A Fórmula E disputará neste fim de semana o e-Prix da Cidade do Cabo. Os pilotos invadiram a pista nesta sexta-feira (24) para a realização do TL1, a atividade foi liderada por Edoardo Mortara. A prova que será disputada na África do Sul é uma novidade no calendário da categoria elétrica.
O piloto da Maserati anotou 1m09s700 e foi seguido de perto por Sam Bird da Jaguar que obteve 1m09s858. Sacha Fenestraz da Nissan ficou com a terceira posição. O brasileiro Sérgio Sette Câmara encerrou a atividade na oitava posição.
Saiba como foi o TL1 na Cidade do Cabo
Foram 30 minutos de atividade para que os pilotos realizassem a verificação do traçado, além de preparar o seu equipamento para o sábado, quando a classificação e corrida serão disputadas.
Com a pista liberada para os testes, a direção de prova realizou o teste da Full Course Yellow e os competidores precisaram reduzir o ritmo momentaneamente. Edoardo Mortara assumiu a primeira posição, estabelecendo o tempo de 1m21s197, em sua primeira volta cronometrada.
Com a bandeira verde instaurada, os pilotos foram ganhando confiança no traçado e os tempos começaram a despencar. Entretanto, pouco tempo depois se fez necessário instaurar o regime de bandeira vermelha, pois Sébastien Buemi sofreu um acidente forte, o piloto acertou a curva 9 em uma batida muito forte, seu carro ficou bem danificado. O resgate do carro da Envision durou cerca de dez minutos e por ter comprometido parte da atividade, a direção de prova estendeu a sessão, compensando os outros times e pilotos.
Com a pista liberada mais uma vez, os times não perderam tempo e enviaram os seus pilotos ao traçado para que os competidores continuassem sua preparação para a etapa. Os tempos voltaram a cair e a movimentação na tabela de tempos aconteceu. Stoffel Vandoorne surgiu na liderança anotando 1m11s538, mas permaneceu na ponta por pouco tempo, pois na sequência Mortara anotou 1m11s129.
Com 14 minutos para o final, os dez primeiros eram: Evans, Mortara. Günther, Vandoorne, Bird, Da Costa, Cassidy, Vergne, Nato e Hughes. Mas instantes depois uma bandeira amarela surgiu na pista e ela evoluiu para uma bandeira vermelha. Foi a vez do sul-africano, Kelvin van der Linde acertar o muro de contenção na curva sete, quando perdeu o controle do carro.
Por conta de uma falha na suspensão traseira, Lucas di Grassi não anotou nenhuma volta rápida. O brasileiro sentiu o carro pulando muito no chão.
Os boxes foram liberados mais uma vez, mas restavam poucos minutos para o final da atividade. Bird liderava a atividade, mas com a bandeira quadriculada agitada, Mortara saltou para a ponta.
🔥 @edomortara goes fastest in FP1!
Who do you think will qualify on Pole tomorrow for the #CapeTownEPrix? pic.twitter.com/5jwfUgfpcY
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) February 24, 2023