O TL3 realizado neste sábado (29) foi dominado pela Mercedes. Usando os pneus macios e trabalhando nas voltas em modo de classificação, George Russell cravou 1m18s399, onde o time alemão sobrou na atividade. Lewis Hamilton obteve o segundo melhor tempo ao anotar 1m18s543.
Como a sexta-feira contou com os testes da Pirelli no TL2, alguns times acharam necessário fazer a simulação de corrida no início da atividade. Alguns pilotos testaram os pneus médios, enquanto outros usaram os seus jogos de pneus macios para atestar a durabilidade e verificar o trabalho deste pneu na pista. Na última corrida disputada no México, os pilotos trabalharam apenas com os pneus duros e médios, enquanto os compostos macios foram descartados das estratégias.
A Mercedes aparece com uma equipe que pode disputar a pole neste domingo, porém, a Red Bull também tem um carro forte no traçado. Max Verstappen reclamou em alguns momentos da sessão do seu carro, cometendo alguns erros que custaram um pouco de tempo na volta. O holandês terminou a atividade no terceiro lugar. Apenas os três primeiros colocados conseguiram tempos na casa de 1m18.
Charles Leclerc instalou um novo jogo de pneus macios para o final da atividade, mas ficou apenas com a quarta posição. Sergio Pérez se estabeleceu no quinto lugar, acompanhado por Carlos Sainz. Lando Norris foi o sétimo colocado, focando a primeira parte da atividade na simulação de corrida com os pneus macios. Valtteri Bottas apareceu com a Alfa Romeo em oitavo, acompanhado por Yuki Tsunoda. A grande surpresa foi Alexander Albon com os pneus macios se mantendo no top-10.
A Fórmula 1 retorna às 17h para a disputa da classificação do GP do México.
Saiba como foi o TL3 para o GP da Cidade do México
Quando os pilotos foram para a pista, o calor estava presente. No traçado a temperatura de 38°C era aferida, assim como 20°C no ambiente.
Rapidamente os competidores foram enviados ao traçado, alguns usando os pneus médios, como a dupla da Alfa Romeo, enquanto a dupla de pilotos da Aston Martin usava os compostos duros. Valtteri Bottas abriu a tabela de tempo ao registrar 1m21s462. Lewis Hamilton foi liberado ao traçado com os pneus macios, assim como Charles Leclerc, focados na preparação para a classificação.
🟢 FP3 GREEN LIGHT 🟢
Final practice is GO – Valtteri Bottas first out on track!
Quali coming up later 🙌#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/cPxtOvlJac
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Bottas que permaneceu no traçado, melhorou a sua marca para 1m21s041, enquanto Hamilton obteve apenas 1m33s965, se focando em uma segunda volta de aquecimento dos pneus para abrir a volta rápida. Com dez minutos de atividade Charles Leclerc assumiu a liderança da atividade ao cravar 1m20s487, superando Hamilton que obteve 1m20s505. Bottas também entrou na casa de 1m20s908, enquanto Schumacher obteve 1m21s240.
Sainz foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m19s884, também investindo nos pneus macios. Com sete voltas nos pneus médios, Bottas retornou aos boxes. Com apenas quinze minutos de atividade, Schumacher perdeu mais uma vez o controle da traseira do seu carro e rodou. Neste momento, Russell, Pérez, Sainz, Leclerc, Schumacher e Magnussen avaliavam os pneus macios, mas Bottas, Norris, Ocon, Zhou e Ricciardo trabalhavam com os pneus médios.
Big spin for Mick Schumacher at Turn 11 😵
The German has got going again and returned to the pits #MexicoGP #F1 pic.twitter.com/P5PjAehAQv
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Após 20 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Russell, Pérez, Sainz, Leclerc, Hamilton, Norris, Bottas, Schumacher, Ocon e Stroll. Gasly, Albon, Verstappen e Alonso ainda não contavam com tempo no traçado.
Em sua primeira volta rápida no traçado, Verstappen cravou 1m19s296, mas o primeiro setor do holandês ainda não era muito bom. O início da sessão era bem direcionado principalmente para a simulação de corrida. Porém, a Red Bull estava se preparando para a classificação, onde Verstappen cravou 1m19s118, sobrando mais uma vez no traçado. Os pilotos com os pneus médios operavam stints mais longos, buscando alguns dados para a corrida.
Restando cerca de 20 minutos para o término do TL3, Russell e Hamilton retornaram ao traçado usando um novo conjunto de pneus macios. George Russell cravou 1m18s399, superando o tempo de Verstappen em 0s719. Hamilton surgiu no segundo lugar com 1m18s543. Norris abandonou os pneus médios para saltar para o quarto lugar anotando 1m19s317.
Os tempos começaram a melhorar com o uso dos pneus macios. Albon permanecia na oitava posição, mas melhorou a sua marca para 1m19s917 com o novo jogo de pneus macios em seu carro.
Nos últimos dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Russell, Hamilton, Verstappen, Norris, Bottas, Pérez, Sainz, Albon, Leclerc e Zhou.
Próximo do encerramento da sessão, apenas os três primeiros colocados estavam na casa do 1m18s. Porém, o desempenho da Mercedes foi o que realmente chamou a atenção e roubou a cena. Charles Leclerc melhorou a sua marca para 1m19s123, superando Pérez que tinha 1m19s241.
A atividade foi encerrada com a Mercedes na liderança, a sessão comandada pela Mercedes. Alguns pilotos ainda cometeram erros no final da atividade, ainda com os carros deslizando bastante em algumas curvas do traçado.
FP3 CLASSIFICATION
Can Mercedes carry their speed into qualifying?
We'll soon find out! #MexicoGP #F1 pic.twitter.com/65qCHh2s1H
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