997952

1996 Ligier or the new Sauber? Fonte: @WTF1

 

https://twitter.com/FimDoGrid/status/833613875912155137

https://twitter.com/MercedesAMGF1/status/833614932289679360

https://twitter.com/Ericsson_Marcus/status/833628676931608576

https://twitter.com/Ericsson_Marcus/status/833634965711679489

 

https://twitter.com/thebuxtonblog/status/833631317568974848?ref_src=twsrc%5Etfw

https://twitter.com/SDGarland/status/833610915387961345?ref_src=twsrc%5Etfw

https://twitter.com/DanSanfy13/status/833630697445261314?ref_src=twsrc%5Etfw

Fevereiro 20: Sauber C36, Online

Fevereiro 21: Renault RS17, Londres

Fevereiro 22: Force India VJM10, Silverstone

Fevereiro 23: Mercedes W08, Silverstone

Fevereiro 24: Ferrari, Fiorano

Fevereiro 24: McLaren MCL32, Woking

Fevereiro 26: RBR RB13, Online

Fevereiro 26: Williams FW40, Online

Fevereiro 26: STR STR12, Barcelona

<

p style=”text-align: left;”>Fevereiro 26: Haas VF17, Online ✔ 

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.
Botão Voltar ao topo